Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João da Cruz Macedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25283
Resumo: O estágio pedagógico na Escola Básica Eugénio dos Santos apresentou-se como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando a oportunidade de, sob regime de supervisão pedagógica, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. A adaptação dos conhecimentos teóricos a uma realidade completamente nova, bem mais complexa, dinâmica e volátil, foi um processo marcado por ruturas, desafios e barreiras que exigiram da minha parte uma constante pesquisa pelas soluções mais adequadas à sua superação. O estágio pedagógico não se cinge ao papel do professor enquanto agente de ensino na sala de aula, tendo sido igualmente apreendidas competências em diversas outras áreas, como a Direção de Turma, projetos de investigação, Desporto Escolar e intervenção na escola. O presente relatório realiza uma apreciação na primeira pessoa de todo o processo formativo, destacando métodos, técnicas e estratégias utilizadas na dimensão pedagógica, organizacional, didática e científica. Posto isto, este documento é constituído pela contextualização, descrição e análise reflexiva da prática pedagógica, das aprendizagens realizadas e das dificuldades sentidas. As discussões efetuadas no seio do núcleo de estágio foram importantes no desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário, na medida em que permitiram avaliar e regular os efeitos das decisões tomadas. Desta forma, o professor estagiário demonstrou uma evolução no domínio das funções e competências inerentes à gestão do ensino. No entanto, continuam a persistir um conjunto de necessidades profissionais que virão, no futuro e com a prática, a ser ultrapassadas. Deste modo, o relatório projeta ainda linhas orientadoras para o exercício futuro da profissão, fundamentadas na relação estabelecida entre a experiência vivida e o estudo da literatura científica e pedagógica.
id RCAP_eeb64386cafe6b6d45b0d73e4dea84d0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos SantosEstágio PedagógicoEducação FísicaSupervisão PedagógicaFormação ProfissionalReflexão CríticaPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical SupervisionProfessional TrainingCritical ReflectionCritical ReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico na Escola Básica Eugénio dos Santos apresentou-se como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando a oportunidade de, sob regime de supervisão pedagógica, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. A adaptação dos conhecimentos teóricos a uma realidade completamente nova, bem mais complexa, dinâmica e volátil, foi um processo marcado por ruturas, desafios e barreiras que exigiram da minha parte uma constante pesquisa pelas soluções mais adequadas à sua superação. O estágio pedagógico não se cinge ao papel do professor enquanto agente de ensino na sala de aula, tendo sido igualmente apreendidas competências em diversas outras áreas, como a Direção de Turma, projetos de investigação, Desporto Escolar e intervenção na escola. O presente relatório realiza uma apreciação na primeira pessoa de todo o processo formativo, destacando métodos, técnicas e estratégias utilizadas na dimensão pedagógica, organizacional, didática e científica. Posto isto, este documento é constituído pela contextualização, descrição e análise reflexiva da prática pedagógica, das aprendizagens realizadas e das dificuldades sentidas. As discussões efetuadas no seio do núcleo de estágio foram importantes no desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário, na medida em que permitiram avaliar e regular os efeitos das decisões tomadas. Desta forma, o professor estagiário demonstrou uma evolução no domínio das funções e competências inerentes à gestão do ensino. No entanto, continuam a persistir um conjunto de necessidades profissionais que virão, no futuro e com a prática, a ser ultrapassadas. Deste modo, o relatório projeta ainda linhas orientadoras para o exercício futuro da profissão, fundamentadas na relação estabelecida entre a experiência vivida e o estudo da literatura científica e pedagógica.The pedagogical internship at Escola Básica Eugénio dos Santos presented itself as the culmination of a cycle of studies, providing interns with the opportunity to develop and apply the knowledge acquired throughout their training under the pedagogical supervision regime. The adaptation of theoretical knowledge to a completely new reality, much more complex, dynamic and volatile, was a process marked by ruptures, challenges and barriers that demanded from me a constant search for the most appropriate solutions to overcome it. The pedagogical internship is not limited to the role of the teacher as a teaching agent in the classroom, having also been learned skills in several other areas, such as Class Management, research projects, School Sports and school intervention. This report makes an assessment in the first person of the entire training process, highlighting methods, techniques and strategies used in the pedagogical, organizational, didactic and scientific dimension. That said, this document is constituted by the contextualization, description and reflexive analysis of the pedagogical practice, the learning accomplished and the difficulties felt. The discussions carried out within the internship nucleus were important in the trainee's personal and professional development, insofar as they allowed to evaluate and regulate the effects of the decisions taken. In this way, the trainee teacher demonstrated an evolution in the domain of the functions and skills inherent to teaching management. However, a set of professional needs still persists that will, in the future and with practice, be overcome. Thus, the report also outlines guidelines for the future exercise of the profession, based on the relationship established between the lived experience and the study of scientific and pedagogical literature.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaFernandes, João da Cruz Macedo2022-08-29T11:56:23Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25283TID:203020766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:11.274638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
spellingShingle Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
Fernandes, João da Cruz Macedo
Estágio Pedagógico
Educação Física
Supervisão Pedagógica
Formação Profissional
Reflexão Crítica
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Supervision
Professional Training
Critical Reflection
Critical Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_full Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_fullStr Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_sort Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
author Fernandes, João da Cruz Macedo
author_facet Fernandes, João da Cruz Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, António José Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João da Cruz Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Supervisão Pedagógica
Formação Profissional
Reflexão Crítica
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Supervision
Professional Training
Critical Reflection
Critical Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Supervisão Pedagógica
Formação Profissional
Reflexão Crítica
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Supervision
Professional Training
Critical Reflection
Critical Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico na Escola Básica Eugénio dos Santos apresentou-se como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando a oportunidade de, sob regime de supervisão pedagógica, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. A adaptação dos conhecimentos teóricos a uma realidade completamente nova, bem mais complexa, dinâmica e volátil, foi um processo marcado por ruturas, desafios e barreiras que exigiram da minha parte uma constante pesquisa pelas soluções mais adequadas à sua superação. O estágio pedagógico não se cinge ao papel do professor enquanto agente de ensino na sala de aula, tendo sido igualmente apreendidas competências em diversas outras áreas, como a Direção de Turma, projetos de investigação, Desporto Escolar e intervenção na escola. O presente relatório realiza uma apreciação na primeira pessoa de todo o processo formativo, destacando métodos, técnicas e estratégias utilizadas na dimensão pedagógica, organizacional, didática e científica. Posto isto, este documento é constituído pela contextualização, descrição e análise reflexiva da prática pedagógica, das aprendizagens realizadas e das dificuldades sentidas. As discussões efetuadas no seio do núcleo de estágio foram importantes no desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário, na medida em que permitiram avaliar e regular os efeitos das decisões tomadas. Desta forma, o professor estagiário demonstrou uma evolução no domínio das funções e competências inerentes à gestão do ensino. No entanto, continuam a persistir um conjunto de necessidades profissionais que virão, no futuro e com a prática, a ser ultrapassadas. Deste modo, o relatório projeta ainda linhas orientadoras para o exercício futuro da profissão, fundamentadas na relação estabelecida entre a experiência vivida e o estudo da literatura científica e pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-08-29T11:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/25283
TID:203020766
url http://hdl.handle.net/10400.5/25283
identifier_str_mv TID:203020766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131186036998144