Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172 |
Resumo: | Este trabalho resulta da pesquisa com narrativas coletivas de professores que trabalham predominantemente em escolas rurais na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é compreender a política de ensino remoto e suas condições de realização no contexto rural. Tem como referência teórico-metodológica a pesquisa com narrativas e a compreensão de que o contexto da pandemia evidencia as desigualdades sociais no país, em particular nos territórios rurais. A precariedade de sinais de Internet/telefônicos no campo, condições das estradas, baixa densidade demográfica e condições socioeconômicas comprovam diferenças regionais e territoriais. As narrativas são construídas por oito professores colaboradores, mediante diálogo em grupo coletivo constituído na plataforma do WhatsApp. Duas questões são lançadas para provocar as narrativas: política local e a condições de trabalho dos professores no contexto do distanciamento social. As narrativas indicam a sobrecarga de trabalho de professor, sendo a maior parte atividade mecânica que esgota e deprime. Embora os professores estejam no centro do trabalho pedagógico remoto eles enfrentam perda de direitos e um discurso político-pedagógico que coloca a tecnologia educacional no centro do cenário, que secundariza o trabalho e o esforço empreendido por eles. |
id |
BIO-1_44672c0831786ef9857a4ef6256c1ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9172 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas ruraisEducaçãoPandemiaNarrativasProfessoresEscolas RuraisEste trabalho resulta da pesquisa com narrativas coletivas de professores que trabalham predominantemente em escolas rurais na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é compreender a política de ensino remoto e suas condições de realização no contexto rural. Tem como referência teórico-metodológica a pesquisa com narrativas e a compreensão de que o contexto da pandemia evidencia as desigualdades sociais no país, em particular nos territórios rurais. A precariedade de sinais de Internet/telefônicos no campo, condições das estradas, baixa densidade demográfica e condições socioeconômicas comprovam diferenças regionais e territoriais. As narrativas são construídas por oito professores colaboradores, mediante diálogo em grupo coletivo constituído na plataforma do WhatsApp. Duas questões são lançadas para provocar as narrativas: política local e a condições de trabalho dos professores no contexto do distanciamento social. As narrativas indicam a sobrecarga de trabalho de professor, sendo a maior parte atividade mecânica que esgota e deprime. Embora os professores estejam no centro do trabalho pedagógico remoto eles enfrentam perda de direitos e um discurso político-pedagógico que coloca a tecnologia educacional no centro do cenário, que secundariza o trabalho e o esforço empreendido por eles.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/917210.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1614-1631Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-16312525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172/7324Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Maria AntôniaPereira, Maria de Fátima RodriguesFontana, Maria Iolanda2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9172Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais |
title |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais |
spellingShingle |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais de Souza, Maria Antônia Educação Pandemia Narrativas Professores Escolas Rurais |
title_short |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais |
title_full |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais |
title_fullStr |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais |
title_full_unstemmed |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais |
title_sort |
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais |
author |
de Souza, Maria Antônia |
author_facet |
de Souza, Maria Antônia Pereira, Maria de Fátima Rodrigues Fontana, Maria Iolanda |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Maria de Fátima Rodrigues Fontana, Maria Iolanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Maria Antônia Pereira, Maria de Fátima Rodrigues Fontana, Maria Iolanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pandemia Narrativas Professores Escolas Rurais |
topic |
Educação Pandemia Narrativas Professores Escolas Rurais |
description |
Este trabalho resulta da pesquisa com narrativas coletivas de professores que trabalham predominantemente em escolas rurais na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é compreender a política de ensino remoto e suas condições de realização no contexto rural. Tem como referência teórico-metodológica a pesquisa com narrativas e a compreensão de que o contexto da pandemia evidencia as desigualdades sociais no país, em particular nos territórios rurais. A precariedade de sinais de Internet/telefônicos no campo, condições das estradas, baixa densidade demográfica e condições socioeconômicas comprovam diferenças regionais e territoriais. As narrativas são construídas por oito professores colaboradores, mediante diálogo em grupo coletivo constituído na plataforma do WhatsApp. Duas questões são lançadas para provocar as narrativas: política local e a condições de trabalho dos professores no contexto do distanciamento social. As narrativas indicam a sobrecarga de trabalho de professor, sendo a maior parte atividade mecânica que esgota e deprime. Embora os professores estejam no centro do trabalho pedagógico remoto eles enfrentam perda de direitos e um discurso político-pedagógico que coloca a tecnologia educacional no centro do cenário, que secundariza o trabalho e o esforço empreendido por eles. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1614-1631 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1614-1631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172/7324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325187423240192 |