Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37282 |
Resumo: | Num ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano. |
id |
RCAP_b1be363e6468a985eb84615af406028d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37282 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitáriosSoft skillsAutoeficáciaEnsino SuperiorEstudantes universitáriosNum ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano.Rodrigues, RosaRepositório ComumGuimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira2021-08-04T15:34:13Z2021-07-132021-07-27T00:00:00Z2021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37282202752429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:10.302287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários |
title |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários |
spellingShingle |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira Soft skills Autoeficácia Ensino Superior Estudantes universitários |
title_short |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários |
title_full |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários |
title_fullStr |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários |
title_sort |
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários |
author |
Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira |
author_facet |
Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Rosa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Soft skills Autoeficácia Ensino Superior Estudantes universitários |
topic |
Soft skills Autoeficácia Ensino Superior Estudantes universitários |
description |
Num ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04T15:34:13Z 2021-07-13 2021-07-27T00:00:00Z 2021-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37282 202752429 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37282 |
identifier_str_mv |
202752429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552612904402944 |