Boa vizinhança: a mediação socioeducativa na e com uma biblioteca para o século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gyorfi, Andréia Cristina Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80233
Resumo: Relatório de Estágio Mestrado em Educação (Área de especialização em Mediação Educacional)
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spelling Boa vizinhança: a mediação socioeducativa na e com uma biblioteca para o século XXIGood neighborhood: socio-educational mediation in and with a library for the 21st centuryComunicaçãoempatia;escuta ativaidentidademediaçãoActive listeningCommunicationempathyidentitymediationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio Mestrado em Educação (Área de especialização em Mediação Educacional)Comunicar é um dos temas de preocupação mundial. A capacidade de comunicar é transmitida e passível de ser adquirida socialmente através da cultura. Em pleno século XXI percebem-se movimentos preocupados e interessados, em todos os setores sociais, com a qualidade da comunicação, reconhecendo a sua importância no quotidiano das pessoas e organizações. Assim, o presente Relatório de Estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito de uma Biblioteca Municipal situada na região norte de Portugal. Entendendo-se que comunicar é uma competência fundamental dos indivíduos e nas organizações, formulou-se a seguinte questão de investigação: “de que forma a mediação socioeducativa pode favorecer a comunicação e “boa vizinhança” entre duas entidades educativas?” Para responder a esta questão o trabalho realizado focou-se numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, focada na investigação-intervenção com recurso à pesquisa documental, observação e entrevistas. Buscaram-se alicerces teóricos para alguns conceitos, com especial enfoque em questões que envolvem a mediação socioeducativa, a identidade, a afirmação e a necessidade de sentido de pertença que, assim como nas pessoas da comunidade, atinge as próprias instituições, que sofrem com esse processo cíclico e que podem potencializar o conhecimento do sujeito sobre si, os outros e as circunstâncias em que se encontra, melhorando as relações, indicando a presença de benefícios ou reflexões no diálogo entre duas entidades sociais. A mediação socioeducativa ao utilizar os conceitos construtivos e transformativos das mindfulness e as soft skills para lidar com as emoções e os sentimentos das pessoas e instituições, pode auxiliá-las a manifestar os seus interesses para alcançar o diálogo. A expansão de atuação da mediação a novas áreas sociais e a necessidade de estudos nesta área, deu origem à escolha deste projeto. A amostra é constituida pelos colaboradores da instituição e pelo público, que sendo grupos distintos ilustram a pluralidade de identidades, assim como vários dos aspectos que geram o sentido de pertença. Os resultados indicam o interesse das pessoas e entidade participantes em acompanhar e vivenciar a evolução mediada para complementar as deficiências e as ausências na comunicação entre as partes.Communicating is one of the topics of global concern. The ability to communicate is transmitted and can be acquired socially through culture. In the 21st century, there are movements concerned and interested, in all social sectors, with the quality of communication, recognizing its importance in the daily lives of people and organizations. Thus, this Internship Report presents the work developed within the scope of a Municipal Library located in the northern region of Portugal. Understanding that communicating is a fundamental competence of individuals and organizations, the following research question was formulated: “How can socio-educational mediation favor communication and “good neighborliness” between two educational entities?” To answer this question, the work carried out focused on a methodological approach of a qualitative nature, focused on intervention research using documental research, observation and interviews. Theoretical foundations were sought for some concepts, with a special focus on issues involving socio-educational mediation, identity, affirmation and the need for a sense of belonging that, as well as in the people of the community, affects the institutions themselves, which suffer from this cyclical process and that can enhance the subject's knowledge about himself, others and the circumstances in which he finds himself, improving relationships, indicating the presence of benefits or reflections in the dialogue between two social entities. Socio-educational mediation, by using the constructive and transformative concepts of mindfulness and soft skills to deal with the emotions and feelings of people and institutions, can help them to express their interests to achieve dialogue. The expansion of mediation activities to new social areas and the need for studies in this area, gave rise to the choice of this project. The sample is made up of the institution's employees and the public, who, being distinct groups, illustrate the plurality of identities, as well as several of the aspects that generate a sense of belonging. The results indicate the interest of the participating people and entity in following up and experiencing the mediated evolution to complement the deficiencies and absences in communication between the parties.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoGyorfi, Andréia Cristina Rodrigues da Silva2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80233por203056787info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:59.989751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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