Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amante, Lúcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.136
Resumo: O presente artigo insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procurámos analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividadede escrita.Procurámos, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptámos, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores.
id RCAP_d9dbc0420d759c1bf9825e9fff960aa0
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escritaeducação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educaçãoO presente artigo insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procurámos analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividadede escrita.Procurámos, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptámos, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.136https://doi.org/10.14417/ap.136Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-154Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-1541646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136/pdfAmante, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:32Zoai:ojs.localhost:article/136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:49.192021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
title Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
spellingShingle Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
Amante, Lúcia
educação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educação
title_short Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
title_full Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
title_fullStr Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
title_full_unstemmed Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
title_sort Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
author Amante, Lúcia
author_facet Amante, Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amante, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educação
topic educação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educação
description O presente artigo insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procurámos analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividadede escrita.Procurámos, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptámos, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.136
https://doi.org/10.14417/ap.136
url https://doi.org/10.14417/ap.136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-154
Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-154
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131595259510784