A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torre, Sandra Castro da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5304
Resumo: Trabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning
id RCAP_b11f66862488d524d04bcc74915b351b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagemAmbiente virtual de aprendizagemAprendizagem colaborativaDesenvolvimento tecnológicoTrabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-LearningEste estudo deriva da necessidade de superar um hiato que progressivamente se expande entre dois universos que se deveriam complementar devendo ser um, condição sine qua non do outro: os interesses/necessidades que movem a nova geração de estudantes atraída pelo desenvolvimento tecnológico e a oferta educativa. O envolvimento dos alunos na aprendizagem, a sua pró-actividade, o trabalho exploratório indubitavelmente assumem-se como grandes finalidades educativas a perseguir. No entanto, é fundamental conciliar as necessidades ditadas pela nova economia mundial – a do conhecimento e as que inspiram verdadeiramente os nossos jovens e que, na sua essência, convergem sensivelmente para as actuais exigências do mercado de trabalho: as comunidades virtuais, o trabalho colaborativo, a produção e partilha imediata de informação, a navegação sem fronteiras, o acesso imediato à informação, tudo assente no incessante desenvolvimento tecnológico. Urge deste modo uma rápida reviravolta no seio educativo. Impõe-se novas competências aos nossos jovens e cabe à escola o seu desenvolvimento: promover a criatividade, a capacidade de inovar, o desenvolvimento de competências sociais essenciais no desenvolvimento do trabalho em equipa assente em metodologias colaborativas, motivar nos alunos uma aprendizagem ao longo da vida. Os sistemas interactivos de comunicação são cada vez mais apelativos e reservam um diversificado leque de potencialidades educativas. Se é um facto o fraco investimento tecnológico presente nas salas de aula é também relativamente consensual que a maior parte das residências têm vindo crescentemente a provir-se de tecnologias, designadamente de computadores pessoais e de acesso à internet. Estas circunstâncias permitem a expansão da aprendizagem formal que se restringia até então, à sala de aula. Os conteúdos, o professor e os pares podem interagir sem delimitações do ponto de vista do tempo e do espaço em ambientes virtuais de aprendizagem, como o dokeos. Com efeito, a problemática que move este trabalho reside na aferição das potencialidades que advém de uma aprendizagem híbrida. De que forma a colaboração pode ser potenciada num AVA, que competências implícitas são despoletadas, assim como as repercussões cognitivas e motivacionais geradas em contextos digitais de aprendizagem, são linhas orientadoras desta investigação. O dokeos constituiu a plataforma de aprendizagem seleccionada para desenvolver o curso Geogr@fia. Através deste ambiente de aprendizagem desenvolveram-se metodologias de aprendizagem individuais e colaborativas de construção do conhecimento, incidindo-se sobretudo nesta última. Os alunos puderam interagir de forma colaborativa com ferramentas de aprendizagem inovadoras como os fóruns e os wikis, esclarecer dúvidas e desenvolver trabalhos colaborativos via correio electrónico e chats, interagir com conteúdos interactivos, assim como partilhar aprendizagens alcançadas. A individualização do processo de ensino-aprendizagem adquire um novo ânimo através dos ambientes virtuais, respondendo mais directamente às especificidades que caracterizam cada aluno. A participação e colaboração são incitadas pela presença concomitante de vários elementos da comunidade virtual da aprendizagem que incitam o convívio, discussão e a partilha.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universiadade Nova de LisboaTomé, IreneRUNTorre, Sandra Castro da2011-03-01T16:20:35Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:45Zoai:run.unl.pt:10362/5304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:11.653990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
title A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
Torre, Sandra Castro da
Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Desenvolvimento tecnológico
title_short A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
author Torre, Sandra Castro da
author_facet Torre, Sandra Castro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomé, Irene
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Torre, Sandra Castro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Desenvolvimento tecnológico
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Desenvolvimento tecnológico
description Trabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03
2010-03-01T00:00:00Z
2011-03-01T16:20:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5304
url http://hdl.handle.net/10362/5304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universiadade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universiadade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137812160708608