Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lascarim, António Jorge Charana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97411
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_2e657d8982f59bc3d3dfaa1b802132eb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT SÃO BERNARDO BASIC SCHOOL, WITH THE 9TH GRADE G CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL, Pedagogical PerceptionPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical PracticeReflective AnalysisEstágio PedagógicoEducação FísicaPrática PedagógicaAnálise ReflexivaPerceção PedagógicaRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe pedagogical teacher training was developed at the São Bernardo Basic School No. 2, of the José Estêvão Schools Group, with the G class of the 9th grade, in the 2020/2021 school year.This pedagogical teacher training report represents the use of theoretical knowledge, acquired during the Masters and applied in a context of supervised practice, as a Physical Education teacher. This educational action contributed to our formation through the authenticity lived in this role of teacher and will mark us for our future professional formation. This report intends to expose our observation and reflection on the teacher training.Thus, this document was divided into three chapters, the first is about our initial expectations and about the context where the practice was developed, here we characterize the school, the class, the internship nucleus, and the physical education department.In the second chapter we analyze and reflect on our pedagogical intervention in the various areas of teaching action, in the teaching-learning area we reflect on the planning and pedagogical strategies of instruction, management, climate, discipline, assessment, support and distance learning, on the area of activities and school management, we appreciate and describe the work of advising the class director, in the area of educational projects and partnerships, we present the projects and extra-curricular activities that the internship participants carried out and, finally, the area of ethics and attitude professional, where we reflect and refer to the actions of training attended.In the last and third chapter we present the study, called “the perception of the intern teacher, the students and the guiding teacher about the pedagogical intervention in the context of physical education classes”, where we will analyze this issue in more depth. We can conclude that there was initially, at first, a divergent perception of the trainee teacher, but that over the course of the school year, the perceptions of the students and the guiding teacher came closer.Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, representa a sua conclusão como relatório do estágio pedagógico. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica Nº2 de São Bernardo, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, junto da turma G do 9ºano de escolaridade, no ano letivo 2020/2021.O presente relatório, de estágio pedagógico, representa a utilização dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o Mestrado e aplicados num contexto de prática supervisionada, na função de professor de Educação Física. Esta ação educativa contribuiu para a nossa formação através da autenticidade vivida, nesta função de professor, e marcar-nos-á para a nossa formação profissional futura. Este relatório pretende expor a nossa análise e reflexão sobre a realização do estágio. Assim, o presente documento foi dividido em três capítulos, o primeiro é sobre as nossas expetativas iniciais e sobre o contexto onde a prática foi desenvolvida, aqui caracterizamos, a escola, a turma, o núcleo de estágio e o departamento de educação fisica.No segundo capítulo analisamos e refletimos sobre a nossa intervenção pedagógica nas várias áreas da ação do ensino, na área do ensino-aprendizagem refletimos sobre o planeamento e as estratégias pedagógicas da instrução, gestão, clima, disciplina, avaliação, coadjuvação e ensino à distância. Sobre a área das atividades e gestão escolar, apreciamos e descrevemos o trabalho de assessoria à diretora de turma. Na área dos projetos e parcerias educativas apresentamos os projetos e atividades extracurriculares que os intervenientes do estágio concretizaram, por fim, a área da ética e atitude profissional, onde refletimos e referimos as ações de formações frequentadas. No último e terceiro capítulo apresentamos o estudo, denominado “a perceção do professor estagiário, dos alunos e da professora orientadora sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de educação física”, onde analisaremos este tema problema mais aprofundadamente. Podemos concluir que houve inicialmente, num primeiro momento, uma perceção divergente do professor estagiário, mas que ao longo do ano letivo foi-se aproximando das perceções dos alunos e da professora orientadora.2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97411http://hdl.handle.net/10316/97411TID:202891623porLascarim, António Jorge Charanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.978761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT SÃO BERNARDO BASIC SCHOOL, WITH THE 9TH GRADE G CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL
title Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
Lascarim, António Jorge Charana
, Pedagogical Perception
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção Pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_full Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
author Lascarim, António Jorge Charana
author_facet Lascarim, António Jorge Charana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lascarim, António Jorge Charana
dc.subject.por.fl_str_mv , Pedagogical Perception
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção Pedagógica
topic , Pedagogical Perception
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção Pedagógica
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97411
http://hdl.handle.net/10316/97411
TID:202891623
url http://hdl.handle.net/10316/97411
identifier_str_mv TID:202891623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051549839360