Projeto MO: desafios, oportunidades e boas práticas para o social commerce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19998 |
Resumo: | Num contexto em que as redes sociais e as compras online fazem parte do quotidiano do consumidor do “agora”, surge uma nova tendência do marketing digital, alavancado muito em parte pela pandemia de COVID-19, que acelerou e mudou completamente o panorama do e-commerce, talvez mais do que em qualquer outro momento da história: o social commerce. As vendas deixaram de ser feitas única e exclusivamente através de lojas online ou plataformas de e-commerce, passando a ser possíveis a partir das redes sociais, que apresentam features cada vez mais integradas e nativas de compra e recursos que alavancam o social commerce. De forma a impactar positivamente o novo consumidor digital, o social shopper, potenciando as vendas online através das suas redes sociais, a MO, uma marca de moda têxtil que pertence ao grupo Sonae, lançou o desafio de perceber como seria possível começar a usar o social commerce no seu negócio. Para tal, fez-se necessário um melhor entendimento deste fenómeno, as tendências emergentes dos mercados onde este já é uma realidade, bem como as features que os grandes players de social commerce contêm, a que este estudo procurou responder. Adicionalmente, identificaram-se boas práticas passíveis de aplicabilidade à realidade portuguesa e ao seu próprio negócio. Do presente estudo, onde se recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa com recurso a revisão narrativa de literatura, análise de conteúdos de artigos, páginas web, relatórios e redes sociais da concorrência internacional inspiracional e observação direta de conteúdos da MO e da sua concorrência (Zippy, H&M e Lefties), resulta então uma proposta para impulsionar as vendas da MO com tendências de social commerce e boas práticas analisadas. |
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Projeto MO: desafios, oportunidades e boas práticas para o social commerceSocial commerceRedes sociaisEstudo de casoMOSocial commerceSocial mediaCase studyGestãoNum contexto em que as redes sociais e as compras online fazem parte do quotidiano do consumidor do “agora”, surge uma nova tendência do marketing digital, alavancado muito em parte pela pandemia de COVID-19, que acelerou e mudou completamente o panorama do e-commerce, talvez mais do que em qualquer outro momento da história: o social commerce. As vendas deixaram de ser feitas única e exclusivamente através de lojas online ou plataformas de e-commerce, passando a ser possíveis a partir das redes sociais, que apresentam features cada vez mais integradas e nativas de compra e recursos que alavancam o social commerce. De forma a impactar positivamente o novo consumidor digital, o social shopper, potenciando as vendas online através das suas redes sociais, a MO, uma marca de moda têxtil que pertence ao grupo Sonae, lançou o desafio de perceber como seria possível começar a usar o social commerce no seu negócio. Para tal, fez-se necessário um melhor entendimento deste fenómeno, as tendências emergentes dos mercados onde este já é uma realidade, bem como as features que os grandes players de social commerce contêm, a que este estudo procurou responder. Adicionalmente, identificaram-se boas práticas passíveis de aplicabilidade à realidade portuguesa e ao seu próprio negócio. Do presente estudo, onde se recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa com recurso a revisão narrativa de literatura, análise de conteúdos de artigos, páginas web, relatórios e redes sociais da concorrência internacional inspiracional e observação direta de conteúdos da MO e da sua concorrência (Zippy, H&M e Lefties), resulta então uma proposta para impulsionar as vendas da MO com tendências de social commerce e boas práticas analisadas.In a context where social networks and online shopping are part of the everyday life of the new consumer, a new digital marketing trend is emerging, leveraged very much in part by the COVID-19 pandemic, which has accelerated and completely changed the e-commerce landscape, perhaps more than at any other time in history: social commerce. Sales are no longer made solely and exclusively through online stores or e-commerce platforms, but are now possible directly from social networks, which have increasingly integrated and native shopping features and tools that leverage social commerce. In order to positively impact the new digital consumer and increase online sales through its social networks, MO, a textile fashion brand that belongs to Sonae Group, set the challenge of understanding how it would be possible to start using social commerce in its business. To do so, it was necessary to better understand this phenomenon, the emerging trends in markets where it is already a reality, as well as the features that the big social commerce players contain, which this study sought to answer. Additionally, good practices that could be applicable to the Portuguese reality and to their own business were identified. The present study, which used a qualitative methodology by using a narrative literature review, content analysis of articles, web pages, reports and social networks of the inspirational international competition and direct observation of MO and its competitors (Zippy, H&M and Lefties) content, resulted in a proposal to boost the sales of MO with social commerce trends and best practices analyzed.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMeireles, Ana Cristina Correia2022-02-18T15:19:34Z2021-11-172021-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19998TID:202940527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:04.878426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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