Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matta, Isabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rebelo, Sally, Martins, Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.137
Resumo: Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação.
id RCAP_afe8d64f761fb3500e065320d5b87a5b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervençãoverbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memóriaCom o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.137https://doi.org/10.14417/ap.137Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-168Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-1681646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137/pdfMatta, IsabelRebelo, SallyMartins, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:32Zoai:ojs.localhost:article/137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:49.148143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
title Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
spellingShingle Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
Matta, Isabel
verbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memória
title_short Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_full Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_fullStr Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_full_unstemmed Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_sort Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
author Matta, Isabel
author_facet Matta, Isabel
Rebelo, Sally
Martins, Cátia
author_role author
author2 Rebelo, Sally
Martins, Cátia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matta, Isabel
Rebelo, Sally
Martins, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv verbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memória
topic verbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memória
description Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.137
https://doi.org/10.14417/ap.137
url https://doi.org/10.14417/ap.137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-168
Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-168
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131595258462208