“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1016 |
Resumo: | O objetivo principal deste texto é dar um primeiro passo na análise das práticas e dos discursos do grupo catalão de produção de cinema militante, Cooperativa de Cinema Alternatiu (CCA), sempre dentro do seu contexto histórico e cinematográfico – a transição para a democracia no Estado espanhol dos anos 70 e 80, e o cinema militante –, colocando especial ênfase na conceção da produção cinematográfica como arma de intervenção política. A análise baseia-se em diversas fontes para reconstruir a história da cooperativa e os seus discursos, começando com as experiências coletivas anteriores que condicionaram o aparecimento da CCA, passando pela sua reestruturação produtiva, e finalizando com a sua gradual desintegração e desaparecimento após a chegada da democracia. |
id |
RCAP_b08a48a13a01de0c9de5e692a5145287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/1016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981)“Primus inter pares: Making or distributing films, we were all equal”: Practices and discourses of the Catalan Cooperativa de Cinema Alternatiu (1975-1981)Catalan cinemamilitant cinemaSpanish transitioncine-geographyfilm productioncinema catalãocinema militantetransição espanholacine-geografiaprodução cinematográficaO objetivo principal deste texto é dar um primeiro passo na análise das práticas e dos discursos do grupo catalão de produção de cinema militante, Cooperativa de Cinema Alternatiu (CCA), sempre dentro do seu contexto histórico e cinematográfico – a transição para a democracia no Estado espanhol dos anos 70 e 80, e o cinema militante –, colocando especial ênfase na conceção da produção cinematográfica como arma de intervenção política. A análise baseia-se em diversas fontes para reconstruir a história da cooperativa e os seus discursos, começando com as experiências coletivas anteriores que condicionaram o aparecimento da CCA, passando pela sua reestruturação produtiva, e finalizando com a sua gradual desintegração e desaparecimento após a chegada da democracia.The main objective of this article is to take the first steps towards an analysis of the practices and discourses of the Catalan militant film production group, Cooperativa de Cinema Alternatiu (CCA), placing them in their historical and filmic contexts – the Spanish transition and militant cinema –, and paying special attention to CCA’s conception of film production as a weapon of political intervention. The analysis draws on diverse sources to reconstruct the history of the cooperative, beginning with previous collective experiences that conditioned its emergence, moving on to its productive restructuring, and finalizing with its gradual disintegration and disappearance with the arrival of democracy.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2024-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1016https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1016Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 11 No 1 (2024): Cinema and Revolution: Fifty years after the Carnation Revolution; 132-154Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 11 n. 1 (2024): Cinema e Revolução: 50 anos depois do 25 de Abril; 132-1542183-175010.14591/aniki.v11n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1016http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1016/556Direitos de Autor (c) 2024 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlgarra Navarro, Ana2024-02-02T02:00:31Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/1016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:38.564150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) “Primus inter pares: Making or distributing films, we were all equal”: Practices and discourses of the Catalan Cooperativa de Cinema Alternatiu (1975-1981) |
title |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) |
spellingShingle |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) Algarra Navarro, Ana Catalan cinema militant cinema Spanish transition cine-geography film production cinema catalão cinema militante transição espanhola cine-geografia produção cinematográfica |
title_short |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) |
title_full |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) |
title_fullStr |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) |
title_full_unstemmed |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) |
title_sort |
“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”: Práticas e discursos da Cooperativa de Cinema Alternatiu (Catalunha, 1975-1981) |
author |
Algarra Navarro, Ana |
author_facet |
Algarra Navarro, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Algarra Navarro, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Catalan cinema militant cinema Spanish transition cine-geography film production cinema catalão cinema militante transição espanhola cine-geografia produção cinematográfica |
topic |
Catalan cinema militant cinema Spanish transition cine-geography film production cinema catalão cinema militante transição espanhola cine-geografia produção cinematográfica |
description |
O objetivo principal deste texto é dar um primeiro passo na análise das práticas e dos discursos do grupo catalão de produção de cinema militante, Cooperativa de Cinema Alternatiu (CCA), sempre dentro do seu contexto histórico e cinematográfico – a transição para a democracia no Estado espanhol dos anos 70 e 80, e o cinema militante –, colocando especial ênfase na conceção da produção cinematográfica como arma de intervenção política. A análise baseia-se em diversas fontes para reconstruir a história da cooperativa e os seus discursos, começando com as experiências coletivas anteriores que condicionaram o aparecimento da CCA, passando pela sua reestruturação produtiva, e finalizando com a sua gradual desintegração e desaparecimento após a chegada da democracia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1016 https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1016 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1016 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1016/556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 11 No 1 (2024): Cinema and Revolution: Fifty years after the Carnation Revolution; 132-154 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 11 n. 1 (2024): Cinema e Revolução: 50 anos depois do 25 de Abril; 132-154 2183-1750 10.14591/aniki.v11n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137079698915328 |