A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30223
https://doi.org/doi.org/10.17346/se.vol29.403
Resumo: O presente artigo analisa, a partir das narrativas de professores do ensino básico e secundário, os modos como, nas singularidades das suas práticas curriculares e pedagógicas com os seus alunos, se têm envolvido profissionalmente e vivenciado a escola em tempos de pandemia. Os resultados sugerem que as interações e interdependências das relações entre professores, alunos, famílias, parecem dar sentido a visões da escola como organização complexa, adaptativa e antecipatória, em que os processos de inovação emergem da sua capacidade de auto-organização e coevolução. Das narrativas interpretam-se mudanças nos processos, tempos e espaços de trabalho dos professores, estratégias e práticas escolares com alunos e com famílias, confinamento e riscos para os alunos e consciencialização dos alunos para a importância da escola.
id RCAP_b04b9bb54710c1e79b4b7b26fa0020da
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola em tempos de pandemia: narrativas de professoresescola, contexto pandémico, narrativas de professoresO presente artigo analisa, a partir das narrativas de professores do ensino básico e secundário, os modos como, nas singularidades das suas práticas curriculares e pedagógicas com os seus alunos, se têm envolvido profissionalmente e vivenciado a escola em tempos de pandemia. Os resultados sugerem que as interações e interdependências das relações entre professores, alunos, famílias, parecem dar sentido a visões da escola como organização complexa, adaptativa e antecipatória, em que os processos de inovação emergem da sua capacidade de auto-organização e coevolução. Das narrativas interpretam-se mudanças nos processos, tempos e espaços de trabalho dos professores, estratégias e práticas escolares com alunos e com famílias, confinamento e riscos para os alunos e consciencialização dos alunos para a importância da escola.Saber & Educar, 292021-10-13T11:20:17Z2021-10-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30223http://hdl.handle.net/10174/30223https://doi.org/doi.org/10.17346/se.vol29.403por1647-2144nd229Verdasca, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:43.804188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
title A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
spellingShingle A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
Verdasca, José
escola, contexto pandémico, narrativas de professores
title_short A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
title_full A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
title_fullStr A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
title_full_unstemmed A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
title_sort A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
author Verdasca, José
author_facet Verdasca, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José
dc.subject.por.fl_str_mv escola, contexto pandémico, narrativas de professores
topic escola, contexto pandémico, narrativas de professores
description O presente artigo analisa, a partir das narrativas de professores do ensino básico e secundário, os modos como, nas singularidades das suas práticas curriculares e pedagógicas com os seus alunos, se têm envolvido profissionalmente e vivenciado a escola em tempos de pandemia. Os resultados sugerem que as interações e interdependências das relações entre professores, alunos, famílias, parecem dar sentido a visões da escola como organização complexa, adaptativa e antecipatória, em que os processos de inovação emergem da sua capacidade de auto-organização e coevolução. Das narrativas interpretam-se mudanças nos processos, tempos e espaços de trabalho dos professores, estratégias e práticas escolares com alunos e com famílias, confinamento e riscos para os alunos e consciencialização dos alunos para a importância da escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-13T11:20:17Z
2021-10-13
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30223
http://hdl.handle.net/10174/30223
https://doi.org/doi.org/10.17346/se.vol29.403
url http://hdl.handle.net/10174/30223
https://doi.org/doi.org/10.17346/se.vol29.403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-2144
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Saber & Educar, 29
publisher.none.fl_str_mv Saber & Educar, 29
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136678924779520