Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Marta Alexandra Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2263
Resumo: Relatório Final apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b0e552e5e1921b1d9a39f9eec1468fe6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humanaenvolvimentomotivaçãoarticulaçãoeducação pela artelinguagens artísticasinvolvementmotivationarticulationeducation through artartistic languagesRelatório Final apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório de investigação apresentado incide no trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em contextos de Creche e de Jardim de Infância na cidade de Santarém. No decorrer desse período, várias foram as questões que foram surgindo e, a certa altura, constatando que a Educação Artística é essencial para o desenvolvimento global do ser humano, considerámos que esta dever-se-á implementar desde a primeira infância e contemplar todos os graus de ensino do percurso escolar. Para responder a este facto, implementámos um projeto (“A floresta: do real ao imaginário”) visando a abordagem de algumas formas de Arte a crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos num jardim de infância da rede pública de Santarém, cujo principal objetivo era o desenvolvimento de capacidades criativas e imaginativas, valorizando quer a dimensão lúdica, quer a dimensão artística do Jogo Dramático/Teatro e das Artes Visuais, essencialmente. De forma a que o Projeto de intervenção se tornasse num objeto de estudo e também num instrumento de reflexão sobre uma prática pedagógica, a investigação-ação teve um caráter descritivo, baseado numa metodologia do tipo qualitativo. As entrevistas semiestruturadas realizadas à Educadora Cooperante e ao grupo de crianças com quem foi implementado o Projeto, possibilitaram, a par da observação direta e dos registos diários, dar resposta aos objetivos que pretendíamos alcançar com esta investigação: compreender o impacto que o Projeto teve no grupo, perceber a relevância da Educação Artística para as crianças, assim como a relevância que lhe é atribuída pelos/as educadores/as e, ainda, compreender de que modo é que as Artes poderão contribuir para aumentar os níveis de envolvimento e bem-estar das crianças. De modo a alargarmos essas conclusões, foram ainda realizadas mais três entrevistas semiestruturadas a Educadoras de Infância, evidenciando existir algumas lacunas no que diz respeito à dimensão artística das Artes e ao próprio conhecimento sobre cada linguagem artística mas reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento de diversas capacidades nas crianças. Por fim, sustentámos as conclusões do nosso estudo baseando-nos nas investigações de diversos autores consagrados, evidenciando o papel da Educação Artística para o desenvolvimento pleno do ser humano. Mas, para que este desenvolvimento seja possível, é essencial que a criança esteja motivada e envolvida na atividade. As Artes são, por si só, excelentes indutores de motivação e envolvimento. Cabe ao/à Educador/a proporcionar a cada criança momentos artísticos onde a dimensão lúdica e a dimensão artística sejam sempre contemplados.The present investigation report is about the work developed in Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten contexts, in the city of Santarém. Several questions appeared in that period. It was verified that Artistic Education is essential to the global development of the human being, whereby it should be implemented since early childhood and over all the school years. Taking this into account, it was implemented a project (“The forest: of the real to the imaginary”) in which some forms of Art were approached with children between three and six years old, in a public Kindergarten of Santarém. The main goal was to develop creative and imaginative skills while valuing the dimensions of play and art in Dramatic Play/Theatre and Visual Arts. The investigation/action had a descriptive character, based on a qualitative methodology, to allow it to become a study object and also a reflection tool about pedagogical practice. Semi structured interviews were made to the Cooperative Teacher and to the children with which the Project was implemented. These, along with directobservation and daily records, made possible to achieve the established purposes of the investigation: to comprehend the importance of the Project for the group; to understand the relevance of Artistic Education for children and the relevance attributed to it by Teachers; and, at last, to grasp how the Arts can add to higher levels of envelopment and well-being of children. Three Kindergarten Teachers were also interviewed to allow extended conclusions. They showed some lack of knowledge about the artistic dimension of the Arts and each artistic language, but recognized the importance of the Arts for the development of numerous skills in children. The conclusions of our study were supported by the investigations of several well-established author, showing the relevance of Artistic Education to the full development of the human being. Yet it is necessary for the child to be motivated and involved in the activity to make this development possible. The Arts by themselves are great in creating motivation and involvement. The Teacher should provide artistic moments, with dimensions of play and art, to each child.Barroca, CéliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFélix, Marta Alexandra Marques2018-07-02T22:26:33Z2018-05-142018-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2263TID:201929996por201929996info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:03Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:22.189276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
title Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
spellingShingle Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
Félix, Marta Alexandra Marques
envolvimento
motivação
articulação
educação pela arte
linguagens artísticas
involvement
motivation
articulation
education through art
artistic languages
title_short Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
title_full Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
title_fullStr Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
title_full_unstemmed Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
title_sort Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humana
author Félix, Marta Alexandra Marques
author_facet Félix, Marta Alexandra Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroca, Célia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Marta Alexandra Marques
dc.subject.por.fl_str_mv envolvimento
motivação
articulação
educação pela arte
linguagens artísticas
involvement
motivation
articulation
education through art
artistic languages
topic envolvimento
motivação
articulação
educação pela arte
linguagens artísticas
involvement
motivation
articulation
education through art
artistic languages
description Relatório Final apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-02T22:26:33Z
2018-05-14
2018-05-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2263
TID:201929996
url http://hdl.handle.net/10400.15/2263
identifier_str_mv TID:201929996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201929996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137033492365312