Ilustração animada de contos tradicionais portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Maria de Brito
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53799
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_b13c7d28ef595d0f0597f1786da2507c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ilustração animada de contos tradicionais portuguesesAnimaçãoArtes visuaisCultura visualRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório, focado no Projeto Educativo Ilustração Animada de Contos Tradicionais Portugueses, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, foi implementado na disciplina de Desenho A, na turma 11º10 do Curso Científico Humanístico das Artes Visuais da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, no concelho de Alvalade. O interesse pela ilustração de contos e o percurso académico realizado ao longo da Licenciatura em Arte e Multimédia, nomeadamente na especialidade em animação, motivaram o desenvolvimento deste projeto, que teve como propósito explorar diversos conteúdos da disciplina de Desenho A recorrendo a uma abordagem diferente da usual. Embora não tenha ocorrido interdisciplinaridade, aquando da sua implementação, os seus produtos finais foram posteriormente adaptados a um projeto interdisciplinar com a disciplina de Inglês, no qual foram traduzidos para a língua inglesa os textos utilizados na narração das animações. Durante a implementação, os alunos recorreram a técnicas diferentes daquelas a que estavam acostumados, para obter resultados próximos do que seria expectável como objeto final – um pequeno filme em stop motion. Assim, além de técnicas analógicas, como o desenho, a pintura, o recorte e a colagem, utilizaram técnicas digitais, inerentes à manipulação multimédia, nos domínios da fotografia e da montagem em vídeo, acrescida opcionalmente de som. Embora tenha sido percetível, nos alunos, uma desmotivação que se foi acentuando à medida que o trabalho se prolongava (algo que atribuímos ao facto de a implementação ter decorrido integralmente à distância), com base na observação direta, ao longo do processo de criação e execução técnica, e nos resultados obtidos, podemos afirmar que, apesar de todos os entraves vivenciados e das dificuldades encontradas, quer pelos alunos, quer pela professora em formação, tiveram lugar aprendizagens significativas, que permitiram uma aproximação às práticas artísticas de ilustração e animação no contexto do ensino de Desenho A, no secundário.The present report of the Educational Project entitled “Animated Illustration of Traditional Portuguese Tales", developed within the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Visual Arts Teaching. This report was implemented in the subject of Drawing A, in class 11th10 of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts of the Rainha Dona Leonor Secondary School, in the Municipality of Alvalade. The interest in short story illustration and the old degree course in animation motivated the development of this Didactic Unit. An exploratory perspective of a different approach from the usual was used in various pieces of content of Drawing A. Although there was no interdisciplinarity at the time of its implementation, the results of the work were later adapted to an interdisciplinary approach. By doing so with English class, the students worked on the texts used in the narration of the animations, translating them to the English language. The work was entirely developed from a distance, with no physical contact between the different elements of the groups, with each one having to create (or recreate) all the material for their part of the work from scratch. Therefore, the students resorted to different techniques from the ones they were using to obtain results that resembled the expected final object – a short stop motion film. They used different techniques such as drawing, painting, cutting and pasting, in addition to the multimedia part that involved photography and video editing – adding sound if they so preferred in the end. Based on direct observation, some demotivation was noticeable in the students, which was accentuated as the work was prolonged (something we attribute to the fact that the implementation took place entirely at a distance). It was also noted throughout the creation process and technical execution, and in the results obtained. Despite all obstacles and difficulties encounters either by the students or by the teacher in training, we can state that learning took place, which allowed an approximation to artistic practices of illustration and animation in the context of teaching Drawing A, in secondary school.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Patrícia Maria de Brito2022-07-14T12:38:39Z20212021-12-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:46.632626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
title Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
spellingShingle Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
Pereira, Patrícia Maria de Brito
Animação
Artes visuais
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
title_full Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
title_fullStr Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
title_full_unstemmed Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
title_sort Ilustração animada de contos tradicionais portugueses
author Pereira, Patrícia Maria de Brito
author_facet Pereira, Patrícia Maria de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrícia Maria de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Artes visuais
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Animação
Artes visuais
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-09
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-14T12:38:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53799
url http://hdl.handle.net/10451/53799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598896025600