Design de produto para crianças autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4695 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Design de Produto |
id |
RCAP_b14a99495de151533b4961a1112f09da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4695 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design de produto para crianças autistasDesign de produtoDesign inclusivoDidácticaAutismoProduct designInclusive designDidacticalAutismTese de Mestrado em Design de ProdutoA presente dissertação trata uma investigação teórico-prática na área de Design de Produto com o objectivo principal de formular um conceito de produto para crianças autistas, procurando indicadores de simplificação de aprendizagens que promovam estimulações das suas competências de promoção e estimulação de competências, focando a necessidade que têm estas crianças de processar a informação cognitiva de uma maneira muito selectiva. Desta forma, cruzam-se temas como o Design de Produto, o Design Inclusivo e o Autismo para entender como o Design de Produto pode contribuir para o desenvolvimento de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Centrada no Autismo, foi feita uma pesquisa sobre o tema para melhor entender a síndrome, as suas características e limitações, bem como as formas de intervenção utilizadas em crianças PEA para lhes proporcionar uma vida o mais confortável e independente possível. Em simultâneo fez-se uma abordagem teórica sobre Design englobando Design de Produto e Design Inclusivo, de forma a conhecer o seu desenvolvimento, as suas preocupações e objectivos. Para complementar elaborou-se uma pesquisa e análise de produtos existentes para pessoas com necessidades especiais, procurando conhecer as suas características, quer físicas, quer de estimulação. Esta pesquisa serviu de inspiração e suporte para o resultado final. Assim, idealizou-se um produto que proporciona o controlo de estimulações para o desenvolvimento de capacidades e tarefas e que se adapta a vários ambientes e situações (terapêuticas e/ou educacionais) facilitando a atenção e concentração de crianças com PEA.ABSTRACT - The present thesis attend to a theoretical and practical investigation on the Product Design field with the main aim of formulate a concept of a product for autistic children, looking for indicators of stimulation and promotion of skills and learning, focusing the necessity that these children feel to process the cognitive information in a very selective way. Thereby, themes as Product Design, Inclusive Design and Autism have been converged to better understand how Product Design may contribute for the development of autistic children. Zooming in Autism, a research was made on the subject in order to better understand the syndrome, it’s features and handicaps, as well as the interventions used on autistic children in the name of providing them the most comfortable and independent life possible. Simultaneously, a theoretical approach on Design has been issued, involving both Product and Inclusive Design in order to discover their development, concerns and objectives. As complement, a research and analysis on available products for special-needed people was drawn up, aiming to realize their both substantial and stimulation features. Children with DAS face the world in a particular way, performing a hyper-selective perception of the entourage. Their handicaps carry them away from people; conduct them to create routines of their very own which turns difficult their development and learning even in everyday’s task performance. With a proper care, their life quality can be improved and this is where this research can help. Therefore, it’s been conceptualized a product which offers stimulus for skills and tasks development and which may be adapted to several ambiences and purposes (therapeutic and educational), easing autistic children’s attention and concentrationFaculdade de Arquitectura de LisboaPereira, José AlvesRepositório da Universidade de LisboaSilva, Cátia Sofia Morgado Rafael2012-09-26T12:43:01Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4695porSILVA, Cátia Sofia Morgado Rafael - Design de produto para crianças autistas. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:18.357445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de produto para crianças autistas |
title |
Design de produto para crianças autistas |
spellingShingle |
Design de produto para crianças autistas Silva, Cátia Sofia Morgado Rafael Design de produto Design inclusivo Didáctica Autismo Product design Inclusive design Didactical Autism |
title_short |
Design de produto para crianças autistas |
title_full |
Design de produto para crianças autistas |
title_fullStr |
Design de produto para crianças autistas |
title_full_unstemmed |
Design de produto para crianças autistas |
title_sort |
Design de produto para crianças autistas |
author |
Silva, Cátia Sofia Morgado Rafael |
author_facet |
Silva, Cátia Sofia Morgado Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, José Alves Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cátia Sofia Morgado Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Design inclusivo Didáctica Autismo Product design Inclusive design Didactical Autism |
topic |
Design de produto Design inclusivo Didáctica Autismo Product design Inclusive design Didactical Autism |
description |
Tese de Mestrado em Design de Produto |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05 2011-05-01T00:00:00Z 2012-09-26T12:43:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/4695 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/4695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Cátia Sofia Morgado Rafael - Design de produto para crianças autistas. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitectura de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitectura de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130999895883776 |