Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/9037 |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema o processo de decisão do consumidor, e mais especificamente os determinantes dessa decisão relativamente a destinos. O principal objetivo é assim determinar os atributos determinantes na escolha da cidade e da instituição de ensino no processo de decisão dos alunos estrangeiros na escolha do seu destino. Foi aplicado um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência a 205 estudantes de instituições de ensino superior na cidade do Porto. Os resultados sugerem que os alunos consideram a Universidade, os Cursos, a Dimensão/Cultura, as Infraestruturas, o Desenvolvimento/Segurança e a Beleza/Lazer como os fatores mais importantes na sua decisão. Estes resultados podem ter implicações para o posicionamento das Universidades, ao nível do Marketing e mais especificamente da promoção do seu produto. |
id |
RCAP_afd6b4dd954dedcc08a4d138daf7615f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/9037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superiorProcesso de decisãoMarca da cidadeMarketing educacionalEnsino superiorDecision processCity brandMarketing in higher educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta dissertação tem como tema o processo de decisão do consumidor, e mais especificamente os determinantes dessa decisão relativamente a destinos. O principal objetivo é assim determinar os atributos determinantes na escolha da cidade e da instituição de ensino no processo de decisão dos alunos estrangeiros na escolha do seu destino. Foi aplicado um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência a 205 estudantes de instituições de ensino superior na cidade do Porto. Os resultados sugerem que os alunos consideram a Universidade, os Cursos, a Dimensão/Cultura, as Infraestruturas, o Desenvolvimento/Segurança e a Beleza/Lazer como os fatores mais importantes na sua decisão. Estes resultados podem ter implicações para o posicionamento das Universidades, ao nível do Marketing e mais especificamente da promoção do seu produto.The theme of this dissertation is the consumer decision process, and more specifically the determinants of that decision in relative to destinations. The main objective is thus to determine the determinant attributes in the choice of the city and the educational institution in the decision process of foreign students in choosing their destination. An online questionnaire was applied to a non-probabilistic sample for convenience to 205 students from higher education institutions in the city of Porto. The results suggest that students consider the University, Courses, Dimension/Culture, Infrastructures, Development /Security and Beauty/Leisure as the most important factors in their decision. These results may have implications for the positioning of Universities, their marketing and more specifically the promotion of their product.Salazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinto, Carlos Manuel Simões2020-10-09T09:34:42Z2020-10-082020-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9037TID:202724093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:03:01Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:54.708256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior |
title |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior |
spellingShingle |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior Pinto, Carlos Manuel Simões Processo de decisão Marca da cidade Marketing educacional Ensino superior Decision process City brand Marketing in higher education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior |
title_full |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior |
title_fullStr |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior |
title_sort |
Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior |
author |
Pinto, Carlos Manuel Simões |
author_facet |
Pinto, Carlos Manuel Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salazar, Ana Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Carlos Manuel Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de decisão Marca da cidade Marketing educacional Ensino superior Decision process City brand Marketing in higher education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Processo de decisão Marca da cidade Marketing educacional Ensino superior Decision process City brand Marketing in higher education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Esta dissertação tem como tema o processo de decisão do consumidor, e mais especificamente os determinantes dessa decisão relativamente a destinos. O principal objetivo é assim determinar os atributos determinantes na escolha da cidade e da instituição de ensino no processo de decisão dos alunos estrangeiros na escolha do seu destino. Foi aplicado um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência a 205 estudantes de instituições de ensino superior na cidade do Porto. Os resultados sugerem que os alunos consideram a Universidade, os Cursos, a Dimensão/Cultura, as Infraestruturas, o Desenvolvimento/Segurança e a Beleza/Lazer como os fatores mais importantes na sua decisão. Estes resultados podem ter implicações para o posicionamento das Universidades, ao nível do Marketing e mais especificamente da promoção do seu produto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09T09:34:42Z 2020-10-08 2020-10-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/9037 TID:202724093 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/9037 |
identifier_str_mv |
TID:202724093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130325178122240 |