Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rita Baracho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Andrea (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241
Resumo: Esta investiga??o aborda uma interpreta??o e an?lise das a??es da chefia direta, sustentadas em princ?pios da lideran?a servidora, em rela??es de mentoria e de ajuda ? equipa que lidera. Tem por objetivo: Verificar, atrav?s dos resultados do diagn?stico do Efeito de Marca de Empregado, quais os efeitos na gest?o das pessoas e da organiza??o numa Institui??o Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerando a influ?ncia do processo de valoriza??o e capacita??o da gest?o de pessoas. Adota uma metodologia quanti-qualitativa que resulta da an?lise concreta e comparativa dos resultados obtidos pelo diagn?stico de Efeito de Marca de Empregado, recolhidos em dois momentos, setembro de 2018 e novembro de 2019, acrescida de uma an?lise qualitativa dos resultados. Os resultados obtidos comprovam a influ?ncia positiva das pr?ticas da lideran?a servidora na Institui??o e, tamb?m, a perce??o positiva da humaniza??o dos processos de gest?o, de sentimentos de perten?a e de confian?a, bem como de melhoria na comunica??o e participa??o ativa na Institui??o por parte da equipa. Conclui- se que o processo do Efeito de Marca de Empregado produz resultados importantes no desenvolvimento estrat?gico e operacional na gest?o de pessoas de uma IPSS. / This research addresses an interpretation and analysis of the direct leadership actions based on servant leadership principles and in mentoring and helping relationships with the leaded team. It aims: To check, through the results of the diagnosis of the Employee Brand Effect, the effects on people and organization management in a Social Solidarity Private Institutions (SSPI), considering the influence of the valuing and training processes in people management. It adopts a quantitative and qualitative methodology that results from the concrete and comparative analysis of the results obtained by the Employee Brand Effect?s diagnosis, collected in two stages, September 2018 and November 2019, plus a qualitative analysis of the results. The results obtained prove the positive influence of servant leadership practices in the Institution and the positive perception of the humanization of management processes, belonging feelings and trust, and the improvement in communication and active participation in the team?s Institution. In conclusion, the Employee Brand Effect process produces important results in the strategic and operational development in the SSPI people management.
id RCAP_b12b6bc7683df4659b665f81a4dece29
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSSEfeito de marca de empregado - Employee brand effectLideran?a servidora - Servant leadershipRela??es interpessoais - Interpersonal relationsConstela??es relacionais - Relational constellationsIPSS - SSPIEsta investiga??o aborda uma interpreta??o e an?lise das a??es da chefia direta, sustentadas em princ?pios da lideran?a servidora, em rela??es de mentoria e de ajuda ? equipa que lidera. Tem por objetivo: Verificar, atrav?s dos resultados do diagn?stico do Efeito de Marca de Empregado, quais os efeitos na gest?o das pessoas e da organiza??o numa Institui??o Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerando a influ?ncia do processo de valoriza??o e capacita??o da gest?o de pessoas. Adota uma metodologia quanti-qualitativa que resulta da an?lise concreta e comparativa dos resultados obtidos pelo diagn?stico de Efeito de Marca de Empregado, recolhidos em dois momentos, setembro de 2018 e novembro de 2019, acrescida de uma an?lise qualitativa dos resultados. Os resultados obtidos comprovam a influ?ncia positiva das pr?ticas da lideran?a servidora na Institui??o e, tamb?m, a perce??o positiva da humaniza??o dos processos de gest?o, de sentimentos de perten?a e de confian?a, bem como de melhoria na comunica??o e participa??o ativa na Institui??o por parte da equipa. Conclui- se que o processo do Efeito de Marca de Empregado produz resultados importantes no desenvolvimento estrat?gico e operacional na gest?o de pessoas de uma IPSS. / This research addresses an interpretation and analysis of the direct leadership actions based on servant leadership principles and in mentoring and helping relationships with the leaded team. It aims: To check, through the results of the diagnosis of the Employee Brand Effect, the effects on people and organization management in a Social Solidarity Private Institutions (SSPI), considering the influence of the valuing and training processes in people management. It adopts a quantitative and qualitative methodology that results from the concrete and comparative analysis of the results obtained by the Employee Brand Effect?s diagnosis, collected in two stages, September 2018 and November 2019, plus a qualitative analysis of the results. The results obtained prove the positive influence of servant leadership practices in the Institution and the positive perception of the humanization of management processes, belonging feelings and trust, and the improvement in communication and active participation in the team?s Institution. In conclusion, the Employee Brand Effect process produces important results in the strategic and operational development in the SSPI people management.ISMT2021-05-03T09:35:18Z2021-05-032020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241TID:202581926porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241Ferreira, Ana Rita BarachoSousa, Andrea (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:22Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:00.261878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
title Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
spellingShingle Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
Ferreira, Ana Rita Baracho
Efeito de marca de empregado - Employee brand effect
Lideran?a servidora - Servant leadership
Rela??es interpessoais - Interpersonal relations
Constela??es relacionais - Relational constellations
IPSS - SSPI
title_short Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
title_full Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
title_fullStr Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
title_full_unstemmed Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
title_sort Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS
author Ferreira, Ana Rita Baracho
author_facet Ferreira, Ana Rita Baracho
Sousa, Andrea (Orientadora)
author_role author
author2 Sousa, Andrea (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Rita Baracho
Sousa, Andrea (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito de marca de empregado - Employee brand effect
Lideran?a servidora - Servant leadership
Rela??es interpessoais - Interpersonal relations
Constela??es relacionais - Relational constellations
IPSS - SSPI
topic Efeito de marca de empregado - Employee brand effect
Lideran?a servidora - Servant leadership
Rela??es interpessoais - Interpersonal relations
Constela??es relacionais - Relational constellations
IPSS - SSPI
description Esta investiga??o aborda uma interpreta??o e an?lise das a??es da chefia direta, sustentadas em princ?pios da lideran?a servidora, em rela??es de mentoria e de ajuda ? equipa que lidera. Tem por objetivo: Verificar, atrav?s dos resultados do diagn?stico do Efeito de Marca de Empregado, quais os efeitos na gest?o das pessoas e da organiza??o numa Institui??o Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerando a influ?ncia do processo de valoriza??o e capacita??o da gest?o de pessoas. Adota uma metodologia quanti-qualitativa que resulta da an?lise concreta e comparativa dos resultados obtidos pelo diagn?stico de Efeito de Marca de Empregado, recolhidos em dois momentos, setembro de 2018 e novembro de 2019, acrescida de uma an?lise qualitativa dos resultados. Os resultados obtidos comprovam a influ?ncia positiva das pr?ticas da lideran?a servidora na Institui??o e, tamb?m, a perce??o positiva da humaniza??o dos processos de gest?o, de sentimentos de perten?a e de confian?a, bem como de melhoria na comunica??o e participa??o ativa na Institui??o por parte da equipa. Conclui- se que o processo do Efeito de Marca de Empregado produz resultados importantes no desenvolvimento estrat?gico e operacional na gest?o de pessoas de uma IPSS. / This research addresses an interpretation and analysis of the direct leadership actions based on servant leadership principles and in mentoring and helping relationships with the leaded team. It aims: To check, through the results of the diagnosis of the Employee Brand Effect, the effects on people and organization management in a Social Solidarity Private Institutions (SSPI), considering the influence of the valuing and training processes in people management. It adopts a quantitative and qualitative methodology that results from the concrete and comparative analysis of the results obtained by the Employee Brand Effect?s diagnosis, collected in two stages, September 2018 and November 2019, plus a qualitative analysis of the results. The results obtained prove the positive influence of servant leadership practices in the Institution and the positive perception of the humanization of management processes, belonging feelings and trust, and the improvement in communication and active participation in the team?s Institution. In conclusion, the Employee Brand Effect process produces important results in the strategic and operational development in the SSPI people management.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2021-05-03T09:35:18Z
2021-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241
TID:202581926
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241
identifier_str_mv TID:202581926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136427938676736