O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR, Sousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148
Resumo: O principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e eventos, e a perceção dos visitantes do evento. Os resultados indicam que os eventos culturais, e concretamente no caso de estudo o evento “Braga Romana” no destino Braga, desempenham um papel determinante no território. Verifica-se, assim, o contributo desta investigação numa perspetiva interdisciplinar, a saber: para o marketing, para o turismo e numa ótica de desenvolvimento local.
id RCAP_fd3b57a8dfefecc6e49d5c5171e6e07e
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”The role of cultural events image in the construction of the touristic destination brand: “Braga Romana” case studyImagem; marca; eventos culturais; marketing das cidadesImage; brand; cultural events; city marketingO principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e eventos, e a perceção dos visitantes do evento. Os resultados indicam que os eventos culturais, e concretamente no caso de estudo o evento “Braga Romana” no destino Braga, desempenham um papel determinante no território. Verifica-se, assim, o contributo desta investigação numa perspetiva interdisciplinar, a saber: para o marketing, para o turismo e numa ótica de desenvolvimento local.The main objective of this study is to understand the role of cultural events in the construction of the brand, image and perceived quality of a destination, applied to the specific case of the "Braga Romana" event in the city of Braga. A study of a qualitative and quantitative nature was conducted in order to understand the vision of those responsible for the areas studied, tourism and events, and the perception of visitors to the event. The results indicate that cultural events, and specifically in the case of the event "Braga Romana" in the destination of Braga, play a determining role in the territory. Thus, the study makes a contribution from an interdisciplinary perspective, namely: for marketing, tourism and local development.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-21Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-212182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148/201Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTURSousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR2024-01-27T07:45:19Zoai:ojs.dosalgarves:article/148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:05.798445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
The role of cultural events image in the construction of the touristic destination brand: “Braga Romana” case study
title O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
spellingShingle O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
Imagem; marca; eventos culturais; marketing das cidades
Image; brand; cultural events; city marketing
title_short O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
title_full O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
title_fullStr O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
title_full_unstemmed O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
title_sort O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
author Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
author_facet Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR
Sousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR
author_role author
author2 Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR
Sousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR
Sousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem; marca; eventos culturais; marketing das cidades
Image; brand; cultural events; city marketing
topic Imagem; marca; eventos culturais; marketing das cidades
Image; brand; cultural events; city marketing
description O principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e eventos, e a perceção dos visitantes do evento. Os resultados indicam que os eventos culturais, e concretamente no caso de estudo o evento “Braga Romana” no destino Braga, desempenham um papel determinante no território. Verifica-se, assim, o contributo desta investigação numa perspetiva interdisciplinar, a saber: para o marketing, para o turismo e numa ótica de desenvolvimento local.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148/201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-21
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-21
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066225762304