Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10357 |
Resumo: | O populismo apresenta-se como um fenómeno político da actualidade que emerge como alternativa ao sistema democrático liberal. Neste estudo testámos as associações da atitudes populistas e pluralistas a preferências por estilos de liderança com base em formas de legitimação do poder e à auto-eficácia. Salientamos que o Populismo e Pluralismo não se encontram correlacionadas entre si, o que nos permite compreender desde logo que estas variáveis não são opostas. Confirmámos a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança legal-racional (baseada no Mercado e Igualdade) e o Pluralismo, o mesmo não se verificou para a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança carismática (baseada na Comunhão e Autoridade) e o Populismo. O Populismo apresenta-se associado aos modelos de Igualdade, Mercado e Comunhão. No entanto, o modelo de Autoridade não apresenta um impacto sobre as atitudes políticas, nem um efeito de interacção com as outras variáveis do modelo. Podemos assim concluir que nem o populismo nem o pluralismo se baseiam numa preferência pelo estilo de liderança com bases autoritárias. As preferências pela Igualdade, Mercado e Comunhão encontram-se relacionadas entre si e apresentam todas tanto um impacto nas atitudes pluralistas como populistas. |
id |
RCAP_b1cc0df858e77868a094da1c176e5fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10357 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionaisMESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕESPSICOLOGIAPSICOLOGIA SOCIALPOPULISMOMULTICULTURALISMOPSYCHOLOGYSOCIAL PSYCHOLOGYPOPULISMMULTICULTURALISMPOLITICSO populismo apresenta-se como um fenómeno político da actualidade que emerge como alternativa ao sistema democrático liberal. Neste estudo testámos as associações da atitudes populistas e pluralistas a preferências por estilos de liderança com base em formas de legitimação do poder e à auto-eficácia. Salientamos que o Populismo e Pluralismo não se encontram correlacionadas entre si, o que nos permite compreender desde logo que estas variáveis não são opostas. Confirmámos a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança legal-racional (baseada no Mercado e Igualdade) e o Pluralismo, o mesmo não se verificou para a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança carismática (baseada na Comunhão e Autoridade) e o Populismo. O Populismo apresenta-se associado aos modelos de Igualdade, Mercado e Comunhão. No entanto, o modelo de Autoridade não apresenta um impacto sobre as atitudes políticas, nem um efeito de interacção com as outras variáveis do modelo. Podemos assim concluir que nem o populismo nem o pluralismo se baseiam numa preferência pelo estilo de liderança com bases autoritárias. As preferências pela Igualdade, Mercado e Comunhão encontram-se relacionadas entre si e apresentam todas tanto um impacto nas atitudes pluralistas como populistas.Populism appears as a current political phenomenon that emerges as an alternative to the liberal democratic system. In this study we tested the associations of populist and pluralist attitudes to preferences for leadership styles based on forms of legitimizing power and to self-efficacy. We emphasize that Populism and Pluralism are not correlated with each other, allowing us to understand from the outset that these variables are not opposite. We confirmed the hypothesis of the association between the preference for legal-rational leadership (based on Market and Equality) and Pluralism; this did not hold for the hypothesis of the association between preference for charismatic leadership (based on Communion and Authority) and Populism. We found Populism to be associated with the models of Equality, Market and Communion. However, the Authority model variable does not have an impact on political attitudes, nor does it have an interaction effect with the other models. We can therefore conclude that neither populism nor pluralism is based on a preference for leadership style with authoritarian bases. The variables preferences for Equality, Market and Communion are related to each other and all have an impact on both pluralist and populist attitudes.2020-08-04T10:39:11Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10357TID:202503658porTomás, Diogo Miguel Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:27Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:48.462956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais |
title |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais |
spellingShingle |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais Tomás, Diogo Miguel Correia MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL POPULISMO MULTICULTURALISMO PSYCHOLOGY SOCIAL PSYCHOLOGY POPULISM MULTICULTURALISM POLITICS |
title_short |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais |
title_full |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais |
title_fullStr |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais |
title_full_unstemmed |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais |
title_sort |
Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais |
author |
Tomás, Diogo Miguel Correia |
author_facet |
Tomás, Diogo Miguel Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Diogo Miguel Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL POPULISMO MULTICULTURALISMO PSYCHOLOGY SOCIAL PSYCHOLOGY POPULISM MULTICULTURALISM POLITICS |
topic |
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL POPULISMO MULTICULTURALISMO PSYCHOLOGY SOCIAL PSYCHOLOGY POPULISM MULTICULTURALISM POLITICS |
description |
O populismo apresenta-se como um fenómeno político da actualidade que emerge como alternativa ao sistema democrático liberal. Neste estudo testámos as associações da atitudes populistas e pluralistas a preferências por estilos de liderança com base em formas de legitimação do poder e à auto-eficácia. Salientamos que o Populismo e Pluralismo não se encontram correlacionadas entre si, o que nos permite compreender desde logo que estas variáveis não são opostas. Confirmámos a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança legal-racional (baseada no Mercado e Igualdade) e o Pluralismo, o mesmo não se verificou para a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança carismática (baseada na Comunhão e Autoridade) e o Populismo. O Populismo apresenta-se associado aos modelos de Igualdade, Mercado e Comunhão. No entanto, o modelo de Autoridade não apresenta um impacto sobre as atitudes políticas, nem um efeito de interacção com as outras variáveis do modelo. Podemos assim concluir que nem o populismo nem o pluralismo se baseiam numa preferência pelo estilo de liderança com bases autoritárias. As preferências pela Igualdade, Mercado e Comunhão encontram-se relacionadas entre si e apresentam todas tanto um impacto nas atitudes pluralistas como populistas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-04T10:39:11Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10357 TID:202503658 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10357 |
identifier_str_mv |
TID:202503658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131244893569024 |