A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19519 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_f7bd417a747a93e3eeb7fa2c78859cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19519 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaboradorMarca do EmpregadorIdentificação OrganizacionalLiderança TransformacionalEnvolvimento do ColaboradorEmployer BrandOrganizational IdentificationTransformational LeadershipEmployee EngagementMestrado em Gestão de Recursos HumanosDada a crescente publicação de estudos sobre Employer Branding e o atual interesse das organizações e dos profissionais de recursos humanos pelo tema, decidiu-se efetuar um estudo exploratório, no qual procurou-se avaliar qual é o papel do Employer Branding, que neste trabalho será traduzido como a marca do empregador, como mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador. Nesse sentido, para além da compreensão da influência da marca do empregador neste modelo, tornou-se igualmente necessário aferir o impacto que a identificação organizacional possui a nível de mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador, sendo a identificação organizacional um tema que há muito vem sendo explorado e de forte importância para as organizações. O objetivo central desta investigação, portanto, é compreender como a liderança transformacional percebida pelos colaboradores pode, por meio da marca do empregador e da identificação organizacional, melhorar os níveis de envolvimento dos colaboradores. Para a realização deste estudo foram analisadas as respostas (N=151) de colaboradores de diferentes organizações localizadas em Portugal, no Brasil e na França, sendo que a escolha destes três países se deu pela conveniência de acessibilidade aos inqueridos. Foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários e sua posterior análise. Os resultados obtidos permitiram comprovar que os constructos, marca do empregador e identificação organizacional, são importantes mediadores entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador.Given the growing publication of studies on Employer Branding and the current interest of organizations in the subject and especially the human resources professionals, decided to conduct an exploratory study in which sought to evaluate the role of the Employer Brand, which will be translated into this paper, as a mediator between Transformational Leadership and Employee Engagement. In this sense, in addition to understanding the Employer Brand influence in this model, it has also become necessary to assess the impact that Organizational Identification has at the mediator level between Transformational Leadership and Employee Engagement, since Organizational Identification is a theme that It has long been explored and has a great importance to organizations. The central objective of this research, therefore, is to understand how Transformational Leadership perceived by employees can, through Employer Brand and Organizational Identification, improve Employee Engagement levels. To carry out this study, we inquired N = 151 employees from different organizations in Portugal, Brazil and France, the choice of these three countries was due to the convenience of accessibility to the respondents. The quantitative methodology was used, using questionnaires and their subsequent analysis. The results obtained showed that Employer Brand and Organizational Identification are important constructs mediators between Transformational Leadership and Employee Engagement.Instituto Superior de Economia e GestãoLacerda, Teresa Correia deRepositório da Universidade de LisboaJúnior, Edson Araujo Barreto2020-01-31T09:25:07Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19519porJúnior, Edson Araujo Barreto (2019). "A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:24.053074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador |
title |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador |
spellingShingle |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador Júnior, Edson Araujo Barreto Marca do Empregador Identificação Organizacional Liderança Transformacional Envolvimento do Colaborador Employer Brand Organizational Identification Transformational Leadership Employee Engagement |
title_short |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador |
title_full |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador |
title_fullStr |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador |
title_full_unstemmed |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador |
title_sort |
A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador |
author |
Júnior, Edson Araujo Barreto |
author_facet |
Júnior, Edson Araujo Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lacerda, Teresa Correia de Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Edson Araujo Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca do Empregador Identificação Organizacional Liderança Transformacional Envolvimento do Colaborador Employer Brand Organizational Identification Transformational Leadership Employee Engagement |
topic |
Marca do Empregador Identificação Organizacional Liderança Transformacional Envolvimento do Colaborador Employer Brand Organizational Identification Transformational Leadership Employee Engagement |
description |
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-01-31T09:25:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19519 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Júnior, Edson Araujo Barreto (2019). "A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131135868928000 |