Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Nádia Mariana Correia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2456
Resumo: O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real. Reflecte a prática lectiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 9º e 10º anos de escolaridade, respectivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didácticas adoptadas na prática referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e enfatizar os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem aplicados, tendo sempre em conta o modelo aceite para o ensino das ciências, que se enquadra numa perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. Os métodos, estratégias e recursos seleccionados foram aplicados em dois conteúdos leccionados na prática pedagógica, sendo por isso elaborada a revisão bibliográfica dos temas “Noções Básicas da Hereditariedade” e “Sismologia e Estrutura interna da geosfera”, leccionados respectivamente, no 9º ano e 10º anos de escolaridade. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na leccionação das unidades de ensino anteriormente referidas e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende contribuir com aspectos sobre as estratégias, métodos e recursos utilizados, para que de alguma forma possam “servir” para o desenvolvimento profissional da autora e eventualmente a outras pessoas que queiram colocar em prática estes métodos, estratégias e recursos. Podem-se ainda encontrar as planificações sobre os temas mencionados, cuja elaboração resulta dos pressupostos teóricos do modelo construtivista e tendo também em conta os benefícios dos métodos, estratégias e recursos descritos.
id RCAP_b07fd753764e9ae2418c4f44e21e6981
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativaO presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real. Reflecte a prática lectiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 9º e 10º anos de escolaridade, respectivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didácticas adoptadas na prática referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e enfatizar os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem aplicados, tendo sempre em conta o modelo aceite para o ensino das ciências, que se enquadra numa perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. Os métodos, estratégias e recursos seleccionados foram aplicados em dois conteúdos leccionados na prática pedagógica, sendo por isso elaborada a revisão bibliográfica dos temas “Noções Básicas da Hereditariedade” e “Sismologia e Estrutura interna da geosfera”, leccionados respectivamente, no 9º ano e 10º anos de escolaridade. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na leccionação das unidades de ensino anteriormente referidas e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende contribuir com aspectos sobre as estratégias, métodos e recursos utilizados, para que de alguma forma possam “servir” para o desenvolvimento profissional da autora e eventualmente a outras pessoas que queiram colocar em prática estes métodos, estratégias e recursos. Podem-se ainda encontrar as planificações sobre os temas mencionados, cuja elaboração resulta dos pressupostos teóricos do modelo construtivista e tendo também em conta os benefícios dos métodos, estratégias e recursos descritos.This report stage, necessary to obtain the master's degree in teaching biology and geology of the 3rd cycle of Elementary and Secondary Education, was based on teaching practice held at School S/3 S. Pedro - Vila Real. It reflects the teaching practice held in the teaching of natural sciences and the teaching of Biology and Geology, at the 9th and 10th grade, respectively. The aim of this study was theoretically based educational options adopted in practice regarding the content of Biology and Geology of the content. We also intend to cite the importance of science education for personal and professional development of students and emphasize the various methods, strategies and resources for teaching and learning applied, taking into account the accepted model for the teaching of science, which fits a constructivist perspective of teaching and learning. The methods, strategies and resources selected were applied in two what is taught in teaching practice and is therefore prepared a literature review of issues "Basics of Heredity" and "Seismology and Internal Structure of the geosphere", taught respectively in year 9 and 10 years of schooling. This study is also provided justification for the teaching practices developed in the teaching of teaching units listed above, a reflection on it. The reflection presented aims to contribute to aspects of the strategies, methods and resources used, so that they can somehow "serving" for the professional development of the author and possibly others who want to practice these methods, strategies and resources. One can still find the lesson plans on the issues mentioned, whose production results of the theoretical assumptions of the constructivist model and also taking into account the benefits of the methods, strategies and resources described.2013-05-28T15:09:46Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2456pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Nádia Mariana Correiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:20.807288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
title Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
spellingShingle Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
Machado, Nádia Mariana Correia
title_short Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
title_full Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
title_fullStr Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
title_full_unstemmed Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
title_sort Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
author Machado, Nádia Mariana Correia
author_facet Machado, Nádia Mariana Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Nádia Mariana Correia
description O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real. Reflecte a prática lectiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 9º e 10º anos de escolaridade, respectivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didácticas adoptadas na prática referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e enfatizar os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem aplicados, tendo sempre em conta o modelo aceite para o ensino das ciências, que se enquadra numa perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. Os métodos, estratégias e recursos seleccionados foram aplicados em dois conteúdos leccionados na prática pedagógica, sendo por isso elaborada a revisão bibliográfica dos temas “Noções Básicas da Hereditariedade” e “Sismologia e Estrutura interna da geosfera”, leccionados respectivamente, no 9º ano e 10º anos de escolaridade. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na leccionação das unidades de ensino anteriormente referidas e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende contribuir com aspectos sobre as estratégias, métodos e recursos utilizados, para que de alguma forma possam “servir” para o desenvolvimento profissional da autora e eventualmente a outras pessoas que queiram colocar em prática estes métodos, estratégias e recursos. Podem-se ainda encontrar as planificações sobre os temas mencionados, cuja elaboração resulta dos pressupostos teóricos do modelo construtivista e tendo também em conta os benefícios dos métodos, estratégias e recursos descritos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-05-28T15:09:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2456
url http://hdl.handle.net/10348/2456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137119088672768