A responsabilidade social das empresas : perspetivas de representantes de startups do Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sara Margarida Rocha Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28574
Resumo: O presente trabalho é um estudo crítico sobre a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) em Portugal, mais especificamente, sobre as representações que os CEO’s de um conjunto de startups portuguesas têm sobre este fenómeno. Os principais objetivos que procuramos atingir com este trabalho consistem em perceber se as práticas das empresas analisadas refletem, ou não, práticas de Responsabilidade Social das Empresas na sua gestão, bem como compreender as motivações que estão na sua génese. Para atingir estes objetivos, nesta investigação recorremos ao método de investigação qualitativo. A técnica eleita foi a entrevista semiestruturada, assim como a análise do conteúdo. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos gestores das empresas em análise está familiarizada com o conceito de RSE. Contudo, nem todos os entrevistados estão conscientes relativamente às práticas tipicamente associadas ao conceito, apesar destas empresas apresentarem práticas de responsabilidade social e, em alguns casos, terem estratégias de RSE na sua gestão. Os entrevistados revelaram que as startups são empresas muito vulneráveis em termos de recursos, tanto financeiros como humanos, uma vez que as empresas em estudo são de pequena dimensão. Ainda assim, todos os entrevistados revelaram que estão, ou já estiveram, envolvidos em atividades de cariz social, mesmo que, em alguns casos, de forma pontual. Este estudo revela ainda que as motivações das empresas para as práticas de RSE são, essencialmente, nas dimensões económica, social, ambiental e ética, sendo que a abordagem à dimensão social é a mais predominante.
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