Visão idílica e romântica de escola em António Feliciano de Castilho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manique Da Silva, Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54815
Resumo: O presente texto procura chamar a atenção para uma personalidade cuja avaliação histórica está, em alguma medida, por fazer: António Feliciano de Castilho. Além de sublinhar o papel que desempenhou na promoção do ensino popular, em particular, através do seu método de leitura, é minha intenção analisar a conceção de edifício escolar que foi difundindo nas suas obras e na correspondência pessoal. Reagindo à normalização pedagógica que vai tomando forma a partir da década de 1860, Castilho, influenciado pela ideologia romântica, afirma o seu pensamento pedagógico em contraciclo à generalidade dos seus contemporâneos. Proclama, por exemplo, ideias que só mais tarde terão eco no debate pedagógico. Destaco, por via da influência de Froebel, a necessidade de o ensino ser aprazível e atraente, assim como a valorização da espontaneidade da criança.
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