Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/10384 |
Resumo: | A principal finalidade deste estudo foi elaborar actividades de ensino inovadoras e facilitadoras da aprendizagem da problemática: "Diminuição da Espessura da Camada de Ozono". A recente revisão curricular introduz alterações substanciais à organização curricular, enfatizando a pertinência desta investigação. Este trabalho decorreu em três etapas essenciais. A primeira foi a pesquisa bibliográfica das ideias dos alunos em relação a esta problemática bem como a procura dos recursos para o ensino, existentes neste domínio. A segunda etapa centrou-se na elaboração de duas estratégias de ensino inovadoras, atendendo às concepções identificadas, com componentes significativas ora de actividades de laboratório, ora de interacção multimédia. A última fase do trabalho compreendeu a implementação destas estratégias com alunos do 7º ano do Ensino Básico e sua avaliação comparativa com uma outra estratégia de cariz mais teórico. Para avaliar a eficácia de qualquer uma destas estratégias usou-se um questionário elaborado para o efeito. Com alguma surpresa, não se notaram resultados significativamente diferentes nos três grupos actores da investigação. Este facto foi interpretado, avançando-se algumas hipóteses justificativas. Não obstante se tratarem de pequenos grupos de alunos, dos resultados extraíram-se conclusões, tiraram-se ilações e apontaram-se sugestões para futuros estudos. |
id |
RCAP_b1c958e95f8f4af89ae06ed57174166e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/10384 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º anoA principal finalidade deste estudo foi elaborar actividades de ensino inovadoras e facilitadoras da aprendizagem da problemática: "Diminuição da Espessura da Camada de Ozono". A recente revisão curricular introduz alterações substanciais à organização curricular, enfatizando a pertinência desta investigação. Este trabalho decorreu em três etapas essenciais. A primeira foi a pesquisa bibliográfica das ideias dos alunos em relação a esta problemática bem como a procura dos recursos para o ensino, existentes neste domínio. A segunda etapa centrou-se na elaboração de duas estratégias de ensino inovadoras, atendendo às concepções identificadas, com componentes significativas ora de actividades de laboratório, ora de interacção multimédia. A última fase do trabalho compreendeu a implementação destas estratégias com alunos do 7º ano do Ensino Básico e sua avaliação comparativa com uma outra estratégia de cariz mais teórico. Para avaliar a eficácia de qualquer uma destas estratégias usou-se um questionário elaborado para o efeito. Com alguma surpresa, não se notaram resultados significativamente diferentes nos três grupos actores da investigação. Este facto foi interpretado, avançando-se algumas hipóteses justificativas. Não obstante se tratarem de pequenos grupos de alunos, dos resultados extraíram-se conclusões, tiraram-se ilações e apontaram-se sugestões para futuros estudos.Universidade do Porto. Reitoria20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/10384porTavares, Susana Cristina de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:46:58Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/10384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:32:02.165542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano |
title |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano |
spellingShingle |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano Tavares, Susana Cristina de Azevedo |
title_short |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano |
title_full |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano |
title_fullStr |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano |
title_full_unstemmed |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano |
title_sort |
Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas para o 7º ano |
author |
Tavares, Susana Cristina de Azevedo |
author_facet |
Tavares, Susana Cristina de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Susana Cristina de Azevedo |
description |
A principal finalidade deste estudo foi elaborar actividades de ensino inovadoras e facilitadoras da aprendizagem da problemática: "Diminuição da Espessura da Camada de Ozono". A recente revisão curricular introduz alterações substanciais à organização curricular, enfatizando a pertinência desta investigação. Este trabalho decorreu em três etapas essenciais. A primeira foi a pesquisa bibliográfica das ideias dos alunos em relação a esta problemática bem como a procura dos recursos para o ensino, existentes neste domínio. A segunda etapa centrou-se na elaboração de duas estratégias de ensino inovadoras, atendendo às concepções identificadas, com componentes significativas ora de actividades de laboratório, ora de interacção multimédia. A última fase do trabalho compreendeu a implementação destas estratégias com alunos do 7º ano do Ensino Básico e sua avaliação comparativa com uma outra estratégia de cariz mais teórico. Para avaliar a eficácia de qualquer uma destas estratégias usou-se um questionário elaborado para o efeito. Com alguma surpresa, não se notaram resultados significativamente diferentes nos três grupos actores da investigação. Este facto foi interpretado, avançando-se algumas hipóteses justificativas. Não obstante se tratarem de pequenos grupos de alunos, dos resultados extraíram-se conclusões, tiraram-se ilações e apontaram-se sugestões para futuros estudos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/10384 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/10384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Reitoria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Reitoria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136229931876352 |