Provérbios e matemática na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14701 |
Resumo: | O presente estudo visava cruzar o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita com a Educação Matemática. Pretendia-se promover o conhecimento das noções de número e de operação (associadas à adição e à subtração) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de provérbios. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação da estrutura típica de um género textual (o provérbio) e de ideias principais de um texto (moral dos provérbios). Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens em Educação Matemática, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos relacionados com os conceitos de número e operação ligados à adição e à subtração. |
id |
RCAP_b05fe2054e8db7c316e62798976c7638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14701 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Provérbios e matemática na educação pré-escolarEducação pré-escolarEducação matemáticaTransversalidadeLíngua portuguesaCompreensão da leituraProvérbiosLínguagem oralO presente estudo visava cruzar o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita com a Educação Matemática. Pretendia-se promover o conhecimento das noções de número e de operação (associadas à adição e à subtração) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de provérbios. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação da estrutura típica de um género textual (o provérbio) e de ideias principais de um texto (moral dos provérbios). Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens em Educação Matemática, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos relacionados com os conceitos de número e operação ligados à adição e à subtração.This study aimed to develop competencies in reading comprehension and promote the knowledge in mathematics (concerning the notions of number and operation – addition and subtraction) in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the study of sayings. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and mathematics. It was focused on tasks involving the use of certain reading strategies, namely identifying main ideas in texts and subjects related to them. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired knowledge on the notion of number and operations such as addition and subtraction.Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours aux proverbes dans le développement de compétences en compréhension écrite et en mathématiques. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches qui demandaient le recours à des stratégies de compréhension écrite, notamment l’identification d’idées principales dans les proverbes proposés aux enfants et de thèmes liés à eux, ainsi que l’exploitation des notions de nombre et d’opération mathématique (liées à l’addition et à la soustraction). Ce travail a été fait avec des enfants âgés entre 3 et 5 ans. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages mathématiques, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite et acquis des connaissances concernant la notion de nombre et les opérations mathématiques addition et soustraction.Universidade de Aveiro2015-09-23T08:36:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14701TID:201577828porTeixeira, Ivete Marisa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:55Zoai:ria.ua.pt:10773/14701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:13.711195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
title |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar Teixeira, Ivete Marisa Gonçalves Educação pré-escolar Educação matemática Transversalidade Língua portuguesa Compreensão da leitura Provérbios Línguagem oral |
title_short |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
title_full |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
title_sort |
Provérbios e matemática na educação pré-escolar |
author |
Teixeira, Ivete Marisa Gonçalves |
author_facet |
Teixeira, Ivete Marisa Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ivete Marisa Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Educação matemática Transversalidade Língua portuguesa Compreensão da leitura Provérbios Línguagem oral |
topic |
Educação pré-escolar Educação matemática Transversalidade Língua portuguesa Compreensão da leitura Provérbios Línguagem oral |
description |
O presente estudo visava cruzar o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita com a Educação Matemática. Pretendia-se promover o conhecimento das noções de número e de operação (associadas à adição e à subtração) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de provérbios. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação da estrutura típica de um género textual (o provérbio) e de ideias principais de um texto (moral dos provérbios). Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens em Educação Matemática, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos relacionados com os conceitos de número e operação ligados à adição e à subtração. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-23T08:36:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14701 TID:201577828 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14701 |
identifier_str_mv |
TID:201577828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137552344547328 |