Manual de técnicas de expressão e comunicação II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Nunes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8541
Resumo: O “Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação II” foi inicialmente redigido em 2007 para servir de apoio ao estudo da unidade curricular (uc) indicada no título e lecionada na Universidade Aberta (a versão disponibilizada é de 2012). O recurso educativo procurou aliar reflexões teóricas sobre conceitos e práticas comunicativas (cf. caps. 1, 2 e 5) a uma dimensão eminentemente prática que incidisse na melhoria da escrita de textos argumentativos por parte dos estudantes (cf. caps. 3 e 4), em particular a nível da correta e adequada conceção e estruturação dos textos deste tipo, dado que são frequentemente solicitados aos estudantes em trabalhos escritos ou em provas de avaliação no ensino superior. Os principais conteúdos abordados são os seguintes: 1. Os modelos comunicacionais da Escola Processual (Shannon e Weaver, Jakobson) e da Escola Semiótica (Peirce, Ogden e Richards, Saussure, Watzlawick) e o modelo cognitivo de Sperber e Wilson (2001); 2. As máximas conversacionais de Grice (1975); 3. A escrita de textos académicos argumentativos (segundo as propostas de Gourmelin e Guédon 1993); 4. As regras de Netiquette (de acordo com Shea 1994); 5. Reflexões sobre modos e géneros literários e os horizontes de expectativa que estas categorias geram nos leitores antes mesmo de iniciarem a leitura dos textos.
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