A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Luís Filipe Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52326
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_13c7650f3a277a5eb9125b1c3fb69980
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º anoArtes visuaisExpressividadeDesenhoCorRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Com este relatório pretende-se apresentar os resultados da conceção de uma unidade didática, implementada em Desenho A, numa turma do 10.º ano, com o objetivo de perceber o uso que os alunos fazem da cor como forma de expressão. Pretendia-se estimular estes alunos a utilizar a cor na construção de narrativas e/ou composições visuais onde a cor fosse o elemento predominante, tendo como base o fauvismo, um movimento artístico do início do século XX, que utilizava a cor de uma forma aleatória e muito expressiva, consoante as emoções do momento - alegria, tristeza, euforia ou frustração - transpondo-as para a tela através da cor. Para tal, no seu exercício foi dado aos alunos liberdade para a utilização da cor, de forma arbitrária e aleatória, de forma a tentar perceber quais eram as suas reais capacidades sem que houvesse uma intervenção direta do professor. A fundamentação teórica desta investigação partiu da pedagogia de projetos definida por John Dewey que sustenta que o aluno tem que ter a sua própria autonomia, e que a intervenção do professor deve ser reduzida ao papel de mediador entre o aluno e as suas próprias experiências. Esta pedagogia permite criar estratégias para melhorar a aprendizagem baseada nas descobertas que são feitas pelos alunos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e diversificada. Os resultados desta intervenção pedagógica revelaram ter contribuído para o crescimento cognitivo destes alunos, dado que a liberdade criativa que lhes foi dada estimulou a sua iniciativa, sensibilidade estética e capacidade de autoavaliação. De igual modo lhes permitiu perceber a diversidade de formas como cada um de nós encara uma mesma realidade e como interpreta o mundo real, e que se reflete na diversidade humana e cultural que compõe a nossa sociedade.This report intends to present the results of the conception of a didactic unit that was implemented on a 10th grades A drawing classes, whose objective was to try to understand what is the use that students make of color as a form of expression. It was intended to encourage these students to use color in the construction of narratives and / or visual compositions where color was the predominant element, based on the Fauvism - an artistic movement from the early 20th century - that used color in a random and very expressive way, depending on the emotions of the moment - joy, sadness, euphoria or frustration - transposing them to the painting through color. To this end, in their exercise, students were given freedom to use color, in an arbitrary and random way, in order to try to understand what their real abilities were, without there being a direct intervention by the teacher. The theoretical foundation of this investigation started from the project pedagogy defined by John Dewey who sustains that the student must have his own autonomy, and that the intervention of the teacher should be reduced to the role of mediator between the student and his own experiments. This pedagogy allows to create strategies to improve learning, based on the discoveries that are made by students, making learning more dynamic and diverse. The results of this pedagogical intervention revealed to have contributed to the cognitive growth of these students, given that the creative freedom they were given stimulated their initiative, aesthetic sensitivity and self-assessment capacity. It also allowed them to perceive the diversity of ways in which each of us faces the same reality and how interpret the real world, which is reflected in the human and cultural diversity that integrates our society.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaCardoso, Luís Filipe Pereira2022-04-13T11:05:47Z20212021-06-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:27.868319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
title A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
spellingShingle A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
Cardoso, Luís Filipe Pereira
Artes visuais
Expressividade
Desenho
Cor
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
title_full A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
title_fullStr A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
title_full_unstemmed A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
title_sort A cor como elemento expressivo nas aulas de desenho A do 10º ano
author Cardoso, Luís Filipe Pereira
author_facet Cardoso, Luís Filipe Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Luís Filipe Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Expressividade
Desenho
Cor
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Expressividade
Desenho
Cor
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-06-09
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-13T11:05:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52326
url http://hdl.handle.net/10451/52326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134585334792192