Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.137 |
Resumo: | Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação. |
id |
RCAP_afe8d64f761fb3500e065320d5b87a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/137 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervençãoverbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memóriaCom o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.137https://doi.org/10.14417/ap.137Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-168Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-1681646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137/pdfMatta, IsabelRebelo, SallyMartins, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:32Zoai:ojs.localhost:article/137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:49.148143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção |
title |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção |
spellingShingle |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção Matta, Isabel verbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memória |
title_short |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção |
title_full |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção |
title_fullStr |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção |
title_full_unstemmed |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção |
title_sort |
Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção |
author |
Matta, Isabel |
author_facet |
Matta, Isabel Rebelo, Sally Martins, Cátia |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, Sally Martins, Cátia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matta, Isabel Rebelo, Sally Martins, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
verbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memória |
topic |
verbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memória |
description |
Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.137 https://doi.org/10.14417/ap.137 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/137/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-168 Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 155-168 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131595258462208 |