Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53799 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_b13c7d28ef595d0f0597f1786da2507c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ilustração animada de contos tradicionais portuguesesAnimaçãoArtes visuaisCultura visualRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório, focado no Projeto Educativo Ilustração Animada de Contos Tradicionais Portugueses, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, foi implementado na disciplina de Desenho A, na turma 11º10 do Curso Científico Humanístico das Artes Visuais da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, no concelho de Alvalade. O interesse pela ilustração de contos e o percurso académico realizado ao longo da Licenciatura em Arte e Multimédia, nomeadamente na especialidade em animação, motivaram o desenvolvimento deste projeto, que teve como propósito explorar diversos conteúdos da disciplina de Desenho A recorrendo a uma abordagem diferente da usual. Embora não tenha ocorrido interdisciplinaridade, aquando da sua implementação, os seus produtos finais foram posteriormente adaptados a um projeto interdisciplinar com a disciplina de Inglês, no qual foram traduzidos para a língua inglesa os textos utilizados na narração das animações. Durante a implementação, os alunos recorreram a técnicas diferentes daquelas a que estavam acostumados, para obter resultados próximos do que seria expectável como objeto final – um pequeno filme em stop motion. Assim, além de técnicas analógicas, como o desenho, a pintura, o recorte e a colagem, utilizaram técnicas digitais, inerentes à manipulação multimédia, nos domínios da fotografia e da montagem em vídeo, acrescida opcionalmente de som. Embora tenha sido percetível, nos alunos, uma desmotivação que se foi acentuando à medida que o trabalho se prolongava (algo que atribuímos ao facto de a implementação ter decorrido integralmente à distância), com base na observação direta, ao longo do processo de criação e execução técnica, e nos resultados obtidos, podemos afirmar que, apesar de todos os entraves vivenciados e das dificuldades encontradas, quer pelos alunos, quer pela professora em formação, tiveram lugar aprendizagens significativas, que permitiram uma aproximação às práticas artísticas de ilustração e animação no contexto do ensino de Desenho A, no secundário.The present report of the Educational Project entitled “Animated Illustration of Traditional Portuguese Tales", developed within the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Visual Arts Teaching. This report was implemented in the subject of Drawing A, in class 11th10 of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts of the Rainha Dona Leonor Secondary School, in the Municipality of Alvalade. The interest in short story illustration and the old degree course in animation motivated the development of this Didactic Unit. An exploratory perspective of a different approach from the usual was used in various pieces of content of Drawing A. Although there was no interdisciplinarity at the time of its implementation, the results of the work were later adapted to an interdisciplinary approach. By doing so with English class, the students worked on the texts used in the narration of the animations, translating them to the English language. The work was entirely developed from a distance, with no physical contact between the different elements of the groups, with each one having to create (or recreate) all the material for their part of the work from scratch. Therefore, the students resorted to different techniques from the ones they were using to obtain results that resembled the expected final object – a short stop motion film. They used different techniques such as drawing, painting, cutting and pasting, in addition to the multimedia part that involved photography and video editing – adding sound if they so preferred in the end. Based on direct observation, some demotivation was noticeable in the students, which was accentuated as the work was prolonged (something we attribute to the fact that the implementation took place entirely at a distance). It was also noted throughout the creation process and technical execution, and in the results obtained. Despite all obstacles and difficulties encounters either by the students or by the teacher in training, we can state that learning took place, which allowed an approximation to artistic practices of illustration and animation in the context of teaching Drawing A, in secondary school.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Patrícia Maria de Brito2022-07-14T12:38:39Z20212021-12-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:46.632626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses |
title |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses |
spellingShingle |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses Pereira, Patrícia Maria de Brito Animação Artes visuais Cultura visual Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses |
title_full |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses |
title_fullStr |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses |
title_full_unstemmed |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses |
title_sort |
Ilustração animada de contos tradicionais portugueses |
author |
Pereira, Patrícia Maria de Brito |
author_facet |
Pereira, Patrícia Maria de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Patrícia Maria de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Artes visuais Cultura visual Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Animação Artes visuais Cultura visual Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-09 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-14T12:38:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53799 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134598896025600 |