Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria João
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/496
Resumo: Este texto apresenta uma análise dos modelos de educação a distância, tendo como referência a articulação da evolução das tecnologias de comunicação com o desenvolvimento dos ambientes de educação e formação não presencial. A presente análise é realizada a partir do conceito de “gerações de inovação tecnológica na educação a distância” proposto por Garrison (1985), sendo confrontadas com a visão deste autor diferentes perspectivas apresentadas por outros investigadores nesta área de estudos. Como resultado desta análise desenvolvemos um modelo de síntese que propomos sob a forma de quadro descritivo das “gerações tecnológicas” na educação a distância.
id RCAP_b0e4621c6528516967a1e14a793642b6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Gerações de inovação tecnológica no ensino à distânciaEste texto apresenta uma análise dos modelos de educação a distância, tendo como referência a articulação da evolução das tecnologias de comunicação com o desenvolvimento dos ambientes de educação e formação não presencial. A presente análise é realizada a partir do conceito de “gerações de inovação tecnológica na educação a distância” proposto por Garrison (1985), sendo confrontadas com a visão deste autor diferentes perspectivas apresentadas por outros investigadores nesta área de estudos. Como resultado desta análise desenvolvemos um modelo de síntese que propomos sob a forma de quadro descritivo das “gerações tecnológicas” na educação a distância.This text analysis the evolution of communication technologies in what relates to the development of alternative environments and models for distance education. The analysis starts from the concept of “technological innovation generations in distance learning”, proposed by Garrison (1985). Various perspectives, from other authors in the field of study, are presented and compared. Stemming from this analysis, a model has been developed by the author and it is proposed in the form of a table describing the “generations” of distance education technologies.Ce texte présente une analyse des modèles d’éducation à distance par rapport à l’articulation entre l’évolution des technologies de la communication et le développement des ambiances d’éducation et de formation nonprésentielles. Cette analyse part du concept de «générations d’innovation technologique en éducation à distance», proposé par Garrison (1985), et elle discute d’autres perspectives proposées par d’autres chercheurs dans la même aire d’étude. Dans la suite de cette analyse, nous proposons un modèle de synthèse sous la forme de cadre descriptif des «générations technologiques» en éducation à distance.Universidade do MinhoGomes, Maria João20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/496por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 16:1 (2003) 137-156.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
title Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
spellingShingle Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
Gomes, Maria João
title_short Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
title_full Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
title_fullStr Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
title_full_unstemmed Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
title_sort Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância
author Gomes, Maria João
author_facet Gomes, Maria João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria João
description Este texto apresenta uma análise dos modelos de educação a distância, tendo como referência a articulação da evolução das tecnologias de comunicação com o desenvolvimento dos ambientes de educação e formação não presencial. A presente análise é realizada a partir do conceito de “gerações de inovação tecnológica na educação a distância” proposto por Garrison (1985), sendo confrontadas com a visão deste autor diferentes perspectivas apresentadas por outros investigadores nesta área de estudos. Como resultado desta análise desenvolvemos um modelo de síntese que propomos sob a forma de quadro descritivo das “gerações tecnológicas” na educação a distância.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/496
url http://hdl.handle.net/1822/496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 16:1 (2003) 137-156.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303841700577280