Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10422 |
Resumo: | O presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora. |
id |
RCAP_b16770fa07665bb7cac41aeed4ad2846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10422 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológicaEducação especialDesenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º cicloPrática pedagógicaEnsino da leituraCompreensão da leituraAprendizagem da leituraDeficientes mentaisO presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora.The present work attempted to assess the training of the phonological awareness on the reading competence of three students of the second year basic education, with mental retardation. This intervention took place all over forty sessions and included a proposal of activities of word consciousness, syllabic consciousness, onset-rime awareness and phonemic awareness. The initial and final evaluation of the reading competence was based on versions A and B of the Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. The results of this evaluation, with a lack of compatibility between them, didn’t demonstrate unequivocally a decisive influence of the activities proposed in the development of reading competence.Universidade de Aveiro2013-05-14T16:10:39Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10422porCosta, Sandra Cristina Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:14Zoai:ria.ua.pt:10773/10422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:01.720949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica |
title |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica |
spellingShingle |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica Costa, Sandra Cristina Coutinho Educação especial Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo Prática pedagógica Ensino da leitura Compreensão da leitura Aprendizagem da leitura Deficientes mentais |
title_short |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica |
title_full |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica |
title_fullStr |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica |
title_full_unstemmed |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica |
title_sort |
Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica |
author |
Costa, Sandra Cristina Coutinho |
author_facet |
Costa, Sandra Cristina Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandra Cristina Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo Prática pedagógica Ensino da leitura Compreensão da leitura Aprendizagem da leitura Deficientes mentais |
topic |
Educação especial Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo Prática pedagógica Ensino da leitura Compreensão da leitura Aprendizagem da leitura Deficientes mentais |
description |
O presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-14T16:10:39Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10422 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137521614979072 |