Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandre José Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16548
Resumo: Em Portugal já existe o Seguro Escolar, obrigatório por Lei para todos os alunos. O Seguro Educacional é a fusão dos tradicionais seguros de Acidentes Pessoais com o seguro de Vida. O principal objetivo deste trabalho é investigar a aceitação pelas escolas privadas de um novo seguro e avaliar até que ponto estas estão dispostas a investir numa possível compra. Acredita-se que este tipo de seguro aumentaria a competitividade e a dinâmica da escola no seu mercado educacional, que atualmente atravessa dificuldades, fruto da diminuição da natalidade, da recessão económica, entre outros fatores. Há que realçar ainda, que existem fortes concorrentes das escolas privadas, nomeadamente as escolas púbicas. A Estratégia, o Marketing, o Comportamento do Consumidor, Lançamento de Novos Produtos entre outros temas importantes foram a base da fundamentação científica para validar a defesa deste trabalho através da revisão bibliográfica e também de informações e contextualização sobre os segmentos educação e segurador, tendo sido elaborado um estudo via questionário para as escolas privadas em todo país e ilhas. Acredita-se que esta dissertação servirá na colaboração do desenvolvimento de novos produtos mais específicos e segmentados para escolas, através das seguradoras, que atualmente oferecem produtos para este segmento, contudo não se encontrou produto semelhante e no contexto de proteção e garantia mais alargada como o Seguro Educacional, além da ênfase na sua divulgação para melhor desempenho e qualidade no relacionamento da escola com seus clientes. /ÀBSTRACT - By law, there is already an educational insurance in Portugal for all students. The Educational Insurance is a fusion of the traditional casualties and life insurances. The main purpose of this paper is to find out the acceptance, in private schools, of a new insurance and to evaluate their will to invest in its purchase. One believes that this kind of insurance would increase schools competitiveness and their dynamics in a market that crosses increasing difficulties due to the decrease in natality rate and the economic slowdown, among other issues, like the competition between public and private schools. The scientific basis of this work lies on subjects such as Strategy, Marketing, Consumer Behaviour and Release of New Products among others. It ls the intention to validate the defense of this paper through the bibliographical revision and also information and descriptions of the context of the studied segments. For this purpose, it was made an inquiry sent to private schools in the mainland and islands. One believes that this paper will contribute to the development of new products for schools, more specific and segmented, than those actually sold by insurance companies. They have products for this segment but none similar to the Educational Insurance, intended to have a broader protection and warranty and designed to give schools a better quality and relationship with their customers.
id RCAP_aff3ca7cadd9f1086b880adc1e6ac97a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamentoSeguro educacionalEscolas privadasGestão escolarMarketing educacionalEducational insurancePrivate schoolsSchoool managementEducational marketingEm Portugal já existe o Seguro Escolar, obrigatório por Lei para todos os alunos. O Seguro Educacional é a fusão dos tradicionais seguros de Acidentes Pessoais com o seguro de Vida. O principal objetivo deste trabalho é investigar a aceitação pelas escolas privadas de um novo seguro e avaliar até que ponto estas estão dispostas a investir numa possível compra. Acredita-se que este tipo de seguro aumentaria a competitividade e a dinâmica da escola no seu mercado educacional, que atualmente atravessa dificuldades, fruto da diminuição da natalidade, da recessão económica, entre outros fatores. Há que realçar ainda, que existem fortes concorrentes das escolas privadas, nomeadamente as escolas púbicas. A Estratégia, o Marketing, o Comportamento do Consumidor, Lançamento de Novos Produtos entre outros temas importantes foram a base da fundamentação científica para validar a defesa deste trabalho através da revisão bibliográfica e também de informações e contextualização sobre os segmentos educação e segurador, tendo sido elaborado um estudo via questionário para as escolas privadas em todo país e ilhas. Acredita-se que esta dissertação servirá na colaboração do desenvolvimento de novos produtos mais específicos e segmentados para escolas, através das seguradoras, que atualmente oferecem produtos para este segmento, contudo não se encontrou produto semelhante e no contexto de proteção e garantia mais alargada como o Seguro Educacional, além da ênfase na sua divulgação para melhor desempenho e qualidade no relacionamento da escola com seus clientes. /ÀBSTRACT - By law, there is already an educational insurance in Portugal for all students. The Educational Insurance is a fusion of the traditional casualties and life insurances. The main purpose of this paper is to find out the acceptance, in private schools, of a new insurance and to evaluate their will to invest in its purchase. One believes that this kind of insurance would increase schools competitiveness and their dynamics in a market that crosses increasing difficulties due to the decrease in natality rate and the economic slowdown, among other issues, like the competition between public and private schools. The scientific basis of this work lies on subjects such as Strategy, Marketing, Consumer Behaviour and Release of New Products among others. It ls the intention to validate the defense of this paper through the bibliographical revision and also information and descriptions of the context of the studied segments. For this purpose, it was made an inquiry sent to private schools in the mainland and islands. One believes that this paper will contribute to the development of new products for schools, more specific and segmented, than those actually sold by insurance companies. They have products for this segment but none similar to the Educational Insurance, intended to have a broader protection and warranty and designed to give schools a better quality and relationship with their customers.Universidade de Évora2016-01-05T17:27:39Z2016-01-052007-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16548http://hdl.handle.net/10174/16548pordep. C. S.teses@bib.uevora.pt661Costa, Alexandre José Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:55.716938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
title Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
spellingShingle Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
Costa, Alexandre José Santos
Seguro educacional
Escolas privadas
Gestão escolar
Marketing educacional
Educational insurance
Private schools
Schoool management
Educational marketing
title_short Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
title_full Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
title_fullStr Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
title_full_unstemmed Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
title_sort Seguro educacional, análise da aceitação no segmento escolar como contributo de protecção, de diferenciação e de relacionamento
author Costa, Alexandre José Santos
author_facet Costa, Alexandre José Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandre José Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Seguro educacional
Escolas privadas
Gestão escolar
Marketing educacional
Educational insurance
Private schools
Schoool management
Educational marketing
topic Seguro educacional
Escolas privadas
Gestão escolar
Marketing educacional
Educational insurance
Private schools
Schoool management
Educational marketing
description Em Portugal já existe o Seguro Escolar, obrigatório por Lei para todos os alunos. O Seguro Educacional é a fusão dos tradicionais seguros de Acidentes Pessoais com o seguro de Vida. O principal objetivo deste trabalho é investigar a aceitação pelas escolas privadas de um novo seguro e avaliar até que ponto estas estão dispostas a investir numa possível compra. Acredita-se que este tipo de seguro aumentaria a competitividade e a dinâmica da escola no seu mercado educacional, que atualmente atravessa dificuldades, fruto da diminuição da natalidade, da recessão económica, entre outros fatores. Há que realçar ainda, que existem fortes concorrentes das escolas privadas, nomeadamente as escolas púbicas. A Estratégia, o Marketing, o Comportamento do Consumidor, Lançamento de Novos Produtos entre outros temas importantes foram a base da fundamentação científica para validar a defesa deste trabalho através da revisão bibliográfica e também de informações e contextualização sobre os segmentos educação e segurador, tendo sido elaborado um estudo via questionário para as escolas privadas em todo país e ilhas. Acredita-se que esta dissertação servirá na colaboração do desenvolvimento de novos produtos mais específicos e segmentados para escolas, através das seguradoras, que atualmente oferecem produtos para este segmento, contudo não se encontrou produto semelhante e no contexto de proteção e garantia mais alargada como o Seguro Educacional, além da ênfase na sua divulgação para melhor desempenho e qualidade no relacionamento da escola com seus clientes. /ÀBSTRACT - By law, there is already an educational insurance in Portugal for all students. The Educational Insurance is a fusion of the traditional casualties and life insurances. The main purpose of this paper is to find out the acceptance, in private schools, of a new insurance and to evaluate their will to invest in its purchase. One believes that this kind of insurance would increase schools competitiveness and their dynamics in a market that crosses increasing difficulties due to the decrease in natality rate and the economic slowdown, among other issues, like the competition between public and private schools. The scientific basis of this work lies on subjects such as Strategy, Marketing, Consumer Behaviour and Release of New Products among others. It ls the intention to validate the defense of this paper through the bibliographical revision and also information and descriptions of the context of the studied segments. For this purpose, it was made an inquiry sent to private schools in the mainland and islands. One believes that this paper will contribute to the development of new products for schools, more specific and segmented, than those actually sold by insurance companies. They have products for this segment but none similar to the Educational Insurance, intended to have a broader protection and warranty and designed to give schools a better quality and relationship with their customers.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01T00:00:00Z
2016-01-05T17:27:39Z
2016-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16548
http://hdl.handle.net/10174/16548
url http://hdl.handle.net/10174/16548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C. S.
teses@bib.uevora.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136571648114688