O potencial motivador dos textos narrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Sofia Félix
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1469
Resumo: É actualmente consensual que ler é compreender e que a leitura é o produto da interacção de três grandes grupos de factores: leitor, texto e contexto (Giasson, 1993). A motivação para ler é relativamente transversal a estes três factores e constitui uma variável chave quer para a aprendizagem da leitura propriamente dita, quer para a formação de leitores. Apesar desta transversalidade, a motivação para ler associada ao factor texto tem sido pouco estudada. Sendo o manual escolar o recurso didáctico por excelência usado nas escolas portuguesas, o presente estudo tem como objectivo geral avaliar o potencial motivador dos textos narrativos inseridos num manual de Língua Portuguesa para o 3.º ano de escolaridade quer na perspectiva dos alunos, quer na perspectiva dos professores. A Escola não se pode limitar a ensinar a ler. Tem,também, um papel decisivo na formação de leitores, pelo que o estudo desenvolvido visa obter indicadores sobre o contributo daquele material de leitura para a formação de leitores. O estudo empírico desenvolvido envolveu 208 alunos do 3.º ano de escolaridade e respectivos professores (n=11) de um Agrupamento de Escolas do concelho da Trofa. Os resultados obtidos através de um questionário, elaborado para o efeito, revelam que os alunos apreciam a leitura dos textos narrativos do manual analisado e os professores reconhecem-lhes um elevado potencial motivador. Estas apreciações não corroboram as análises efectuadas aos manuais escolares em geral, pelo que se procede a uma discussão sobre esta discrepância. Os resultados fornecem alguns indicadores sobre as características que os alunos mais apreciam nos textos narrativos – dimensão fantástico-realista, conteúdos que apelam à dimensão sócio-moral e humor – o que poderá contribuir para uma selecção mais adequada do material de leitura a usar em contexto de sala de aula.
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