Que eles falem por si: representações de crianças, adolescentes e jovens sobre contextos de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Marta Broncas Lílio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6339
Resumo: As representações sociais caracterizam-se por constituírem quadros de compreensão e interpretação do real, baseando-se num conjunto de explicações, de crenças e de ideias, elaboradas a partir de modelos culturais e sociais. Neste âmbito, a presente investigação pretende dar o seu contributo no sentido de caracterizar e descrever as representações de crianças, adolescentes e jovens face a três contextos de desenvolvimento específicos, designadamente, família, escola e lar de acolhimento. Adicionalmente, pretende-se fornecer evidências para uma melhor compreensão dos factores que influenciam as representações face aos três contextos, mais concretamente ao nível das características de crianças, adolescentes e jovens, das características da família e da rede de suporte social. De modo a cumprir este propósito, procedeu-se ao desenvolvimento do estudo de validação dos instrumentos aplicados a uma amostra de estudantes do ensino básico, secundário e ensino superior (N=273). Os resultados que se obtiveram evidenciam três estruturas factoriais diferentes ao nível das representações face aos três contextos de desenvolvimento. Além disso, sugerem ainda a existência de factores que influenciam essas representações. Deste modo, as evidências encontradas sugerem ainda que as representações face aos contextos de desenvolvimento evidenciam uma estrutura composta por dimensões distintas, ao nível afectivo, funcional e estrutural, por exemplo. Sugerem ainda que os indivíduos atribuem uma importância maior ou menor às dimensões de família, escola e lar nas suas representações, em função de alguns factores, como por exemplo, o sexo, a idade, as características da família e a dimensão da rede de suporte.
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