Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5290 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre a modalidade a distância, considerando as suas diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y) e as especificidades dos Programas de EaD que vivenciam. A análise quantitativa dos dados coletados através de um instrumento de avaliação mostrou que nas três gerações houve participação maior do gênero feminino e que a geração Baby Boomers apresentou participação equilibrada entre os programas. A identificação do perfil dos estudantes permite apontar que um dos desafios da EaD é a integração das diferentes gerações que, ao interagirem, podem dividir experiências umas com as outras, fazendo com que as diferenças sejam produtoras de novas formas de convivência. Neste mesmo sentido, na organização dos cursos de graduação da EaD, no que se refere ao formato do material didático e às formas de comunicação entre estudantes, tutores e professores é preciso considerar a heterogeneidade das gerações. |
id |
FURG_d9b44821f1358a9e3aa50e64a13c25d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5290 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distânciaPerceptions of different generation students regarding to distance educationEducação a distânciaCursos de graduaçãoAvaliaçãoBaby boomersGeração xGeração yDistance educationUndergraduate coursesAssessmentGeneration xGeneration yO presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre a modalidade a distância, considerando as suas diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y) e as especificidades dos Programas de EaD que vivenciam. A análise quantitativa dos dados coletados através de um instrumento de avaliação mostrou que nas três gerações houve participação maior do gênero feminino e que a geração Baby Boomers apresentou participação equilibrada entre os programas. A identificação do perfil dos estudantes permite apontar que um dos desafios da EaD é a integração das diferentes gerações que, ao interagirem, podem dividir experiências umas com as outras, fazendo com que as diferenças sejam produtoras de novas formas de convivência. Neste mesmo sentido, na organização dos cursos de graduação da EaD, no que se refere ao formato do material didático e às formas de comunicação entre estudantes, tutores e professores é preciso considerar a heterogeneidade das gerações.This paper aims at investigating the perception of undergraduate students enrolled in distance education (DE), considering their different generations (Baby Boomers, X and Y), as well as the particularities of DE programs (UAB and Pró-Licenciatura) they experience. The quantitative analysis performed through the application of an assessment instrument showed that in all three age groups the presence of women were higher, the Baby Boomer generation had a balanced participation between UAB and Pró-Licenciatura programs. The profile identification of students allows indicating that one of the distance education challenges is the integration of these diferente generations, once they interact they may share experiences and cope with each other, producing new ways of living together. In this sense, the organization of undergraduate DE courses needs to consider the heterogeneity of generations, especially regarding to the teaching material format and the communication means among students, tutors and professors.2015-08-28T18:36:51Z2015-08-28T18:36:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Suzi Samá; LAURINO, Débora Pereira; LUNARDI, Guilherme Lerch. Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 2, p. 245-264, 2013. Disponível em: <https://repositorio.uam.es/xmlui/handle/10486/661815>. Acesso em: 28 ago. 2015.1989-0397http://repositorio.furg.br/handle/1/5290porPinto, Suzi SamáLaurino, Débora PereiraLunardi, Guilherme Lerchinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-08-28T18:36:51Zoai:repositorio.furg.br:1/5290Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-08-28T18:36:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância Perceptions of different generation students regarding to distance education |
title |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância |
spellingShingle |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância Pinto, Suzi Samá Educação a distância Cursos de graduação Avaliação Baby boomers Geração x Geração y Distance education Undergraduate courses Assessment Generation x Generation y |
title_short |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância |
title_full |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância |
title_fullStr |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância |
title_full_unstemmed |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância |
title_sort |
Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância |
author |
Pinto, Suzi Samá |
author_facet |
Pinto, Suzi Samá Laurino, Débora Pereira Lunardi, Guilherme Lerch |
author_role |
author |
author2 |
Laurino, Débora Pereira Lunardi, Guilherme Lerch |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Suzi Samá Laurino, Débora Pereira Lunardi, Guilherme Lerch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Cursos de graduação Avaliação Baby boomers Geração x Geração y Distance education Undergraduate courses Assessment Generation x Generation y |
topic |
Educação a distância Cursos de graduação Avaliação Baby boomers Geração x Geração y Distance education Undergraduate courses Assessment Generation x Generation y |
description |
O presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre a modalidade a distância, considerando as suas diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y) e as especificidades dos Programas de EaD que vivenciam. A análise quantitativa dos dados coletados através de um instrumento de avaliação mostrou que nas três gerações houve participação maior do gênero feminino e que a geração Baby Boomers apresentou participação equilibrada entre os programas. A identificação do perfil dos estudantes permite apontar que um dos desafios da EaD é a integração das diferentes gerações que, ao interagirem, podem dividir experiências umas com as outras, fazendo com que as diferenças sejam produtoras de novas formas de convivência. Neste mesmo sentido, na organização dos cursos de graduação da EaD, no que se refere ao formato do material didático e às formas de comunicação entre estudantes, tutores e professores é preciso considerar a heterogeneidade das gerações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-08-28T18:36:51Z 2015-08-28T18:36:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Suzi Samá; LAURINO, Débora Pereira; LUNARDI, Guilherme Lerch. Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 2, p. 245-264, 2013. Disponível em: <https://repositorio.uam.es/xmlui/handle/10486/661815>. Acesso em: 28 ago. 2015. 1989-0397 http://repositorio.furg.br/handle/1/5290 |
identifier_str_mv |
PINTO, Suzi Samá; LAURINO, Débora Pereira; LUNARDI, Guilherme Lerch. Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 2, p. 245-264, 2013. Disponível em: <https://repositorio.uam.es/xmlui/handle/10486/661815>. Acesso em: 28 ago. 2015. 1989-0397 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187264156532736 |