A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52326 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_13c7650f3a277a5eb9125b1c3fb69980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52326 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º anoArtes visuaisExpressividadeDesenhoCorRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Com este relatório pretende-se apresentar os resultados da conceção de uma unidade didática, implementada em Desenho A, numa turma do 10.º ano, com o objetivo de perceber o uso que os alunos fazem da cor como forma de expressão. Pretendia-se estimular estes alunos a utilizar a cor na construção de narrativas e/ou composições visuais onde a cor fosse o elemento predominante, tendo como base o fauvismo, um movimento artístico do início do século XX, que utilizava a cor de uma forma aleatória e muito expressiva, consoante as emoções do momento - alegria, tristeza, euforia ou frustração - transpondo-as para a tela através da cor. Para tal, no seu exercício foi dado aos alunos liberdade para a utilização da cor, de forma arbitrária e aleatória, de forma a tentar perceber quais eram as suas reais capacidades sem que houvesse uma intervenção direta do professor. A fundamentação teórica desta investigação partiu da pedagogia de projetos definida por John Dewey que sustenta que o aluno tem que ter a sua própria autonomia, e que a intervenção do professor deve ser reduzida ao papel de mediador entre o aluno e as suas próprias experiências. Esta pedagogia permite criar estratégias para melhorar a aprendizagem baseada nas descobertas que são feitas pelos alunos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e diversificada. Os resultados desta intervenção pedagógica revelaram ter contribuído para o crescimento cognitivo destes alunos, dado que a liberdade criativa que lhes foi dada estimulou a sua iniciativa, sensibilidade estética e capacidade de autoavaliação. De igual modo lhes permitiu perceber a diversidade de formas como cada um de nós encara uma mesma realidade e como interpreta o mundo real, e que se reflete na diversidade humana e cultural que compõe a nossa sociedade.This report intends to present the results of the conception of a didactic unit that was implemented on a 10th grades A drawing classes, whose objective was to try to understand what is the use that students make of color as a form of expression. It was intended to encourage these students to use color in the construction of narratives and / or visual compositions where color was the predominant element, based on the Fauvism - an artistic movement from the early 20th century - that used color in a random and very expressive way, depending on the emotions of the moment - joy, sadness, euphoria or frustration - transposing them to the painting through color. To this end, in their exercise, students were given freedom to use color, in an arbitrary and random way, in order to try to understand what their real abilities were, without there being a direct intervention by the teacher. The theoretical foundation of this investigation started from the project pedagogy defined by John Dewey who sustains that the student must have his own autonomy, and that the intervention of the teacher should be reduced to the role of mediator between the student and his own experiments. This pedagogy allows to create strategies to improve learning, based on the discoveries that are made by students, making learning more dynamic and diverse. The results of this pedagogical intervention revealed to have contributed to the cognitive growth of these students, given that the creative freedom they were given stimulated their initiative, aesthetic sensitivity and self-assessment capacity. It also allowed them to perceive the diversity of ways in which each of us faces the same reality and how interpret the real world, which is reflected in the human and cultural diversity that integrates our society.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaCardoso, Luís Filipe Pereira2022-04-13T11:05:47Z20212021-06-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:27.868319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano |
title |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano |
spellingShingle |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano Cardoso, Luís Filipe Pereira Artes visuais Expressividade Desenho Cor Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano |
title_full |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano |
title_fullStr |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano |
title_full_unstemmed |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano |
title_sort |
A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano |
author |
Cardoso, Luís Filipe Pereira |
author_facet |
Cardoso, Luís Filipe Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Luís Filipe Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Expressividade Desenho Cor Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Artes visuais Expressividade Desenho Cor Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-09 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-13T11:05:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52326 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134585334792192 |