A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Edson Araujo Barreto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19519
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_f7bd417a747a93e3eeb7fa2c78859cac
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaboradorMarca do EmpregadorIdentificação OrganizacionalLiderança TransformacionalEnvolvimento do ColaboradorEmployer BrandOrganizational IdentificationTransformational LeadershipEmployee EngagementMestrado em Gestão de Recursos HumanosDada a crescente publicação de estudos sobre Employer Branding e o atual interesse das organizações e dos profissionais de recursos humanos pelo tema, decidiu-se efetuar um estudo exploratório, no qual procurou-se avaliar qual é o papel do Employer Branding, que neste trabalho será traduzido como a marca do empregador, como mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador. Nesse sentido, para além da compreensão da influência da marca do empregador neste modelo, tornou-se igualmente necessário aferir o impacto que a identificação organizacional possui a nível de mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador, sendo a identificação organizacional um tema que há muito vem sendo explorado e de forte importância para as organizações. O objetivo central desta investigação, portanto, é compreender como a liderança transformacional percebida pelos colaboradores pode, por meio da marca do empregador e da identificação organizacional, melhorar os níveis de envolvimento dos colaboradores. Para a realização deste estudo foram analisadas as respostas (N=151) de colaboradores de diferentes organizações localizadas em Portugal, no Brasil e na França, sendo que a escolha destes três países se deu pela conveniência de acessibilidade aos inqueridos. Foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários e sua posterior análise. Os resultados obtidos permitiram comprovar que os constructos, marca do empregador e identificação organizacional, são importantes mediadores entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador.Given the growing publication of studies on Employer Branding and the current interest of organizations in the subject and especially the human resources professionals, decided to conduct an exploratory study in which sought to evaluate the role of the Employer Brand, which will be translated into this paper, as a mediator between Transformational Leadership and Employee Engagement. In this sense, in addition to understanding the Employer Brand influence in this model, it has also become necessary to assess the impact that Organizational Identification has at the mediator level between Transformational Leadership and Employee Engagement, since Organizational Identification is a theme that It has long been explored and has a great importance to organizations. The central objective of this research, therefore, is to understand how Transformational Leadership perceived by employees can, through Employer Brand and Organizational Identification, improve Employee Engagement levels. To carry out this study, we inquired N = 151 employees from different organizations in Portugal, Brazil and France, the choice of these three countries was due to the convenience of accessibility to the respondents. The quantitative methodology was used, using questionnaires and their subsequent analysis. The results obtained showed that Employer Brand and Organizational Identification are important constructs mediators between Transformational Leadership and Employee Engagement.Instituto Superior de Economia e GestãoLacerda, Teresa Correia deRepositório da Universidade de LisboaJúnior, Edson Araujo Barreto2020-01-31T09:25:07Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19519porJúnior, Edson Araujo Barreto (2019). "A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:24.053074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
title A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
spellingShingle A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
Júnior, Edson Araujo Barreto
Marca do Empregador
Identificação Organizacional
Liderança Transformacional
Envolvimento do Colaborador
Employer Brand
Organizational Identification
Transformational Leadership
Employee Engagement
title_short A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
title_full A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
title_fullStr A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
title_full_unstemmed A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
title_sort A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador
author Júnior, Edson Araujo Barreto
author_facet Júnior, Edson Araujo Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lacerda, Teresa Correia de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Edson Araujo Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Marca do Empregador
Identificação Organizacional
Liderança Transformacional
Envolvimento do Colaborador
Employer Brand
Organizational Identification
Transformational Leadership
Employee Engagement
topic Marca do Empregador
Identificação Organizacional
Liderança Transformacional
Envolvimento do Colaborador
Employer Brand
Organizational Identification
Transformational Leadership
Employee Engagement
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-01-31T09:25:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19519
url http://hdl.handle.net/10400.5/19519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Júnior, Edson Araujo Barreto (2019). "A marca do empregador e a identificação organizacional : mediadoras entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131135868928000