O desempenho adaptativo pelos recém-formados: O papel das soft e hard skills e a moderação da autoeficácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borrego, Ana Beatriz Peneda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20696
Resumo: O presente estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento científico relativo ao desempenho adaptativo. Tendo em atenção a crescente globalização e evolução tecnológica dos mercados, é importante perceber de que forma os jovens recém-formados percecionam o seu desempenho adaptativo, à luz das suas soft e hard skills adquiridas e em desenvolvimento. Considerou-se, igualmente, pertinente averiguar o papel que as crenças de autoeficácia sobre as competências de trabalho apresentam na relação entre as hard skills e o desempenho adaptativo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito online, que contou com 167 participantes. Os resultados, congruentes com as hipóteses de trabalho colocadas, demonstraram que o desempenho adaptativo percebido é influenciado de forma positiva pelas perceções de hard skills e de soft skills. Verificou-se, ainda, que a perceção de soft skills medeia a relação existente entre a perceção de hard skills e o desempenho adaptativo percebido. Por outro lado, constatou-se que quando as crenças de autoeficácia sobre as competências de trabalho são mais elevadas, o efeito da perceção das hard skills sobre o desempenho adaptativo aumenta. Desta forma, os contributos teóricos e práticos deste estudo podem ser úteis para que universidades e organizações possam aprimorar o desenvolvimento das soft e hard skills necessárias para o desempenho adaptativo dos jovens, indispensável num mundo em permanente mudança acelerada.
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