Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rui Pedro Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97415
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b1425cf61add486f3f39f2acca5ede04
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamentoPEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE QUINTA DAS FLORES ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL WITH THE 12ºB CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR THE MOTIVATION OF BASIC AND SECONDARY EDUCATION STUDENTS FOR PHYSICAL EDUCATION BEFORE AND AFTER CONFINEMENTEstágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaInvestigaçãoConfinamento.Pedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical InterventionInvestigationConfinementRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento titulado de Relatório de Estágio tem como finalidade refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, que integram o plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e analisar e descrever os conhecimentos e competências adquiridas durante a intervenção pedagógica junto da turma B, do 12º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2020/2021. O estágio pedagógico representa um momento de aprendizagem e de aplicação de conhecimentos através da prática do exercício das funções do professor em contexto real, desenvolvendo-se em várias áreas sobre as quais importa realizar uma análise reflexiva e devidamente fundamentada.Desta forma, o documento encontra-se organizado em três capítulos: o capítulo I apresenta as expetativas iniciais e contextualiza através da caracterização dos intervenientes da comunidade escolar e da escola, o meio no qual se desenvolveu a prática; o capítulo II pretende analisar e refletir sobre a prática nas diferentes áreas de intervenção, nomeadamente: atividades de ensino aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético profissional, contando com uma extensão acerca do confinamento; por fim, o capítulo III apresenta a investigação desenvolvida e aprofundada acerca da motivação dos alunos para a disciplina de educação física antes e após o período de confinamento decretado pelo governo.This document entitled Internship Report aims to reflect on the activities developed during the pedagogical internship, which are part of the 2nd year study plan of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education by the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, and to analyze and describe the knowledge and competencies acquired, during the pedagogical intervention with class B, of the 12th year of schooling, of the Quinta das Flores Elementary and Secondary School, in the school year 2020/2021.The pedagogical stage represents a moment of learning and application of knowledge through the practice of the exercise of the functions of the teacher in a real context, developing in several areas on which it is important to perform a reflexive and properly grounded analysis. In this way, the document is organized in three chapters: chapter I presents the initial expectations and contextualizes, through the characterization of the actors of the school community and the school, the environment in which the practice was developed; Chapter II intends to analyze and reflect on the practice in the different areas of intervention, namely: teaching-learning activities, activities of school organization and management, educational projects and partnerships and professional ethical attitude, with an extension about confinement; finally, chapter III presents the research developed and in-depth about the motivation of students for the discipline of physical education before and after the period of confinement decreed by the government.2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97415http://hdl.handle.net/10316/97415TID:202891844porFerreira, Rui Pedro Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.167257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE QUINTA DAS FLORES ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL WITH THE 12ºB CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR THE MOTIVATION OF BASIC AND SECONDARY EDUCATION STUDENTS FOR PHYSICAL EDUCATION BEFORE AND AFTER CONFINEMENT
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
Ferreira, Rui Pedro Moreira
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Investigação
Confinamento.
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Investigation
Confinement
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
author Ferreira, Rui Pedro Moreira
author_facet Ferreira, Rui Pedro Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rui Pedro Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Investigação
Confinamento.
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Investigation
Confinement
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Investigação
Confinamento.
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Investigation
Confinement
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97415
http://hdl.handle.net/10316/97415
TID:202891844
url http://hdl.handle.net/10316/97415
identifier_str_mv TID:202891844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051561373696