O desempenho adaptativo pelos recém-formados: O papel das soft e hard skills e a moderação da autoeficácia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20696 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento científico relativo ao desempenho adaptativo. Tendo em atenção a crescente globalização e evolução tecnológica dos mercados, é importante perceber de que forma os jovens recém-formados percecionam o seu desempenho adaptativo, à luz das suas soft e hard skills adquiridas e em desenvolvimento. Considerou-se, igualmente, pertinente averiguar o papel que as crenças de autoeficácia sobre as competências de trabalho apresentam na relação entre as hard skills e o desempenho adaptativo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito online, que contou com 167 participantes. Os resultados, congruentes com as hipóteses de trabalho colocadas, demonstraram que o desempenho adaptativo percebido é influenciado de forma positiva pelas perceções de hard skills e de soft skills. Verificou-se, ainda, que a perceção de soft skills medeia a relação existente entre a perceção de hard skills e o desempenho adaptativo percebido. Por outro lado, constatou-se que quando as crenças de autoeficácia sobre as competências de trabalho são mais elevadas, o efeito da perceção das hard skills sobre o desempenho adaptativo aumenta. Desta forma, os contributos teóricos e práticos deste estudo podem ser úteis para que universidades e organizações possam aprimorar o desenvolvimento das soft e hard skills necessárias para o desempenho adaptativo dos jovens, indispensável num mundo em permanente mudança acelerada. |
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O desempenho adaptativo pelos recém-formados: O papel das soft e hard skills e a moderação da autoeficáciaDesempenho adaptativoHard skillsSoft skillsCrenças de autoeficáciaRecém-formadosAdaptive performanceSelf-efficacy beliefsGraduatesPsicologia organizacionalDesempenho organizacionalJovem trabalhadorCompetências -- SkillsAuto-eficácia -- Self-efficacyO presente estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento científico relativo ao desempenho adaptativo. Tendo em atenção a crescente globalização e evolução tecnológica dos mercados, é importante perceber de que forma os jovens recém-formados percecionam o seu desempenho adaptativo, à luz das suas soft e hard skills adquiridas e em desenvolvimento. Considerou-se, igualmente, pertinente averiguar o papel que as crenças de autoeficácia sobre as competências de trabalho apresentam na relação entre as hard skills e o desempenho adaptativo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito online, que contou com 167 participantes. Os resultados, congruentes com as hipóteses de trabalho colocadas, demonstraram que o desempenho adaptativo percebido é influenciado de forma positiva pelas perceções de hard skills e de soft skills. Verificou-se, ainda, que a perceção de soft skills medeia a relação existente entre a perceção de hard skills e o desempenho adaptativo percebido. Por outro lado, constatou-se que quando as crenças de autoeficácia sobre as competências de trabalho são mais elevadas, o efeito da perceção das hard skills sobre o desempenho adaptativo aumenta. Desta forma, os contributos teóricos e práticos deste estudo podem ser úteis para que universidades e organizações possam aprimorar o desenvolvimento das soft e hard skills necessárias para o desempenho adaptativo dos jovens, indispensável num mundo em permanente mudança acelerada.The present study aimed to deepen the scientific knowledge regarding adaptive performance. Considering the growing globalization and technological evolution of the markets, it is important to understand how graduates perceive their adaptive performance, considering their soft and hard skills acquired and under development. It was also considered pertinent to investigate the role that beliefs of self-efficacy about work competences play in the relationship between hard skills and adaptive performance. The data were collected through the application of an online survey, which involved 167 participants. The results, congruent with the hypotheses, demonstrated that the perceived adaptive performance is positively influenced by the perceptions of hard and soft skills. It was also found that the perception of soft skills mediates the relationship between the perception of hard skills and the perceived adaptive performance. On the other hand, it was found that when self-efficacy beliefs about work skills are higher, the effect of the perception of hard skills on adaptive performance increases. The theoretical and practical contributions of this study can be useful for universities and organizations to improve the development of the soft and hard skills necessary for the adaptive performance of recent graduates, which is crucial in a world that is in constant change.2020-08-13T13:53:05Z2020-07-27T00:00:00Z2020-07-272020-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20696TID:202509532porBorrego, Ana Beatriz Penedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:39.886724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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