Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Funenga, Clemência Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3219
Resumo: Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_b19f239cf86457bf0d5a055341497524
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turmaEducaçãoDiretor de turmaPapel do professorLiderançaTutoringPedagogia diferencialOrientação pedagógicaClass diretorLeadershipPedagogical differentiation in classTutorial monitoringDissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaO estudo de caso apresenta os resultados de uma investigação de natureza qualitativa realizado numa escola secundária com 3º ciclo, cujo objetivo principal é o de perceber que funções do diretor de turma referenciadas nos normativos estão em concordância com práticas profissionais do diretor de turma que são favorecedoras de um ambiente escolar capaz de gerar nos alunos um sentimento de pertença, de aceitação e de sucesso educativo. A análise dos dados da entrevista a três diretores de turma, da reflexão sobre a prática da coordenadora dos diretores de turma e das atas das reuniões de conselho de turma, permite explicitar: i) competências de liderança do diretor de turma, no que se refere à formalidade e informalidade do acompanhamento tutorial dos alunos, gestão da turma e conselho de turma, e promoção de bom ambiente e clima de turma; ii) práticas organizacionais que orientam os diretores de turma, nomeadamente as que resultam da articulação com órgãos e estruturas da escola, interação junto da turma e do conselho de turma e formação para o cargo e iii) processos de gestão da turma, de diferenciação pedagógica, eficácia de procedimentos junto do conselho de turma e promoção do sucesso escolar dos alunos. O estudo mostra a importância da articulação entre o diretor de turma e os órgãos e estruturas da escola e da gestão de turma centrada no conceito alargado da diferenciação pedagógica na turma. Conclui-se que o diretor de turma tem, no acompanhamento tutorial, uma prática adequada para a promoção do sucesso educativo.The case study presents the results of a qualitative investigation conducted in a Portuguese school with 9th grade, whose main objective is to comprehend what are the class Diretor’s functions refered in the documents and lows that are in accordance with the class Diretor’s professional practice and improve a school environment capable of generating in students a sense of belonging, acceptance and educational success. Data is collected from interviews with the three class directors, from the reflection on the practice of the class directors Coordinator and the minutes of the council classes’metting. The analyses contributes lets clarify: i) class Diretor’s leadership skills, as regards formality and informality of students’s monitoring tutorial, class and council class’s management, and promotion of good atmosphere and climate of class; ii) organizational practices that guide the council class Directors, including those that result from articulation with organs and structures of the school, interaction with the class and the class council and training capacity and iii) class management processes, pedagogical differentiation, effectiveness of procedures with the council class and promote school success of students. This study shows the importance of the relationship between the class Diretor and the organs and structures of the school and of the class management focused on the broader concept of class’s pedagogic differentiation. It’s concluded that the class Diretor has in the tutorial monitoring a practical suitable for the promotion of educational success.Repositório AbertoFunenga, Clemência Joana2014-05-14T15:52:47Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3219TID:201137968porFunega, Clemência Joana - Acompanhamento tutorial [Em linha] : um outro caminho para a direção de turma. Lisboa : [s.n.], 2014. 139 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:48:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:31.078142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
title Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
spellingShingle Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
Funenga, Clemência Joana
Educação
Diretor de turma
Papel do professor
Liderança
Tutoring
Pedagogia diferencial
Orientação pedagógica
Class diretor
Leadership
Pedagogical differentiation in class
Tutorial monitoring
title_short Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
title_full Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
title_fullStr Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
title_full_unstemmed Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
title_sort Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turma
author Funenga, Clemência Joana
author_facet Funenga, Clemência Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Funenga, Clemência Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Diretor de turma
Papel do professor
Liderança
Tutoring
Pedagogia diferencial
Orientação pedagógica
Class diretor
Leadership
Pedagogical differentiation in class
Tutorial monitoring
topic Educação
Diretor de turma
Papel do professor
Liderança
Tutoring
Pedagogia diferencial
Orientação pedagógica
Class diretor
Leadership
Pedagogical differentiation in class
Tutorial monitoring
description Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T15:52:47Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3219
TID:201137968
url http://hdl.handle.net/10400.2/3219
identifier_str_mv TID:201137968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Funega, Clemência Joana - Acompanhamento tutorial [Em linha] : um outro caminho para a direção de turma. Lisboa : [s.n.], 2014. 139 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135015438647296