Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33146
Resumo: No presente trabalho tratamos de uma pesquisa transdisciplinar que envolve as áreas do Design Inclusivo, Design Gráfico Editorial e o Autismo. O nosso problema de pesquisa questiona como podemos utilizar o design do livro infantil para desenvolver habilidades deficientes em crianças com autismo com o intuito de facilitar o seu aprendizado. Ao longo desta pesquisa analisamos o transtorno do autismo para entender as características e as limitações de nosso público e buscamos também, informações a respeito de metodologias de intervenção, tais como a terapia de integração sensorial, a PECS e a D.I.R./Floortime, que possam ser utilizadas para trabalhar e melhor desenvolver as capacidades limitadas do autismo. Após uma melhor compreensão sobre o transtorno do autismo, definimos como nosso objetivo a concepção de um livro infantil, objeto escolhido como ferramenta de nossa pesquisa para estimular habilidades deficientes no processo de aprendizagem de crianças com esse transtorno. Utilizamos uma metodologia projetual de design de produto do autor Bernd Lobach (2001), pois embora o produto que idealizamos esteja na área do Design Gráfico também possui muitas características de um produto. Por meio de fundamentação teórica e das análises de livros e brinquedos inclusivos, percebemos que os aspectos do desenvolvimento que devemos trabalhar para garantir uma melhor aprendizagem do público autista são as capacidades cognitivas e sensoriais. Assim, produzimos um livro infantil pensado desde a narrativa até a produção gráfica para estimular as capacidades das crianças autistas.
id UFC-7_7f2cb9b94c5773fd993618bc316e273b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/33146
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autistaAutismoDesign inclusivoLivro infantilLivro-objetoNo presente trabalho tratamos de uma pesquisa transdisciplinar que envolve as áreas do Design Inclusivo, Design Gráfico Editorial e o Autismo. O nosso problema de pesquisa questiona como podemos utilizar o design do livro infantil para desenvolver habilidades deficientes em crianças com autismo com o intuito de facilitar o seu aprendizado. Ao longo desta pesquisa analisamos o transtorno do autismo para entender as características e as limitações de nosso público e buscamos também, informações a respeito de metodologias de intervenção, tais como a terapia de integração sensorial, a PECS e a D.I.R./Floortime, que possam ser utilizadas para trabalhar e melhor desenvolver as capacidades limitadas do autismo. Após uma melhor compreensão sobre o transtorno do autismo, definimos como nosso objetivo a concepção de um livro infantil, objeto escolhido como ferramenta de nossa pesquisa para estimular habilidades deficientes no processo de aprendizagem de crianças com esse transtorno. Utilizamos uma metodologia projetual de design de produto do autor Bernd Lobach (2001), pois embora o produto que idealizamos esteja na área do Design Gráfico também possui muitas características de um produto. Por meio de fundamentação teórica e das análises de livros e brinquedos inclusivos, percebemos que os aspectos do desenvolvimento que devemos trabalhar para garantir uma melhor aprendizagem do público autista são as capacidades cognitivas e sensoriais. Assim, produzimos um livro infantil pensado desde a narrativa até a produção gráfica para estimular as capacidades das crianças autistas.Barros, Camila Bezerra FurtadoSilva, Amanda Ferreira da2018-06-22T18:53:47Z2018-06-22T18:53:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, A. F. Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista. 2017. 91 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33146porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T14:18:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33146Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:16.912510Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
title Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
spellingShingle Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
Silva, Amanda Ferreira da
Autismo
Design inclusivo
Livro infantil
Livro-objeto
title_short Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
title_full Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
title_fullStr Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
title_full_unstemmed Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
title_sort Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista
author Silva, Amanda Ferreira da
author_facet Silva, Amanda Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Camila Bezerra Furtado
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Design inclusivo
Livro infantil
Livro-objeto
topic Autismo
Design inclusivo
Livro infantil
Livro-objeto
description No presente trabalho tratamos de uma pesquisa transdisciplinar que envolve as áreas do Design Inclusivo, Design Gráfico Editorial e o Autismo. O nosso problema de pesquisa questiona como podemos utilizar o design do livro infantil para desenvolver habilidades deficientes em crianças com autismo com o intuito de facilitar o seu aprendizado. Ao longo desta pesquisa analisamos o transtorno do autismo para entender as características e as limitações de nosso público e buscamos também, informações a respeito de metodologias de intervenção, tais como a terapia de integração sensorial, a PECS e a D.I.R./Floortime, que possam ser utilizadas para trabalhar e melhor desenvolver as capacidades limitadas do autismo. Após uma melhor compreensão sobre o transtorno do autismo, definimos como nosso objetivo a concepção de um livro infantil, objeto escolhido como ferramenta de nossa pesquisa para estimular habilidades deficientes no processo de aprendizagem de crianças com esse transtorno. Utilizamos uma metodologia projetual de design de produto do autor Bernd Lobach (2001), pois embora o produto que idealizamos esteja na área do Design Gráfico também possui muitas características de um produto. Por meio de fundamentação teórica e das análises de livros e brinquedos inclusivos, percebemos que os aspectos do desenvolvimento que devemos trabalhar para garantir uma melhor aprendizagem do público autista são as capacidades cognitivas e sensoriais. Assim, produzimos um livro infantil pensado desde a narrativa até a produção gráfica para estimular as capacidades das crianças autistas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-22T18:53:47Z
2018-06-22T18:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. F. Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista. 2017. 91 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33146
identifier_str_mv SILVA, A. F. Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista. 2017. 91 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028732041953280