GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1903 |
Resumo: | O citymarketing assume-se como uma área de aplicação do marketing que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo e importância no desenvolvimento e crescimento das cidades. Por conseguinte, o branding de destinos desempenha, assim, um papel proeminente na perceção da imagem dos destinos por parte dos seus visitantes. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde, de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos apresentados, a fim de poder executar a criação das marcas para as cidades relacionando a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca valorizando as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. O estudo constitui um instrumento de auxílio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos específicos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percebida pelos turistas. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turístico. |
id |
RCAP_b12f30baf39e0681261cd6c09782918a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMOGENERATION OF BRANDS OF MINDELO AND PRAIA CITIES - CABO VERDE: CONTRIBUTION TO TOURISMMarketing de lugaresMindeloCabo VerdeTurismoO citymarketing assume-se como uma área de aplicação do marketing que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo e importância no desenvolvimento e crescimento das cidades. Por conseguinte, o branding de destinos desempenha, assim, um papel proeminente na perceção da imagem dos destinos por parte dos seus visitantes. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde, de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos apresentados, a fim de poder executar a criação das marcas para as cidades relacionando a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca valorizando as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. O estudo constitui um instrumento de auxílio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos específicos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percebida pelos turistas. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turístico.Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (RAEI)2020-05-12T08:46:39Z2020-05-12T08:46:39Z2020-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1903oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903porRosa, A. A., Gonçalves, J. & Sousa, B. (2020). GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO, REVISTA AMERICANA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, 2(3), 75-85, ISSN: 2674-7170.2674-7170.http://hdl.handle.net/11110/1903Rosa, AguinaldoGonçalves, JorgeSousa, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:13Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:11.894346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO GENERATION OF BRANDS OF MINDELO AND PRAIA CITIES - CABO VERDE: CONTRIBUTION TO TOURISM |
title |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO |
spellingShingle |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO Rosa, Aguinaldo Marketing de lugares Mindelo Cabo Verde Turismo |
title_short |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO |
title_full |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO |
title_fullStr |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO |
title_full_unstemmed |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO |
title_sort |
GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO |
author |
Rosa, Aguinaldo |
author_facet |
Rosa, Aguinaldo Gonçalves, Jorge Sousa, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Jorge Sousa, Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Aguinaldo Gonçalves, Jorge Sousa, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de lugares Mindelo Cabo Verde Turismo |
topic |
Marketing de lugares Mindelo Cabo Verde Turismo |
description |
O citymarketing assume-se como uma área de aplicação do marketing que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo e importância no desenvolvimento e crescimento das cidades. Por conseguinte, o branding de destinos desempenha, assim, um papel proeminente na perceção da imagem dos destinos por parte dos seus visitantes. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde, de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos apresentados, a fim de poder executar a criação das marcas para as cidades relacionando a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca valorizando as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. O estudo constitui um instrumento de auxílio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos específicos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percebida pelos turistas. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turístico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12T08:46:39Z 2020-05-12T08:46:39Z 2020-05-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1903 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1903 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rosa, A. A., Gonçalves, J. & Sousa, B. (2020). GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO, REVISTA AMERICANA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, 2(3), 75-85, ISSN: 2674-7170. 2674-7170. http://hdl.handle.net/11110/1903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (RAEI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (RAEI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129892298686464 |