Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1795 |
Resumo: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária. |
id |
RCAP_afa76b370ac53d8198bb360435d7b0a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1795 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento críticoEJAinformáticapensamento críticoautonomia intelectualincentivo à pesquisacomputer sciencecritical thinkingintellectual autonomyresearch incentiveDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária.A investigação em pauta estuda os resultados da contribuição do ensino de informática para desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia intelectual e incentivo à pesquisa, numa turma de curso FIC – Formação Inicial e Continuada composto por alunas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em situação de Alfabetização e Letramento, do Instituto Federal de Brasília. A metodologia foi combinada com aplicação de uma entrevista não estruturada e questionário com a totalidade da turma. Os resultados demonstram que houve significativa contribuição dos conceitos de informática sobre os três fatores pensamento crítico, autonomia e incentivo à pesquisa, demonstrando a importância e relevância da disciplina para empoderamento, melhoria da qualidade de vida e aumento do conhecimento do aluno da modalidade EJA.The research in this present study studies the results of the contribution of computer education to the development of critical thinking, intellectual autonomy and research incentive, in a group of FIC - Initial and Continued Training, composed of students in the form of Education of Young and Adults in situation of Literacy and Literature, Federal Institute of Brasilia. The methodology was combined with the application of an unstructured interview with a portion of the class and a questionnaire with the entire class. The results demonstrate that there was a significant contribution of computer science concepts to the three factors: critical thinking, autonomy and research incentive, demonstrating the importance and relevance of the discipline for empowerment, improving the quality of life and increasing the student's knowledge of the EJA modality.Loureiro, AnaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMelo, Antongnioni Pereira de2017-08-09T09:07:36Z2017-05-092017-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1795TID:201699206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:59.875754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico |
title |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico |
spellingShingle |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico Melo, Antongnioni Pereira de EJA informática pensamento crítico autonomia intelectual incentivo à pesquisa computer science critical thinking intellectual autonomy research incentive |
title_short |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico |
title_full |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico |
title_fullStr |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico |
title_full_unstemmed |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico |
title_sort |
Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico |
author |
Melo, Antongnioni Pereira de |
author_facet |
Melo, Antongnioni Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loureiro, Ana Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Antongnioni Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA informática pensamento crítico autonomia intelectual incentivo à pesquisa computer science critical thinking intellectual autonomy research incentive |
topic |
EJA informática pensamento crítico autonomia intelectual incentivo à pesquisa computer science critical thinking intellectual autonomy research incentive |
description |
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-09T09:07:36Z 2017-05-09 2017-05-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1795 TID:201699206 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1795 |
identifier_str_mv |
TID:201699206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137029845417984 |