Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ricardo André Peixoto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2383
Resumo: O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus, em Vila Real. Reflete a prática letiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didáticas adotadas na prática, referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e expor os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem utilizados, enfatizando as atividades laboratoriais. O modelo base, desenvolvido para a prática pedagógica utilizada, enquadra-se numa perspetiva construtivista de ensino-aprendizagem. É feita, também, a revisão bibliográfica de dois temas lecionados no 11º ano de escolaridade, “Sistemática dos Seres Vivos” e “Rochas magmáticas”. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na lecionação das unidades de ensino e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende analisar as estratégias, métodos e recursos utilizados, comparando os aspetos positivos, com os aspetos a melhorar, de modo a que no futuro a nossa prática possa evoluir e desenvolver-se. Constam ainda, em anexo a este relatório, as planificações sobre os temas lecionados, assim como apresentações em PowerPoint e vídeos utilizados durante o estágio pedagógico.
id RCAP_eabc57fcd1d1d2d53329eab5724ca8bc
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciênciasEnsino das ciênciasPrática pedagógicaO presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus, em Vila Real. Reflete a prática letiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didáticas adotadas na prática, referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e expor os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem utilizados, enfatizando as atividades laboratoriais. O modelo base, desenvolvido para a prática pedagógica utilizada, enquadra-se numa perspetiva construtivista de ensino-aprendizagem. É feita, também, a revisão bibliográfica de dois temas lecionados no 11º ano de escolaridade, “Sistemática dos Seres Vivos” e “Rochas magmáticas”. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na lecionação das unidades de ensino e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende analisar as estratégias, métodos e recursos utilizados, comparando os aspetos positivos, com os aspetos a melhorar, de modo a que no futuro a nossa prática possa evoluir e desenvolver-se. Constam ainda, em anexo a este relatório, as planificações sobre os temas lecionados, assim como apresentações em PowerPoint e vídeos utilizados durante o estágio pedagógico.This report stage, necessary to obtain the master’s degree in teaching Biology and Geology of the 3rd cycle of Elementary and Secondary Education, was based on teaching practice held at School S/3 Morgado Mateus – Vila Real. It reflects the teaching practice held in teaching of Natural Sciences and teaching of Biology and Geology, at 7th and 11th grade, respectively. The aim of this study was theoretically substantiate the options adopted in teaching practice related to a content of Biology and another content of Geology. We also intend to cite the importance of science education for personal and professional development of students and expose the various methods, strategies and resources used for teaching, with emphasis on laboratory activities. The model used for pedagogical practice is based on constructivist perspective of teaching and learning process. It’s also made a literature review about two subjects, taught at 11th grade, "Systematics of Living Organisms" and "Igneous Rocks". In this study is also presented a substantiation of Pedagogical Practice, developed during the phase period and a reflection on it. The presented reflection aims to analyze the strategies, methods, and resources used in pedagogical practice, by comparing the positive aspects with negative aspects, so that in the future, these negative aspects can be improved and developed. Attached to this report, are lesson plans on topics lected, as well other resources used during the teaching practice.2013-05-10T14:06:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2383porRibeiro, Ricardo André Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:27.581426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
title Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
spellingShingle Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
Ribeiro, Ricardo André Peixoto
Ensino das ciências
Prática pedagógica
title_short Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
title_full Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
title_fullStr Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
title_full_unstemmed Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
title_sort Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
author Ribeiro, Ricardo André Peixoto
author_facet Ribeiro, Ricardo André Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo André Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Prática pedagógica
topic Ensino das ciências
Prática pedagógica
description O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus, em Vila Real. Reflete a prática letiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didáticas adotadas na prática, referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e expor os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem utilizados, enfatizando as atividades laboratoriais. O modelo base, desenvolvido para a prática pedagógica utilizada, enquadra-se numa perspetiva construtivista de ensino-aprendizagem. É feita, também, a revisão bibliográfica de dois temas lecionados no 11º ano de escolaridade, “Sistemática dos Seres Vivos” e “Rochas magmáticas”. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na lecionação das unidades de ensino e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende analisar as estratégias, métodos e recursos utilizados, comparando os aspetos positivos, com os aspetos a melhorar, de modo a que no futuro a nossa prática possa evoluir e desenvolver-se. Constam ainda, em anexo a este relatório, as planificações sobre os temas lecionados, assim como apresentações em PowerPoint e vídeos utilizados durante o estágio pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-10T14:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2383
url http://hdl.handle.net/10348/2383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137153218772992