Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241 |
Resumo: | Esta investiga??o aborda uma interpreta??o e an?lise das a??es da chefia direta, sustentadas em princ?pios da lideran?a servidora, em rela??es de mentoria e de ajuda ? equipa que lidera. Tem por objetivo: Verificar, atrav?s dos resultados do diagn?stico do Efeito de Marca de Empregado, quais os efeitos na gest?o das pessoas e da organiza??o numa Institui??o Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerando a influ?ncia do processo de valoriza??o e capacita??o da gest?o de pessoas. Adota uma metodologia quanti-qualitativa que resulta da an?lise concreta e comparativa dos resultados obtidos pelo diagn?stico de Efeito de Marca de Empregado, recolhidos em dois momentos, setembro de 2018 e novembro de 2019, acrescida de uma an?lise qualitativa dos resultados. Os resultados obtidos comprovam a influ?ncia positiva das pr?ticas da lideran?a servidora na Institui??o e, tamb?m, a perce??o positiva da humaniza??o dos processos de gest?o, de sentimentos de perten?a e de confian?a, bem como de melhoria na comunica??o e participa??o ativa na Institui??o por parte da equipa. Conclui- se que o processo do Efeito de Marca de Empregado produz resultados importantes no desenvolvimento estrat?gico e operacional na gest?o de pessoas de uma IPSS. / This research addresses an interpretation and analysis of the direct leadership actions based on servant leadership principles and in mentoring and helping relationships with the leaded team. It aims: To check, through the results of the diagnosis of the Employee Brand Effect, the effects on people and organization management in a Social Solidarity Private Institutions (SSPI), considering the influence of the valuing and training processes in people management. It adopts a quantitative and qualitative methodology that results from the concrete and comparative analysis of the results obtained by the Employee Brand Effect?s diagnosis, collected in two stages, September 2018 and November 2019, plus a qualitative analysis of the results. The results obtained prove the positive influence of servant leadership practices in the Institution and the positive perception of the humanization of management processes, belonging feelings and trust, and the improvement in communication and active participation in the team?s Institution. In conclusion, the Employee Brand Effect process produces important results in the strategic and operational development in the SSPI people management. |
id |
RCAP_b12b6bc7683df4659b665f81a4dece29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSSEfeito de marca de empregado - Employee brand effectLideran?a servidora - Servant leadershipRela??es interpessoais - Interpersonal relationsConstela??es relacionais - Relational constellationsIPSS - SSPIEsta investiga??o aborda uma interpreta??o e an?lise das a??es da chefia direta, sustentadas em princ?pios da lideran?a servidora, em rela??es de mentoria e de ajuda ? equipa que lidera. Tem por objetivo: Verificar, atrav?s dos resultados do diagn?stico do Efeito de Marca de Empregado, quais os efeitos na gest?o das pessoas e da organiza??o numa Institui??o Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerando a influ?ncia do processo de valoriza??o e capacita??o da gest?o de pessoas. Adota uma metodologia quanti-qualitativa que resulta da an?lise concreta e comparativa dos resultados obtidos pelo diagn?stico de Efeito de Marca de Empregado, recolhidos em dois momentos, setembro de 2018 e novembro de 2019, acrescida de uma an?lise qualitativa dos resultados. Os resultados obtidos comprovam a influ?ncia positiva das pr?ticas da lideran?a servidora na Institui??o e, tamb?m, a perce??o positiva da humaniza??o dos processos de gest?o, de sentimentos de perten?a e de confian?a, bem como de melhoria na comunica??o e participa??o ativa na Institui??o por parte da equipa. Conclui- se que o processo do Efeito de Marca de Empregado produz resultados importantes no desenvolvimento estrat?gico e operacional na gest?o de pessoas de uma IPSS. / This research addresses an interpretation and analysis of the direct leadership actions based on servant leadership principles and in mentoring and helping relationships with the leaded team. It aims: To check, through the results of the diagnosis of the Employee Brand Effect, the effects on people and organization management in a Social Solidarity Private Institutions (SSPI), considering the influence of the valuing and training processes in people management. It adopts a quantitative and qualitative methodology that results from the concrete and comparative analysis of the results obtained by the Employee Brand Effect?s diagnosis, collected in two stages, September 2018 and November 2019, plus a qualitative analysis of the results. The results obtained prove the positive influence of servant leadership practices in the Institution and the positive perception of the humanization of management processes, belonging feelings and trust, and the improvement in communication and active participation in the team?s Institution. In conclusion, the Employee Brand Effect process produces important results in the strategic and operational development in the SSPI people management.ISMT2021-05-03T09:35:18Z2021-05-032020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241TID:202581926porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241Ferreira, Ana Rita BarachoSousa, Andrea (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:22Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:00.261878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS |
title |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS |
spellingShingle |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS Ferreira, Ana Rita Baracho Efeito de marca de empregado - Employee brand effect Lideran?a servidora - Servant leadership Rela??es interpessoais - Interpersonal relations Constela??es relacionais - Relational constellations IPSS - SSPI |
title_short |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS |
title_full |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS |
title_fullStr |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS |
title_full_unstemmed |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS |
title_sort |
Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS |
author |
Ferreira, Ana Rita Baracho |
author_facet |
Ferreira, Ana Rita Baracho Sousa, Andrea (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Andrea (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Rita Baracho Sousa, Andrea (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito de marca de empregado - Employee brand effect Lideran?a servidora - Servant leadership Rela??es interpessoais - Interpersonal relations Constela??es relacionais - Relational constellations IPSS - SSPI |
topic |
Efeito de marca de empregado - Employee brand effect Lideran?a servidora - Servant leadership Rela??es interpessoais - Interpersonal relations Constela??es relacionais - Relational constellations IPSS - SSPI |
description |
Esta investiga??o aborda uma interpreta??o e an?lise das a??es da chefia direta, sustentadas em princ?pios da lideran?a servidora, em rela??es de mentoria e de ajuda ? equipa que lidera. Tem por objetivo: Verificar, atrav?s dos resultados do diagn?stico do Efeito de Marca de Empregado, quais os efeitos na gest?o das pessoas e da organiza??o numa Institui??o Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerando a influ?ncia do processo de valoriza??o e capacita??o da gest?o de pessoas. Adota uma metodologia quanti-qualitativa que resulta da an?lise concreta e comparativa dos resultados obtidos pelo diagn?stico de Efeito de Marca de Empregado, recolhidos em dois momentos, setembro de 2018 e novembro de 2019, acrescida de uma an?lise qualitativa dos resultados. Os resultados obtidos comprovam a influ?ncia positiva das pr?ticas da lideran?a servidora na Institui??o e, tamb?m, a perce??o positiva da humaniza??o dos processos de gest?o, de sentimentos de perten?a e de confian?a, bem como de melhoria na comunica??o e participa??o ativa na Institui??o por parte da equipa. Conclui- se que o processo do Efeito de Marca de Empregado produz resultados importantes no desenvolvimento estrat?gico e operacional na gest?o de pessoas de uma IPSS. / This research addresses an interpretation and analysis of the direct leadership actions based on servant leadership principles and in mentoring and helping relationships with the leaded team. It aims: To check, through the results of the diagnosis of the Employee Brand Effect, the effects on people and organization management in a Social Solidarity Private Institutions (SSPI), considering the influence of the valuing and training processes in people management. It adopts a quantitative and qualitative methodology that results from the concrete and comparative analysis of the results obtained by the Employee Brand Effect?s diagnosis, collected in two stages, September 2018 and November 2019, plus a qualitative analysis of the results. The results obtained prove the positive influence of servant leadership practices in the Institution and the positive perception of the humanization of management processes, belonging feelings and trust, and the improvement in communication and active participation in the team?s Institution. In conclusion, the Employee Brand Effect process produces important results in the strategic and operational development in the SSPI people management. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2021-05-03T09:35:18Z 2021-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241 TID:202581926 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241 |
identifier_str_mv |
TID:202581926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136427938676736 |