Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins, Fernanda, Ferreira, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88897
Resumo: Um clima criativo é um conceito frequentemente abordado na literatura e pode ser uma forma intencional de promover a criatividade, nomeadamente em contexto educativo. Proporcionar este clima criativo é fundamental desde o início do percurso escolar. Por seu lado, as representações, não sendo competências, podem condicionar atitudes e comportamentos, sendo relevante a sua avaliação, inclusivamente no âmbito da criatividade. Este estudo analisou representações sobre o clima criativo em sala e aula (incluindo a autoperceção de criatividade nesse contexto) em 245 alunos do 4º ano de escolaridade da zona norte de Portugal. Usou-se a Escala de Clima para a Criatividade em Sala de Aula (autor 1 et al., 2019). Os dados foram tratados em função do género dos alunos, do sistema público ou privado das escolas em causa, assim como da zona rural ou urbana em que estas se inseriam. Existem diferenças estatisticamente significativas para cada uma destas condições estudadas. Tais resultados de um estudo ainda exploratório podem servir futuras investigações e formações a agentes educativos.
id RCAP_b108408d3f2f629fea936101ab8c3d91
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88897
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básicoCreative climate in the classroom: An exploratory study with pupils from elementary schoolClima criativoRepresentaçõesSala de aulaAlunosEnsino básicoCreative climateRepresentationsClassroomStudentsElementary schoolCiências Sociais::PsicologiaEducação de qualidadeUm clima criativo é um conceito frequentemente abordado na literatura e pode ser uma forma intencional de promover a criatividade, nomeadamente em contexto educativo. Proporcionar este clima criativo é fundamental desde o início do percurso escolar. Por seu lado, as representações, não sendo competências, podem condicionar atitudes e comportamentos, sendo relevante a sua avaliação, inclusivamente no âmbito da criatividade. Este estudo analisou representações sobre o clima criativo em sala e aula (incluindo a autoperceção de criatividade nesse contexto) em 245 alunos do 4º ano de escolaridade da zona norte de Portugal. Usou-se a Escala de Clima para a Criatividade em Sala de Aula (autor 1 et al., 2019). Os dados foram tratados em função do género dos alunos, do sistema público ou privado das escolas em causa, assim como da zona rural ou urbana em que estas se inseriam. Existem diferenças estatisticamente significativas para cada uma destas condições estudadas. Tais resultados de um estudo ainda exploratório podem servir futuras investigações e formações a agentes educativos.A creative climate is a concept often discussed in the literature and can be an intentional way to promote creativity, particularly in an educational context. Providing this creative climate is fundamental from the beginning of the school career. On the other hand, representations, not being skills, can condition attitudes and behaviours, making their assessment relevant including in the context of creativity. In this study representations of the creative climate in the classroom (including the self-perception of creativity in this context) of 245 students from the 4th year of schooling in the north of Portugal were analyzed. The Climate Scale for Creativity in the Classroom (autor 1 et al., 2019) was used. Data were processed according to the gender of the students, the public or private system of the schools in question, as well as the rural or urban area in which they were located. There are statistically significant differences for each of these studied conditions. Such results of a still exploratory study can be useful for future research and training of educational agents.Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la SaludUniversidade do MinhoMorais, Maria de FátimaMartins, FernandaFerreira, Fátima20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88897porMorais, M. F., Martins, F., & Ferreira, F. (2023), Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico. Talincrea - Revista Talento, Inteligencia y Creatividad, 9 (18), 73-882448-8992http://www.talincrea.cucs.udg.mx//sites/default/files/adjuntos/09_18/08_clima.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T01:25:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:07.540146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
Creative climate in the classroom: An exploratory study with pupils from elementary school
title Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
spellingShingle Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
Morais, Maria de Fátima
Clima criativo
Representações
Sala de aula
Alunos
Ensino básico
Creative climate
Representations
Classroom
Students
Elementary school
Ciências Sociais::Psicologia
Educação de qualidade
title_short Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
title_full Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
title_fullStr Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
title_full_unstemmed Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
title_sort Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico
author Morais, Maria de Fátima
author_facet Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Ferreira, Fátima
author_role author
author2 Martins, Fernanda
Ferreira, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Ferreira, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Clima criativo
Representações
Sala de aula
Alunos
Ensino básico
Creative climate
Representations
Classroom
Students
Elementary school
Ciências Sociais::Psicologia
Educação de qualidade
topic Clima criativo
Representações
Sala de aula
Alunos
Ensino básico
Creative climate
Representations
Classroom
Students
Elementary school
Ciências Sociais::Psicologia
Educação de qualidade
description Um clima criativo é um conceito frequentemente abordado na literatura e pode ser uma forma intencional de promover a criatividade, nomeadamente em contexto educativo. Proporcionar este clima criativo é fundamental desde o início do percurso escolar. Por seu lado, as representações, não sendo competências, podem condicionar atitudes e comportamentos, sendo relevante a sua avaliação, inclusivamente no âmbito da criatividade. Este estudo analisou representações sobre o clima criativo em sala e aula (incluindo a autoperceção de criatividade nesse contexto) em 245 alunos do 4º ano de escolaridade da zona norte de Portugal. Usou-se a Escala de Clima para a Criatividade em Sala de Aula (autor 1 et al., 2019). Os dados foram tratados em função do género dos alunos, do sistema público ou privado das escolas em causa, assim como da zona rural ou urbana em que estas se inseriam. Existem diferenças estatisticamente significativas para cada uma destas condições estudadas. Tais resultados de um estudo ainda exploratório podem servir futuras investigações e formações a agentes educativos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88897
url https://hdl.handle.net/1822/88897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, M. F., Martins, F., & Ferreira, F. (2023), Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico. Talincrea - Revista Talento, Inteligencia y Creatividad, 9 (18), 73-88
2448-8992
http://www.talincrea.cucs.udg.mx//sites/default/files/adjuntos/09_18/08_clima.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137761638219776