Práticas educativas com as tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pesce, Marly Krüger de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Cruz, Fábia Ramos, Garcia , Berenice Rocha Zabott
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras que utilizam tecnologias digitais, entendendo que o processo de alfabetização se relaciona ao uso social da língua e que a escola também precisa debruçar-se sobre o ensino do letramento digital. A pesquisa foi um estudo de caso de caráter etnográfico, com observação da escola e de aulas em duas turmas de ensino fundamental I. Os dados foram produzidos a partir do registro de observações das aulas e da entrevista com três professoras. A metodologia de análise foi a de conteúdo, que se propõe a descrever e interpretar os dados. Os resultados apontam que as professoras têm formação em serviço para o uso das tecnologias, promovida pelo gestor e por trocas entre colegas, sendo que suas práticas são focadas na fixação dos conteúdos da alfabetização. As crianças têm facilidade em lidar com algumas ferramentas tecnológicas, mas precisam aprender a utilizá-las como instrumento pedagógico.
id CNTE-1_942ec6aeaf4f06d11e42fd1f59a25d9a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1455
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Práticas educativas com as tecnologias digitaisEnsino fundamentalPráticas educativasTecnologias digitaisEste trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras que utilizam tecnologias digitais, entendendo que o processo de alfabetização se relaciona ao uso social da língua e que a escola também precisa debruçar-se sobre o ensino do letramento digital. A pesquisa foi um estudo de caso de caráter etnográfico, com observação da escola e de aulas em duas turmas de ensino fundamental I. Os dados foram produzidos a partir do registro de observações das aulas e da entrevista com três professoras. A metodologia de análise foi a de conteúdo, que se propõe a descrever e interpretar os dados. Os resultados apontam que as professoras têm formação em serviço para o uso das tecnologias, promovida pelo gestor e por trocas entre colegas, sendo que suas práticas são focadas na fixação dos conteúdos da alfabetização. As crianças têm facilidade em lidar com algumas ferramentas tecnológicas, mas precisam aprender a utilizá-las como instrumento pedagógico.CNTE2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/145510.22420/rde.v17i37.1455Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 253-2692238-439110.22420/rde.v17i37reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455/1172Pesce, Marly Krüger deda Cruz, Fábia RamosGarcia , Berenice Rocha Zabottinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-08T02:48:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1455Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-05-08T02:48:42Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas com as tecnologias digitais
title Práticas educativas com as tecnologias digitais
spellingShingle Práticas educativas com as tecnologias digitais
Pesce, Marly Krüger de
Ensino fundamental
Práticas educativas
Tecnologias digitais
title_short Práticas educativas com as tecnologias digitais
title_full Práticas educativas com as tecnologias digitais
title_fullStr Práticas educativas com as tecnologias digitais
title_full_unstemmed Práticas educativas com as tecnologias digitais
title_sort Práticas educativas com as tecnologias digitais
author Pesce, Marly Krüger de
author_facet Pesce, Marly Krüger de
da Cruz, Fábia Ramos
Garcia , Berenice Rocha Zabott
author_role author
author2 da Cruz, Fábia Ramos
Garcia , Berenice Rocha Zabott
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pesce, Marly Krüger de
da Cruz, Fábia Ramos
Garcia , Berenice Rocha Zabott
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Práticas educativas
Tecnologias digitais
topic Ensino fundamental
Práticas educativas
Tecnologias digitais
description Este trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras que utilizam tecnologias digitais, entendendo que o processo de alfabetização se relaciona ao uso social da língua e que a escola também precisa debruçar-se sobre o ensino do letramento digital. A pesquisa foi um estudo de caso de caráter etnográfico, com observação da escola e de aulas em duas turmas de ensino fundamental I. Os dados foram produzidos a partir do registro de observações das aulas e da entrevista com três professoras. A metodologia de análise foi a de conteúdo, que se propõe a descrever e interpretar os dados. Os resultados apontam que as professoras têm formação em serviço para o uso das tecnologias, promovida pelo gestor e por trocas entre colegas, sendo que suas práticas são focadas na fixação dos conteúdos da alfabetização. As crianças têm facilidade em lidar com algumas ferramentas tecnológicas, mas precisam aprender a utilizá-las como instrumento pedagógico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455
10.22420/rde.v17i37.1455
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i37.1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1455/1172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 253-269
2238-4391
10.22420/rde.v17i37
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340470521856