Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2456 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real. Reflecte a prática lectiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 9º e 10º anos de escolaridade, respectivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didácticas adoptadas na prática referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e enfatizar os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem aplicados, tendo sempre em conta o modelo aceite para o ensino das ciências, que se enquadra numa perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. Os métodos, estratégias e recursos seleccionados foram aplicados em dois conteúdos leccionados na prática pedagógica, sendo por isso elaborada a revisão bibliográfica dos temas “Noções Básicas da Hereditariedade” e “Sismologia e Estrutura interna da geosfera”, leccionados respectivamente, no 9º ano e 10º anos de escolaridade. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na leccionação das unidades de ensino anteriormente referidas e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende contribuir com aspectos sobre as estratégias, métodos e recursos utilizados, para que de alguma forma possam “servir” para o desenvolvimento profissional da autora e eventualmente a outras pessoas que queiram colocar em prática estes métodos, estratégias e recursos. Podem-se ainda encontrar as planificações sobre os temas mencionados, cuja elaboração resulta dos pressupostos teóricos do modelo construtivista e tendo também em conta os benefícios dos métodos, estratégias e recursos descritos. |
id |
RCAP_b07fd753764e9ae2418c4f44e21e6981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2456 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativaO presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real. Reflecte a prática lectiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 9º e 10º anos de escolaridade, respectivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didácticas adoptadas na prática referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e enfatizar os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem aplicados, tendo sempre em conta o modelo aceite para o ensino das ciências, que se enquadra numa perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. Os métodos, estratégias e recursos seleccionados foram aplicados em dois conteúdos leccionados na prática pedagógica, sendo por isso elaborada a revisão bibliográfica dos temas “Noções Básicas da Hereditariedade” e “Sismologia e Estrutura interna da geosfera”, leccionados respectivamente, no 9º ano e 10º anos de escolaridade. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na leccionação das unidades de ensino anteriormente referidas e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende contribuir com aspectos sobre as estratégias, métodos e recursos utilizados, para que de alguma forma possam “servir” para o desenvolvimento profissional da autora e eventualmente a outras pessoas que queiram colocar em prática estes métodos, estratégias e recursos. Podem-se ainda encontrar as planificações sobre os temas mencionados, cuja elaboração resulta dos pressupostos teóricos do modelo construtivista e tendo também em conta os benefícios dos métodos, estratégias e recursos descritos.This report stage, necessary to obtain the master's degree in teaching biology and geology of the 3rd cycle of Elementary and Secondary Education, was based on teaching practice held at School S/3 S. Pedro - Vila Real. It reflects the teaching practice held in the teaching of natural sciences and the teaching of Biology and Geology, at the 9th and 10th grade, respectively. The aim of this study was theoretically based educational options adopted in practice regarding the content of Biology and Geology of the content. We also intend to cite the importance of science education for personal and professional development of students and emphasize the various methods, strategies and resources for teaching and learning applied, taking into account the accepted model for the teaching of science, which fits a constructivist perspective of teaching and learning. The methods, strategies and resources selected were applied in two what is taught in teaching practice and is therefore prepared a literature review of issues "Basics of Heredity" and "Seismology and Internal Structure of the geosphere", taught respectively in year 9 and 10 years of schooling. This study is also provided justification for the teaching practices developed in the teaching of teaching units listed above, a reflection on it. The reflection presented aims to contribute to aspects of the strategies, methods and resources used, so that they can somehow "serving" for the professional development of the author and possibly others who want to practice these methods, strategies and resources. One can still find the lesson plans on the issues mentioned, whose production results of the theoretical assumptions of the constructivist model and also taking into account the benefits of the methods, strategies and resources described.2013-05-28T15:09:46Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2456pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Nádia Mariana Correiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:20.807288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa |
title |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa |
spellingShingle |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa Machado, Nádia Mariana Correia |
title_short |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa |
title_full |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa |
title_fullStr |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa |
title_full_unstemmed |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa |
title_sort |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa |
author |
Machado, Nádia Mariana Correia |
author_facet |
Machado, Nádia Mariana Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Nádia Mariana Correia |
description |
O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real. Reflecte a prática lectiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 9º e 10º anos de escolaridade, respectivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didácticas adoptadas na prática referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e enfatizar os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem aplicados, tendo sempre em conta o modelo aceite para o ensino das ciências, que se enquadra numa perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. Os métodos, estratégias e recursos seleccionados foram aplicados em dois conteúdos leccionados na prática pedagógica, sendo por isso elaborada a revisão bibliográfica dos temas “Noções Básicas da Hereditariedade” e “Sismologia e Estrutura interna da geosfera”, leccionados respectivamente, no 9º ano e 10º anos de escolaridade. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na leccionação das unidades de ensino anteriormente referidas e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende contribuir com aspectos sobre as estratégias, métodos e recursos utilizados, para que de alguma forma possam “servir” para o desenvolvimento profissional da autora e eventualmente a outras pessoas que queiram colocar em prática estes métodos, estratégias e recursos. Podem-se ainda encontrar as planificações sobre os temas mencionados, cuja elaboração resulta dos pressupostos teóricos do modelo construtivista e tendo também em conta os benefícios dos métodos, estratégias e recursos descritos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2013-05-28T15:09:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2456 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137119088672768 |