Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Salomé de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97408
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b17b034f2ab440fc8a74beebea7aa6c7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professorREPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021. THE PERCEPTION OF THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF STUDENTS AT MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL: COMPARATIVE STUDY BETWEEN STUDENTS ENTERING AND LEAVING THE 3RD CYCLE REGARDING THE SAME TEACHEREstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaEducação FísicaEnsino-AprendizagemPerceçãoPedagogical InterventionTeacher TrainingPhysical EducationTeaching-Learning ProcessPerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO relatório de estágio é o culminar do estágio pedagógico. É nele que estão representadas as vivências e aprendizagens obtidas durante este ano letivo, onde o professor estagiário pôde finalmente exercer a sua prática num contexto real, num novo mundo. Cabe ao estagiário aplicar os conhecimentos previamente adquiridos durante a formação académica. A elaboração do relatório teve por base a experiência do estágio, contando com as estratégias utilizadas, as decisões tomadas, os sucessos conquistados e os fracassos obtidos. A observação, análise e discussão em grupo foram uma mais-valia para o nosso crescimento e para adquirirmos competências para a resolução de problema e adaptarmo-nos sempre que necessário. Estes aspetos enriquecem a formação profissional e individual do professor de Educação Física. Este documento está dividido em três capítulos: I - Contextualização da Prática Desenvolvida, II - Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, III - Aprofundamento do Tema-Problema. O tema-problema é referente à “Perceção sobre a Intervenção Pedagógica dos Alunos”, um estudo comparativo que relaciona a perceção entre alunos à entrada e à saída do 3º ciclo de escolaridade relativamente ao mesmo professor. Neste estudo foi possível concluir que, indo ao encontro de estudos já realizados, os alunos de faixa etária 10-12 dão mais relevância ao clima da sala de aula e às relações professor-aluno e aluno-professor, já os alunos na faixa etária 13-15 dão mais importância, para além do clima, à justiça no momento de avaliação e à forma equitativa de tratar todos os alunos.The teacher training report is the culmination of the pedagogical internship. It is where all the experiences and learning obtained during this school year are represented, where the trainee teacher could finally exercise his/her practice in a real world, in a new world. It is up to the trainee to apply all the knowledge previously acquired during the entire academic training.The construction of the report was based on the entire internship experience, including the strategies used, the decisions made, the successes achieved, and the failuresThe observation, analysis and group discussion were an asset to our growth and to acquire skills to solve problems and adapt whenever necessary. All these aspects enrich the professional and individual formation of the Physical Education teacher.This document is divided into three chapters: I - Contextualization of the Practice Developed, II - Reflective Analysis on the Pedagogical Practice, III - Deepening the Theme-Problem. The thematic-problem refers to the "Perception about the Pedagogical Intervention of the Students", a comparative study that relates the perception between students entering and leaving the 3rd cycle of schooling regarding the same teacher. In this study it was possible to conclude that, in line with previous studies, students in the 10-12 age group give more importance to classroom climate and teacher-student and student-teacher relationships, while students in the 13-15 age group give more importance, in addition to climate, to fairness at the time of evaluation and to treating all students equally.2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97408http://hdl.handle.net/10316/97408TID:202896021porSimões, Salomé de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.823668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021. THE PERCEPTION OF THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF STUDENTS AT MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL: COMPARATIVE STUDY BETWEEN STUDENTS ENTERING AND LEAVING THE 3RD CYCLE REGARDING THE SAME TEACHER
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
Simões, Salomé de Jesus
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Perceção
Pedagogical Intervention
Teacher Training
Physical Education
Teaching-Learning Process
Perception
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
author Simões, Salomé de Jesus
author_facet Simões, Salomé de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Salomé de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Perceção
Pedagogical Intervention
Teacher Training
Physical Education
Teaching-Learning Process
Perception
topic Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Perceção
Pedagogical Intervention
Teacher Training
Physical Education
Teaching-Learning Process
Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97408
http://hdl.handle.net/10316/97408
TID:202896021
url http://hdl.handle.net/10316/97408
identifier_str_mv TID:202896021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051542499328