Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985 |
Resumo: | Este artigo aborda a crise nos espaços de exibição audiovisual na última década. O objetivo é discutir o fluxo da circulação de obras, com destaque para o cinema documental, em festivais, cineclubes e internet, a partir dos conceitos de rota e desvio, apropriados de Appadurai (1991). Especificamente, o artigo pretende abordar as transformações das formas de exibição e difusão, diferenciar a dinâmica do cinema documental para o ficcional, e refletir sobre a exibição de filmes como prática cultural. Até por volta de 2017, os espaços de exibição e difusão buscavam contornar, através de políticas públicas, a crise estrutural histórica. O período que se segue traz uma mudança substancial, tendo a internet como importante vetor da exibição e difusão cinematográfica. De desvio, ela agora também passa a ser rota e transforma as práticas sociais do cinema. Ainda assim, permanece a crise estrutural do setor. |
id |
RCAP_b17a5e34b49bc6e0fc1e7ff25c37b5d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documentalPaths and Diversions in Spaces for Audiovisual Exhibition and Dissemination in Brazil: Festivals, Film Societies and the InternetExhibition spacescinemadocumentaryinternetpaths and diversionsEspaços de exibiçãocinemadocumentáriointernetrotas e desviosEste artigo aborda a crise nos espaços de exibição audiovisual na última década. O objetivo é discutir o fluxo da circulação de obras, com destaque para o cinema documental, em festivais, cineclubes e internet, a partir dos conceitos de rota e desvio, apropriados de Appadurai (1991). Especificamente, o artigo pretende abordar as transformações das formas de exibição e difusão, diferenciar a dinâmica do cinema documental para o ficcional, e refletir sobre a exibição de filmes como prática cultural. Até por volta de 2017, os espaços de exibição e difusão buscavam contornar, através de políticas públicas, a crise estrutural histórica. O período que se segue traz uma mudança substancial, tendo a internet como importante vetor da exibição e difusão cinematográfica. De desvio, ela agora também passa a ser rota e transforma as práticas sociais do cinema. Ainda assim, permanece a crise estrutural do setor.This article discusses the crisis that has affected the spaces of audiovisual exhibition in the last decade. The objective is to discuss the flow and circulation of works, with a focus on documentary cinema, based on Appadurai’s (1991) concepts of path and diversion. I will address the transformations in the modes of exhibition and dissemination, differentiate between documentary and fictional cinema dynamics, and reflect on film exhibition as a cultural practice. Up to around 2017, the spaces of exhibition and dissemination sought to circumvent historical structural crisis through public policies. After this period, a substantial change took place, with the internet becoming an important vector of cinema exhibition and dissemination. From being a diversion, the internet has now also become a path and transforms the social practices of cinema. Yet, the sector’s structural crisis prevails.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 2 (2023): Film Exhibition in Crisis; 122-145Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 2 (2023): As Crises da Exibição Cinematográfica; 122-1452183-175010.14591/aniki.v10n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985/527Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeli Fabiane Mombelli2024-01-26T02:03:36Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:25.759224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental Paths and Diversions in Spaces for Audiovisual Exhibition and Dissemination in Brazil: Festivals, Film Societies and the Internet |
title |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental |
spellingShingle |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental Neli Fabiane Mombelli Exhibition spaces cinema documentary internet paths and diversions Espaços de exibição cinema documentário internet rotas e desvios |
title_short |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental |
title_full |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental |
title_fullStr |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental |
title_full_unstemmed |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental |
title_sort |
Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental |
author |
Neli Fabiane Mombelli |
author_facet |
Neli Fabiane Mombelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neli Fabiane Mombelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exhibition spaces cinema documentary internet paths and diversions Espaços de exibição cinema documentário internet rotas e desvios |
topic |
Exhibition spaces cinema documentary internet paths and diversions Espaços de exibição cinema documentário internet rotas e desvios |
description |
Este artigo aborda a crise nos espaços de exibição audiovisual na última década. O objetivo é discutir o fluxo da circulação de obras, com destaque para o cinema documental, em festivais, cineclubes e internet, a partir dos conceitos de rota e desvio, apropriados de Appadurai (1991). Especificamente, o artigo pretende abordar as transformações das formas de exibição e difusão, diferenciar a dinâmica do cinema documental para o ficcional, e refletir sobre a exibição de filmes como prática cultural. Até por volta de 2017, os espaços de exibição e difusão buscavam contornar, através de políticas públicas, a crise estrutural histórica. O período que se segue traz uma mudança substancial, tendo a internet como importante vetor da exibição e difusão cinematográfica. De desvio, ela agora também passa a ser rota e transforma as práticas sociais do cinema. Ainda assim, permanece a crise estrutural do setor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985 https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985/527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 2 (2023): Film Exhibition in Crisis; 122-145 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 2 (2023): As Crises da Exibição Cinematográfica; 122-145 2183-1750 10.14591/aniki.v10n2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137060635803648 |