A resolução de problemas e o desenvolvimento da comunicação matemática : um estudo no 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Deolinda Maria Guerreiro Custódio, 1961-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45127
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2005
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spelling A resolução de problemas e o desenvolvimento da comunicação matemática : um estudo no 4º ano de escolaridadeAprendizagemResolução de problemasComunicação matemáticaInteracçãoPapel do professorPapel do alunoTeses de mestrado - 2005Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2005O presente estudo tem como objectivo compreender o papel da resolução de problemas na aprendizagem da Matemática e, em especial, o seu contributo para o desenvolvimento da comunicação matemática. Com este propósito formularam-se as seguintes questões: a) O que é que os alunos aprendem de Matemática quando resolvem problemas?; b) Qual o papel do gmpo nesse processo?; c) Que interacções ocorrem na actividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos a capacidade de comunicar? Dada a natureza do estudo, optei por uma metodologia qualitativa de cunho essencialmente interpretativo. Realizei a recolha de dados numa turma de 4.° ano de escolaridade a partir de entrevistas à Professora e a um grupo de quatro alunos sobre quem esteve focalizada a minha atenção enquanto o trabalho em gmpos decorreu, da observação directa de seis aulas de resolução de problemas e da análise documental constituída pelos registos escritos de todos os alunos. Optei por fazer apenas uma entrevista a cada participante, antes do início das observações. Os dados permitem-me afirmar que, quer os alunos com melhores níveis de desempenho, quer os mais fracos, desenvolveram compreensão e conhecimento, utilizaram conhecimentos adquiridos e testaram a sua eficácia, tanto ao nível dos processos como dos conteúdos matemáticos. Verifiquei que foi durante o trabalho de gmpo que os alunos mais se envolveram, por iniciativa própria, em processos matemáticos como reflectir, avaliar e criticar. A actividade de resolução de problemas proporcionada pelo estudo permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado na procura de uma solução e para representar por escrito as ideias matemáticas, criando assim oportunidade para os alunos comunicarem entre si e com a professora na aula. Os conflitos existentes entre os elementos do gmpo interferiram na concretização de um trabalho conjunto mais produtivo. Contudo, ultrapassados os conflitos internos, trabalhar em grupo possibilitou momentos de interacção comunicativa entre os alunos, permitindo a partilha de conhecimento matemático entre eles. As interacções ocorridas variaram com a forma como foi feita a abordagem da resolução de problemas na sala de aula. Deste modo, verifiquei que, quer as interacções verticais, quer as horizontais foram decisivas para i) o envolvimento dos alunos na actividade; ii) a criação do espírito investigativo nos alunos; iii) o desenvolvimento da capacidade de comunicar dos alunos. Os resultados deste estudo salientam a importância dos alunos partilharem e negociarem significados entre si e com o professor na resolução de problemas matemáticos. Indicam também que o professor deverá dar especial atenção á orientação da actividade dos alunos durante a resolução de problemas, tomando uma atitude questionadora que os estimule a contribuir com frequência e a construir o seu próprio conhecimento e durante a discussão final, incentivando, conjuntamente, o questionamento do aluno ao aluno e a argumentação dos mesmos na defesa das suas ideias.The present study aims to understand the role of problem solving within the leaming of Mathematics and, in special, its contribute for the development of mathematical communication. The following questions were formulated for this purpose: a) What do pupils learn from Mathematics when they solve problems?; b) What is the role of a group in this process?; c) Which interactions occur in the activity of problem solving which enables students to develop the capacity to communicate? Given the nature of this study, I opted for using a qualitative methodology of an essentially interpretative character. I undertook the gathering of data from a grade class by interviewing the teacher and a group of four students, on whom I focused my attention, whereas group work was carried out from direct observation of six problem solving classes and from documentary analysis comprising all pupils' written records. I opted to interview each participant only once, at the outset of observations. The data allows me to affirm that, both the students with better levels of achievement and those with lower ones developed knowledge and understanding, used the acquired knowledge and tested its efficiency, both at the level of processes and mathematical contents. I verified that pupils became more involved during group work, by their own initiative, in mathematical processes such as reflection, assessment and critique. The problem solving activity proportionate by this study allowed pupils to develop the ability to explain orally the reasoning used in the search of a solution and to represent, by writing, mathematical ideas, thus creating the opportunity for pupils to communicate among themselves and with the teacher during the class. The existing conflicts among the elements of the group have interfered in the achievement of a more productive team work. However, once internal conflicts had been overcome, team work enabled moments of communicative interaction between students, permitting the sharing of mathematical knowledge between themselves. The occurring interactions varied in the manner problem solving was approached in the classroom. In this way, I verified that, both vertical and horizontal interactions were decisive for i) the involvement of pupils in the activity; ii) the creation of a spirit of investigation by pupils; iii) the development of pupils' communication capacity. The results from this study highlight the importance "of pupils sharing and negotiating meaning between themselves and with the teacher in the resolution of mathematical problems. They also indicate that the teacher should give special attention to guiding pupils during problem solving activities, and taking an enquiring attitude that stimulate them to often contribute and build up their own knowledge. During final discussion the teacher should encourage the questioning among pupils, together with self-argumentation for the defence of their own ideas.Serrazina, Lurdes, 1948-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Deolinda Maria Guerreiro Custódio, 1961-2020-12-04T10:20:04Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:37.081093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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