Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16624
Resumo: Relatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_0e8f613786facd010296ca769ac355c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva MarquesExpressão criativaEmpatiaEscutaCreative expressionEmpathyActive listeningRelatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente relatório de estágio foi concretizado no âmbito da 11ª edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no ano letivo 2022/2023. O estágio foi realizado no Conservatório Regional Silva Marques no contexto da disciplina de Expressão Criativa, tendo como público-alvo os alunos do 1º ano do Curso do Ensino Artístico Especializado em Dança, composto por 20 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Este trabalho surgiu do interesse em aprofundar mais os conhecimentos na área da Inteligência Emocional numa das habilidades que a compõem, a Empatia, sendo uma competência socioemocional de grande relevância e cada vez mais importante a ser explorada no contexto escolar. O objetivo principal do estudo foi o de fomentar a empatia nos alunos, nas aulas de Expressão Criativa, proporcionando atividades que desenvolvessem a compreensão emocional, cognitiva e comportamental, capacitando-os para se relacionarem com os outros de forma empática e solidária. A preparação das aulas foi adaptada às necessidades da turma, garantindo o cumprimento dos conteúdos do programa da disciplina. Além disso, foram incluídos exercícios direcionados para o desenvolvimento de competências sociais, como o aprimoramento da comunicação, habilidades do aprender a fazer, do aprender a conviver e do aprender a ser. Estas atividades foram ao encontro da escuta ativa, da autonomia na resolução de problemas, da autoconfiança, do respeito pelo próximo e da empatia. Para este estudo recorreu-se à metodologia de Investigação-ação, de caráter qualitativo, aplicando-se diferentes instrumentos de recolha de dados nas diversas fases do estágio (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Autónoma). Os resultados obtidos revelaram uma melhoria significativa nas relações interpessoais e intrapessoais dos alunos, criando relações positivas com respeito mútuo, autoconhecimento e empatia.ABSTRACT - This internship report was carried out within the scope of the 11th edition of the Master's Course in Dance Teaching at the Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, in the academic year 2022/2023. The internship was carried out at the Silva Marques Regional Conservatory in the context of the Creative Expression discipline, with the target audience being students of the 1st year of the Specialized Artistic Education Course in Dance, composed of 20 students aged between 10 and 11 years. This work arose from the interest in deepening knowledge in the area of Emotional Intelligence in one of the skills that compose it, Empathy, being a socio-emotional competence of great relevance and increasingly important to be explored in the school context. The main objective of the study was to foster empathy in students, in Creative Expression classes, providing activities that develop emotional, cognitive and behavioral understanding, enabling them to relate to others in an empathic and supportive way. The preparation of classes was adapted to the needs of the class, ensuring compliance with the contents of the discipline's syllabus. In addition, exercises were included aimed at developing social skills, such as improving communication, learning to do, learning to live together and learning to be skills. These activities were in line with active listening, autonomy in problem solving, self-confidence, respect for others and empathy. For this study, a qualitative action-research methodology was used, applying different data collection instruments in the various stages of the internship (Structured Observation, Accompanied Participation and Autonomous Teaching). The results obtained revealed a significant improvement in the students' interpersonal and intrapersonal relationships, creating positive relationships with mutual respect, selfknowledge and empathy.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaMarques, AnaRCIPLMacedo, Patrícia2023-12-05T10:50:05Z2023-11-092023-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16624TID:203412885porMacedo, P. (2023). Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: Um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/16624info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T02:15:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:22.778163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
title Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
spellingShingle Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
Macedo, Patrícia
Expressão criativa
Empatia
Escuta
Creative expression
Empathy
Active listening
title_short Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
title_full Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
title_fullStr Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
title_full_unstemmed Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
title_sort Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques
author Macedo, Patrícia
author_facet Macedo, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão criativa
Empatia
Escuta
Creative expression
Empathy
Active listening
topic Expressão criativa
Empatia
Escuta
Creative expression
Empathy
Active listening
description Relatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T10:50:05Z
2023-11-09
2023-11-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16624
TID:203412885
url http://hdl.handle.net/10400.21/16624
identifier_str_mv TID:203412885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Macedo, P. (2023). Fomentando a empatia através da expressão criativa no ensino artístico especializado em dança: Um estudo com os alunos do 1º ano no Conservatório Regional Silva Marques [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/16624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136316737191936