Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26337 |
Resumo: | O presente relatório, tem como finalidade descrever a minha experiência que se desenvolveu no ano letivo 2020/2021, no âmbito do programa de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este, contempla a minha visão, manifestando a evolução das competências desenvolvidas, de uma forma temporal, do início ao fim do programa de estágio. O contacto com o quotidiano da vida docente, permitiu-me a tomada de consciência para o dia-a-dia do professor nas áreas de organização e gestão das aprendizagens, no desenvolvimento de projetos escolares, na participação escolar relacionada com o desenvolvimento de atividades como o DE e na relação com a comunidade. A vivência deste contexto real, permitiu-me experienciar diariamente um conjunto de desafios, que me levaram a uma reflexão constante, assim como a uma busca pela implementação de estratégias para criar um bom ambiente pedagógico. Com o finalizar do programa de estágio, é-me agora possível um olhar avaliativo no reconhecimento objetivo de necessidades de desenvolvimento pessoal, atuais mas também que decorram no futuro. Sobre a disciplina de Educação Física (EF), as suas áreas de extensão, desenvolvidas nos programas oficiais, foram claramente promotoras do desenvolvimento motor, mas também intelectual, combatendo a iliteracia motora, promovendo hábitos de vida saudáveis que se alastram para além da vida escolar. Por fim, o desenvolvimento dos alunos no aspeto social e humano, a aquisição de valores sociais e cívicos, que resultam da qualidade prática da disciplina de EF, a entreajuda proporcionada pelas diferentes matérias (coletivas e individuais), capazes de fomentar o crescimento dos alunos enquanto cidadãos responsáveis, respeitadores e autónomos. |
id |
RCAP_b12beca6c4026128b415ba5a97c91240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos SantosEnsino-aprendizagemEducaçãoEducação físicaEstágio pedagógicoExercício e saúdeIdentidade profissionalInclusão no ensinoExercise and healthEducationInclusion in teachingPedagogical internshipPhysical educationProfessional identityTeaching-learningDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório, tem como finalidade descrever a minha experiência que se desenvolveu no ano letivo 2020/2021, no âmbito do programa de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este, contempla a minha visão, manifestando a evolução das competências desenvolvidas, de uma forma temporal, do início ao fim do programa de estágio. O contacto com o quotidiano da vida docente, permitiu-me a tomada de consciência para o dia-a-dia do professor nas áreas de organização e gestão das aprendizagens, no desenvolvimento de projetos escolares, na participação escolar relacionada com o desenvolvimento de atividades como o DE e na relação com a comunidade. A vivência deste contexto real, permitiu-me experienciar diariamente um conjunto de desafios, que me levaram a uma reflexão constante, assim como a uma busca pela implementação de estratégias para criar um bom ambiente pedagógico. Com o finalizar do programa de estágio, é-me agora possível um olhar avaliativo no reconhecimento objetivo de necessidades de desenvolvimento pessoal, atuais mas também que decorram no futuro. Sobre a disciplina de Educação Física (EF), as suas áreas de extensão, desenvolvidas nos programas oficiais, foram claramente promotoras do desenvolvimento motor, mas também intelectual, combatendo a iliteracia motora, promovendo hábitos de vida saudáveis que se alastram para além da vida escolar. Por fim, o desenvolvimento dos alunos no aspeto social e humano, a aquisição de valores sociais e cívicos, que resultam da qualidade prática da disciplina de EF, a entreajuda proporcionada pelas diferentes matérias (coletivas e individuais), capazes de fomentar o crescimento dos alunos enquanto cidadãos responsáveis, respeitadores e autónomos.The purpose of this report is to describe my experience that developed in the academic year 2020/2021, within the scope of the pedagogical internship program of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education. This one contemplates my vision, showing the evolution of the skills developed, in a temporal way, from the beginning to the end of the internship program. The contact with the daily life of teachers, in the process of raising awareness of the development of the day-to-day teacher in the areas of learning and management of student activities for the development of projects, in the organization for the development of student participation as the School Sport and in the relationship with the community. The experience of this real context, in particular my experiencing a daily challenge, which led me to a constant reflection, as well as a search for the implementation of strategies for a good pedagogical environment. With the end of the internship program, it is now possible for me to take an evaluative look at the objective recognition of personal development needs, current but also that may arise in the future. About the Physical Education discipline, its extension areas, developed in the official programs, were clearly promoters of motor development, both in terms of their physical and intellectual abilities, fighting motor illiteracy, promoting healthy lifestyle habits that spread beyond school life. Finally, the development of students in the social and human aspect, the acquisition of social and civic values, which result from the practical quality of the PE, the mutual help provided by the different sports pratice (collective and individual), capable of promoting the growth of students, responsible, respectful and autonomous citizens.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Nelson José Cavaca2022-12-02T12:04:27Z2022-04-262022-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26337TID:203093143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:00.541424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
spellingShingle |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos Rodrigues, Nelson José Cavaca Ensino-aprendizagem Educação Educação física Estágio pedagógico Exercício e saúde Identidade profissional Inclusão no ensino Exercise and health Education Inclusion in teaching Pedagogical internship Physical education Professional identity Teaching-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_fullStr |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full_unstemmed |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_sort |
Relatório Final de Estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
author |
Rodrigues, Nelson José Cavaca |
author_facet |
Rodrigues, Nelson José Cavaca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, António José Mendes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Nelson José Cavaca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Educação Educação física Estágio pedagógico Exercício e saúde Identidade profissional Inclusão no ensino Exercise and health Education Inclusion in teaching Pedagogical internship Physical education Professional identity Teaching-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino-aprendizagem Educação Educação física Estágio pedagógico Exercício e saúde Identidade profissional Inclusão no ensino Exercise and health Education Inclusion in teaching Pedagogical internship Physical education Professional identity Teaching-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório, tem como finalidade descrever a minha experiência que se desenvolveu no ano letivo 2020/2021, no âmbito do programa de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este, contempla a minha visão, manifestando a evolução das competências desenvolvidas, de uma forma temporal, do início ao fim do programa de estágio. O contacto com o quotidiano da vida docente, permitiu-me a tomada de consciência para o dia-a-dia do professor nas áreas de organização e gestão das aprendizagens, no desenvolvimento de projetos escolares, na participação escolar relacionada com o desenvolvimento de atividades como o DE e na relação com a comunidade. A vivência deste contexto real, permitiu-me experienciar diariamente um conjunto de desafios, que me levaram a uma reflexão constante, assim como a uma busca pela implementação de estratégias para criar um bom ambiente pedagógico. Com o finalizar do programa de estágio, é-me agora possível um olhar avaliativo no reconhecimento objetivo de necessidades de desenvolvimento pessoal, atuais mas também que decorram no futuro. Sobre a disciplina de Educação Física (EF), as suas áreas de extensão, desenvolvidas nos programas oficiais, foram claramente promotoras do desenvolvimento motor, mas também intelectual, combatendo a iliteracia motora, promovendo hábitos de vida saudáveis que se alastram para além da vida escolar. Por fim, o desenvolvimento dos alunos no aspeto social e humano, a aquisição de valores sociais e cívicos, que resultam da qualidade prática da disciplina de EF, a entreajuda proporcionada pelas diferentes matérias (coletivas e individuais), capazes de fomentar o crescimento dos alunos enquanto cidadãos responsáveis, respeitadores e autónomos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-02T12:04:27Z 2022-04-26 2022-04-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26337 TID:203093143 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26337 |
identifier_str_mv |
TID:203093143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131196154707968 |