Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Cristina Coutinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10422
Resumo: O presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora.
id RCAP_b16770fa07665bb7cac41aeed4ad2846
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológicaEducação especialDesenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º cicloPrática pedagógicaEnsino da leituraCompreensão da leituraAprendizagem da leituraDeficientes mentaisO presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora.The present work attempted to assess the training of the phonological awareness on the reading competence of three students of the second year basic education, with mental retardation. This intervention took place all over forty sessions and included a proposal of activities of word consciousness, syllabic consciousness, onset-rime awareness and phonemic awareness. The initial and final evaluation of the reading competence was based on versions A and B of the Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. The results of this evaluation, with a lack of compatibility between them, didn’t demonstrate unequivocally a decisive influence of the activities proposed in the development of reading competence.Universidade de Aveiro2013-05-14T16:10:39Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10422porCosta, Sandra Cristina Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:14Zoai:ria.ua.pt:10773/10422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:01.720949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
title Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
spellingShingle Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
Costa, Sandra Cristina Coutinho
Educação especial
Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo
Prática pedagógica
Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Aprendizagem da leitura
Deficientes mentais
title_short Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
title_full Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
title_fullStr Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
title_full_unstemmed Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
title_sort Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
author Costa, Sandra Cristina Coutinho
author_facet Costa, Sandra Cristina Coutinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra Cristina Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo
Prática pedagógica
Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Aprendizagem da leitura
Deficientes mentais
topic Educação especial
Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo
Prática pedagógica
Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Aprendizagem da leitura
Deficientes mentais
description O presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-14T16:10:39Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10422
url http://hdl.handle.net/10773/10422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521614979072