Práticas educativas com as tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
DOI: | 10.22420/rde.v17i37.1455 |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras que utilizam tecnologias digitais, entendendo que o processo de alfabetização se relaciona ao uso social da língua e que a escola também precisa debruçar-se sobre o ensino do letramento digital. A pesquisa foi um estudo de caso de caráter etnográfico, com observação da escola e de aulas em duas turmas de ensino fundamental I. Os dados foram produzidos a partir do registro de observações das aulas e da entrevista com três professoras. A metodologia de análise foi a de conteúdo, que se propõe a descrever e interpretar os dados. Os resultados apontam que as professoras têm formação em serviço para o uso das tecnologias, promovida pelo gestor e por trocas entre colegas, sendo que suas práticas são focadas na fixação dos conteúdos da alfabetização. As crianças têm facilidade em lidar com algumas ferramentas tecnológicas, mas precisam aprender a utilizá-las como instrumento pedagógico. |
id |
CNTE-1_942ec6aeaf4f06d11e42fd1f59a25d9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1455 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
spelling |
Práticas educativas com as tecnologias digitaisEnsino fundamentalPráticas educativasTecnologias digitaisEste trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras que utilizam tecnologias digitais, entendendo que o processo de alfabetização se relaciona ao uso social da língua e que a escola também precisa debruçar-se sobre o ensino do letramento digital. A pesquisa foi um estudo de caso de caráter etnográfico, com observação da escola e de aulas em duas turmas de ensino fundamental I. Os dados foram produzidos a partir do registro de observações das aulas e da entrevista com três professoras. A metodologia de análise foi a de conteúdo, que se propõe a descrever e interpretar os dados. Os resultados apontam que as professoras têm formação em serviço para o uso das tecnologias, promovida pelo gestor e por trocas entre colegas, sendo que suas práticas são focadas na fixação dos conteúdos da alfabetização. As crianças têm facilidade em lidar com algumas ferramentas tecnológicas, mas precisam aprender a utilizá-las como instrumento pedagógico.CNTE2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/145510.22420/rde.v17i37.1455Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 253-2692238-439110.22420/rde.v17i37reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455/1172Pesce, Marly Krüger deda Cruz, Fábia RamosGarcia , Berenice Rocha Zabottinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-08T02:48:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1455Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-05-08T02:48:42Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas com as tecnologias digitais |
title |
Práticas educativas com as tecnologias digitais |
spellingShingle |
Práticas educativas com as tecnologias digitais Práticas educativas com as tecnologias digitais Pesce, Marly Krüger de Ensino fundamental Práticas educativas Tecnologias digitais Pesce, Marly Krüger de Ensino fundamental Práticas educativas Tecnologias digitais |
title_short |
Práticas educativas com as tecnologias digitais |
title_full |
Práticas educativas com as tecnologias digitais |
title_fullStr |
Práticas educativas com as tecnologias digitais Práticas educativas com as tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas com as tecnologias digitais Práticas educativas com as tecnologias digitais |
title_sort |
Práticas educativas com as tecnologias digitais |
author |
Pesce, Marly Krüger de |
author_facet |
Pesce, Marly Krüger de Pesce, Marly Krüger de da Cruz, Fábia Ramos Garcia , Berenice Rocha Zabott da Cruz, Fábia Ramos Garcia , Berenice Rocha Zabott |
author_role |
author |
author2 |
da Cruz, Fábia Ramos Garcia , Berenice Rocha Zabott |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pesce, Marly Krüger de da Cruz, Fábia Ramos Garcia , Berenice Rocha Zabott |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Práticas educativas Tecnologias digitais |
topic |
Ensino fundamental Práticas educativas Tecnologias digitais |
description |
Este trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras que utilizam tecnologias digitais, entendendo que o processo de alfabetização se relaciona ao uso social da língua e que a escola também precisa debruçar-se sobre o ensino do letramento digital. A pesquisa foi um estudo de caso de caráter etnográfico, com observação da escola e de aulas em duas turmas de ensino fundamental I. Os dados foram produzidos a partir do registro de observações das aulas e da entrevista com três professoras. A metodologia de análise foi a de conteúdo, que se propõe a descrever e interpretar os dados. Os resultados apontam que as professoras têm formação em serviço para o uso das tecnologias, promovida pelo gestor e por trocas entre colegas, sendo que suas práticas são focadas na fixação dos conteúdos da alfabetização. As crianças têm facilidade em lidar com algumas ferramentas tecnológicas, mas precisam aprender a utilizá-las como instrumento pedagógico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455 10.22420/rde.v17i37.1455 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v17i37.1455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455/1172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 253-269 2238-4391 10.22420/rde.v17i37 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1822179467655643136 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22420/rde.v17i37.1455 |