Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Alexandre Coimbra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97418
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b00732d4e59cbfeef1f789d12141bdef
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmasREPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT THE MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL TOGETHER WITH CLASS B OF THE 9TH GRADE, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021 THE PERCEPTION ABOUT THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS AND THEIR 9TH YEAR STUDENTS OF MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL: COMPARATIVE STUDY BETWEEN CLASSESEducação FísicaPrática PedagógicaReflexãoEstágio PedagógicoPhysical EducationPedagogical PracticeReflectionTeacher TrainingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO relatório apresentado neste documento é a imagem do processo de planificação e trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico no presente ano letivo de 2020/2021. É resultado da aplicação de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, durante anos de formação académica, em contexto real de escola. O Estágio Pedagógico representa o término do Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra sendo desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, em Cantanhede, com a turma do 9ºB.Como referido anteriormente, este relatório diz respeito ao processo desenvolvido no Estágio Pedagógico, tendo em consideração decisões, estratégias, planeamento, tarefas realizadas, avaliações e reflexões de forma a promover e elevar o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como intuito a promoção do sucesso dos alunos em contexto escolar melhorando, assim, os meus conhecimentos e as minhas competências enquanto futuro docente. O documento está dividido em três capítulos. O primeiro aborda a caracterização do contexto da prática pedagógica. O segundo encontra-se dividido em quatro áreas – atividades de ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e atitude ético-profissional. Por último, o terceiro capítulo é direcionado a um estudo de investigação desenvolvido no ano de Estágio, no qual se investigou a intervenção pedagógica do docente de Educação Física com base na perceção de professores e dos seus respetivos alunos.The report presented in this document is the image of the planning and work process developed during the Teacher Training in the present academic year 2020/2021. It is the result of the application of all the knowledge acquired previously, during the years of academic formation, in a real school context. The Pedagogical internship represents the end of the Master in Teaching in Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, being developed at the Basic School Marquês de Marialva, Cantanhede and with the 9ºB class.As previously mentioned, this report concerns the process developed in the Pedagogical Internship, taking into account decisions, strategies, tasks performed, evaluations and reflections in order to promote and elevate the teaching-learning process, promoting the success of students in the school context, thus updating my knowledge and skills as a future teacher.The document is divided into three chapters. The first addresses the characterization of the context of pedagogical practice. The second is divided into four areas - teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships, and ethical-professional. Finally, the third chapter is directed to a research study developed in the internship year, in which the pedagogical intervention of the Physical Education teacher was investigated based on the perception of teachers and their students.2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97418http://hdl.handle.net/10316/97418TID:202809196porPinheiro, Alexandre Coimbrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.319940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
REPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT THE MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL TOGETHER WITH CLASS B OF THE 9TH GRADE, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021 THE PERCEPTION ABOUT THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS AND THEIR 9TH YEAR STUDENTS OF MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL: COMPARATIVE STUDY BETWEEN CLASSES
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
Pinheiro, Alexandre Coimbra
Educação Física
Prática Pedagógica
Reflexão
Estágio Pedagógico
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflection
Teacher Training
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
author Pinheiro, Alexandre Coimbra
author_facet Pinheiro, Alexandre Coimbra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Alexandre Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Prática Pedagógica
Reflexão
Estágio Pedagógico
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflection
Teacher Training
topic Educação Física
Prática Pedagógica
Reflexão
Estágio Pedagógico
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflection
Teacher Training
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97418
http://hdl.handle.net/10316/97418
TID:202809196
url http://hdl.handle.net/10316/97418
identifier_str_mv TID:202809196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051568713728