Usos, perceções e impactos do Instagram: um estudo com estudantes de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Telma Marisa Trindade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8176
Resumo: Intitulada de “Usos, perceções e impactos do Instagram: um estudo com estudantes de ensino superior”, esta dissertação de mestrado procurou analisar de que forma os estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) usam esta rede social, e tentou encontrar indícios de como o Instagram poderá influenciar o sentimento de aprovação e validação social desses alunos. A rede social Instagram é uma rede social fortemente utilizada pelas gerações mais jovens que usam a plataforma com diversas finalidades e objetivos. Assim neste trabalho, procurou-se perceber de que forma o seu uso excessivo pode afetar as suas vidas, sobretudo no que toca ao processo de partilha de fotografias e aos impactos dessa finalidade existente no Instagram, que pode vir a ser usada incorretamente. Dessa forma numa primeira fase procedeu-se à elaboração da revisão de literatura sobre os principais temas de forma a apresentar a informação e os dados existentes sobre as diferentes gerações (Baby Boomers, Geracão X, Geração Y e Geração Z), sobre as redes sociais em geral, sobre o Instagram e o seu uso por parte dos jovens e sobre o fenómeno da fotografia e das selfies. Em termos metodológicos, optou-se pela realização de um estudo de caso com recurso a uma metodologia mista. Ao nível dos instrumentos de recolha de dados, procedeu-se à elaboração de um questionário que foi disponibilizado aos alunos das licenciaturas da ESEV. Em simultâneo, realizou-se um focus group com 6 participantes, também alunos da instituição. Através da análise dos resultados foi possível perceber que os alunos gostam de mostrar a sua melhor versão e editam as fotografias com esse propósito, no entanto estes revelam que não publicam em função do feedback que recebem dos outros utilizadores do Instagram, mas sim com base no que eles próprios sentem em relação às fotografias que partilham. Contudo, consideram que a rede social Instagram pode ser uma ferramenta de aprovação e validação social, na medida em que o feedback que recebem os faz sentir bem.
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