Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3521 |
Resumo: | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_b0f8e1c18118c52a9078d738e7063c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3521 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010AprendizagemDidácticaEnsinoEstágioPedagogiaMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioApós terminado o estágio na escola, que se traduz no culminar da formação académica na área da educação, surge a fase de uma análise reflexiva de todo este período de tempo que se tornaria uma experiência intensa e recompensadora para o professor estagiário. Foram desenvolvidas todas as tarefas previstas no guia de estágio, seguindo sempre as indicações do mesmo segundo as diferentes áreas de intervenção. Durante este percurso surgiram dificuldades, para as quais foi necessário criar soluções para as resolver, foram identificados pontos fortes e pontos fracos os quais as características pessoais podem influenciar. A participação na escola como professor não se prendeu exclusivamente à sala de aula, pois surgiram actividades de desporto escolar, actividade interna de Educação Física, entre outras. Foi elaborado e apresentado um estudo relacionado com a indisciplina relativo à escola em questão. E elaborou-se também uma actividade de relação com a comunidade, aproveitando o espaço geográfico próximo e envolvendo vários níveis escolares culminando com a satisfação geral. A análise destas actividades foca-se nas decisões para problemas que surgiram, para os quais se criaram várias opções para encontrar uma solução, e o seu resultado serve de guia para uma intervenção futura.ABSTRACT : After the conclusion of the Traineeship in school context, which represents the culminating of the academic formation in the area of education and an intense and rewarding experience for the probationary teacher, a reflexive analysis of this period becomes necessary. The tasks foreseen in the Traineeship Guide have all been pursued, following always the indications of the same guide according to the different areas of intervention. During this path difficulties have appeared, and strengths and weaknesses have been identified which can be influenced by the personal characteristics and it was necessary to create solutions to resolve them. The participation at school as a Teacher was not restrained exclusively to the Physical Education classroom, therefore several activities such as school sports, traditional games among others, made a contribution to enrich the trainee’s formation. A study related with the perceptions of pupils classroom behavior was elaborated and presented to the community. The organization of an activity aiming the relationship with the school community and using the advantage the nearby geographic natural environment, promoted the participation of various school levels. The reflexive analysis of these activities focused at the choice of “decision making” for problem solving and it’s outcome, will assume a guidance line for future intervention.Silva, Luís Cravo daRepositório da Universidade de LisboaCosta, Vítor Hugo Urze20112011-09-02T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3521porCosta, Vítor Urze (2011) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:22.754076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 Costa, Vítor Hugo Urze Aprendizagem Didáctica Ensino Estágio Pedagogia |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010 |
author |
Costa, Vítor Hugo Urze |
author_facet |
Costa, Vítor Hugo Urze |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Luís Cravo da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vítor Hugo Urze |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Didáctica Ensino Estágio Pedagogia |
topic |
Aprendizagem Didáctica Ensino Estágio Pedagogia |
description |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-09-02T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3521 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Vítor Urze (2011) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131000009129984 |