Narrativas das professoras da Educação Infantil : significações das trajetórias vivenciadas em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Michela, 1980-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6885
Resumo: Orientação: Profa. Dr. Cristovam da Silva Alves.
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spelling Rodrigues, Michela, 1980-Magalhães, Luciana de Oliveira RochaAranha, Elvira Maria GodinhoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoAlves, Cristovam da Silva2024-02-28T22:11:59Z2024-02-28T22:11:59Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6885Orientação: Profa. Dr. Cristovam da Silva Alves.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar e identificar, por meio de narrativas de professoras de educação infantil, os desafios, superações e conquistas enfrentadas no período de aulas remotas e no retorno às aulas presenciais, bem como os elementos considerados essenciais como apoio às professoras para a continuidade do trabalho pedagógico. O tema da pesquisa insere-se na área de concentração das análises e pesquisas desenvolvidas no grupo de Pesquisa intitulado "Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias" (MPE/UNITAU). A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e ao projeto de pesquisa Processos e Práticas de Formação de Professores, cujo objetivo é estudar os processos de formação docente para a Educação Básica, políticas de formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional. A pesquisa de natureza qualitativa se apoia teoricamente em autores que lidam com a formação docente e o desenvolvimento profissional de professores bem como naqueles que lidam com questões de subjetividade e objetividade que permeiam o contexto de vida dos docentes, os constituindo historicamente. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. As informações produzidas foram analisadas com base na Psicologia Sócio-histórica, por meio da proposta metodológica dos Núcleos de Significação, respeitando suas etapas: levantamento de pré-indicadores, sistematização de indicadores e a constituição dos núcleos de significação. Foram, então, elaborados quatro núcleos de significação: 1. As interações na educação infantil em tempos de pandemia e a família das crianças como fator inerente à realização das propostas; 2. O receio da contaminação pelo vírus: as crianças eram assintomáticas e não usavam máscaras; 3. O papel do professor da educação infantil, a parceria do grupo escola e das redes de apoio nos enfrentamentos da profissão; 4. Os desafios enfrentados na utilização de novos recursos tecnológicos na docência: a aprendizagem de um novo conceito, "para além da profissão". As análises intranúcleos e internúcleos realizadas revelaram que as participantes da pesquisa têm a consciência da importância de a escola ter permanecido com propostas pedagógicas em tempos de pandemia, mesmo que de maneira on-line, para a constituição de vínculo com as crianças, mas deixaram entendido, por meio de seus relatos que, para esse trabalho atingir o objetivo esperado é imprescindível a participação direta das famílias. Revelaram também a importância das relações, não só com a família das crianças, mas com toda a equipe da escola e mostraram como foi relevante, neste momento atípico, a parceria entre os pares. Cada uma das participantes significou à sua maneira, as dificuldades por continuar em exercício do trabalho, tendo que se adaptar às mudanças na maneira de conviver e de desenvolver as atividades. Revelaram que, apesar dos desafios para a aquisição de novos conceitos tecnológicos, estão satisfeitas com as aprendizagens adquiridas. As professoras reconhecem as mazelas enfrentadas também pela rede de ensino e equipe gestora no contexto pandêmico, e o apoio recebido deles para o desenvolvimento do trabalho, mas significaram necessidades subjetivas que causam dissabor no exercício da função. Revelaram como elemento fundamental para a realização das atividades profissionais a parceria entre os pares, as aprendizagens colaborativas entre os próprios professores. Como produto final trazemos a produção de um e-book contendo informações relevantes desta pesquisa, bem como os desafios e superações evidenciadas por professoras da educação infantil em tempos de pandemia da COVID-19. Deixamos sugestões para redes de ensino e gestores escolares como possibilidade para o apoio ao profissional docente.Abstract: This research aims to analyze and identify, through narratives of early childhood education teachers, the challenges, overcoming and achievements faced in the period of remote classes and the return to face-to-face classes, as well as the elements considered essential as support for teachers to the continuity of the pedagogical work. The research theme falls within the area of concentration of analyzes and research developed in the Research group entitled Education: professional development, diversity and methodologies (MPE/UNITAU). The research is linked to the research line Teacher Training and Professional Development of the Graduate Program Professional Master's in Education at the University of Taubaté - MPE UNITAU and to the research project Processes and Practices of Teacher Training, whose objective is to study the processes of teacher training for Basic Education, continuing education policies, from the perspective of professional development. Qualitative research is theoretically supported by authors who deal with teacher education and professional development of teachers, as well as those who deal with issues of subjectivity and objectivity that permeate the context of life of teachers, constituting them historically. As research instruments, questionnaires and semistructured interviews were used. The collected data were analyzed based on Socio-historical Psychology, through the methodological proposal of the meaning nuclei, respecting their stages: survey of pre-indicators, systematization of indicators and the constitution of meaning nuclei. Four core meanings were then elaborated: 1. Interactions in early childhood education in times of pandemic and the children's family as an inherent factor in the realization of the proposals; 2. The fear of contamination by the virus: the children were asymptomatic and did not wear masks; 3. The role of the early childhood education teacher, the partnership of the school group and the support networks in facing the profession; 4. The challenges faced in the use of new technological resources in teaching: learning a new concept, "beyond the profession". The intranucleus and internucleus analyzes carried out revealed that the research participants are aware of the importance of the school having remained with pedagogical proposals in times of a pandemic, even if online, for the establishment of a bond with the children, but made it understood, through their reports, that, for this work to reach the expected objective, the direct participation of families is essential. They also revealed the importance of relationships, not only with the children's families, but with the entire school team and showed how relevant, at this atypical moment, the partnership between peers was. Each of the participants, in their own way, expressed the difficulties of continuing to work, having to adapt to changes in the way they live together and carry out activities. They revealed that despite the challenges for the acquisition of new technological concepts, they are satisfied with the learning acquired. The teachers also recognize the ills faced by the teaching network and management team in the pandemic context, and the support received from them, for the development of the work, but they meant, subjective needs, which cause them discomfort in the exercise of the function. They revealed partnership between peers and collaborative learning among teachers themselves as a fundamental element for carrying out professional activities. As a final product, we bring the production of an e-book, containing relevant information from this research, as well as the challenges and overcoming evidenced by early childhood education teachers in times of the COVID-19 pandemic. We leave suggestions for teaching networks and school managers as a possibility to support teaching professionals.Made available in DSpace on 2024-02-28T22:11:59Z (GMT). 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